Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 27 de abril de 2013

Tarumã: circuito histórico para a Stock Car e para Popó Bueno




Pista gaúcha foi palco da primeira prova do piloto da Shell Racing como profissional; também nesta pista, ele viveu um momento histórico em 2009 ao subir no pódio ao lado de seu irmão Cacá, que conquistou um de seus títulos na Stock Car naquela mesma corrida

No dia 22 de abril, a Stock Car comemorou 34 anos de existência e a primeira corrida da categoria foi justamente em Tarumã, mesmo circuito onde os pilotos disputarão a terceira etapa da temporada 2013. A pista gaúcha também é especial para um piloto em particular: Popó Bueno, da equipe Shell Racing.

Foi lá onde ele fez sua primeira corrida como piloto profissional no automobilismo (na Fórmula Uno) e onde, em 2009, teve um dos grandes momentos na Stock ao subir no pódio junto com o irmão, Cacá, que comemorava também a conquista do título.

"O circuito de Tarumã é muito especial para mim e, claro, também para a categoria, já que foi nesta pista gaúcha onde tudo começou para a Stock. Minha história como piloto profissional de carros de corrida também começou neste circuito, quando corri pela primeira vez na carreira, na Fórmula Uno. Outra corrida especial foi a de 2009, quando tive a alegria de subir no pódio junto com meu irmão, que também estava comemorando o título de campeão da Stock", disse Popó Bueno.

Para a prova deste domingo, o piloto da equipe Shell Racing espera que seu carro consiga melhorar cada vez mais seu desempenho em relação às primeiras etapas. "Neste longo intervalo entre as corridas, alguns pontos foram melhorados com ajustes feito no carro na oficina da equipe, em Petrópolis, e espero que esta revisão já mostre efeito desde o primeiro treino. Na teoria, sabemos que o carro está melhor, mas só mesmo colocando na pista no sábado para saber", comentou Popó.

A Shell Racing espera que a troca de pneus seja necessária nesta terceira corrida da temporada 2013. "É difícil prever como será a prova deste ano agora com uma nova fornecedora de pneus: é preciso esperar os primeiros treinos para saber qual estratégia usar para a prova, mas trocas de pneus devem ser comuns nesta corrida", diz Rodolpho Mattheis, o chefe da equipe Shell Racing.

Popó espera uma prova mais movimentada do que a de 2012, agora com o reabastecimento obrigatório de Shell V-Power etanol para todos os carros do grid durante a prova.

"No ano passado, a gente até brincou que não foi bem uma corrida, mas sim praticamente uma procissão. Eu andei a prova inteira em um ritmo bem mais lento para poupar pneus, mas mesmo assim cheguei com o carro no limite. Esse ano deve ser melhor", finalizou Popó, que espera uma melhora de dois segundos por volta com os novos pneus da Stock Car.

Todos os treinos livres, inclusive o classificatório, serão no sábado (27). A definição do grid de largada começa às 16h e a largada às 11h de domingo (28), com transmissão ao vivo e em HD pelo Sportv. A TV Globo exibe compacto da prova no Esporte Espetacular no domingo seguinte, dia 05/05.

Programação, Stock Car, 3ª etapa:

Sábado, dia 27/abril:
07h35 - 07h50: Shakedown
08h00 - 09h05: 1º Treino livre - (1º grupo)
09h15 - 10h20: 1º Treino livre - (2º grupo)
11h50 - 12h55: 2º. Treino livre - (1º. Grupo)
13h05 - 14h10: 2º. Treino livre - (2º. Grupo)
16h00 - 16h50: Classificação

Domingo, dia 28/abril:
11h00: Largada (40 min de prova + 1 volta)
12h15 - 13h15: Visitação boxes



www.rf1jornalismo.com.br

Nenhum comentário: