Valência (Espanha) - O brasileiro Felipe Massa conquistou neste domingo a sua quarta vitória em 2008 na Fórmula 1. Com uma corrida consistente, o piloto da Ferrari venceu o Grande Prêmio da Europa, na cidade espanhola de Valência, e conseguiu diminuir para seis pontos a vantagem do líder da temporada – o inglês Lewis Hamilton, segundo colocado. O polonês Robert Kubica completou o pódio na terceira posição.
Os outros brasileiros ficaram fora da zona de pontuação da corrida na Espanha. Nelsinho Piquet, da Renault, foi o 11º colocado, enquanto Rubens Barrichello, da Honda, completou a prova apenas na 16ª colocação.
A corrida: A perfeição de Massa na pista valenciana ficou evidente já nos momentos iniciais da prova. O brasileiro conseguiu manter a primeira posição na largada apesar das investidas de Hamilton e Kubica e virou a primeira curva na frente dos rivais. Já Raikkonen acabou sendo ultrapassado pelo compatriota Kovalainen e caiu para o quinto lugar.
No pelotão intermediário, a Renault viu o mau momento dos treinos classificatórios de sábado se estenderem e perdeu o espanhol Fernando Alonso, 12º na largada, mas que levou uma batida traseira do japonês Kazuki Nakajima, teve o aerofólio traseiro destruído e abandonou a prova.
Muito mais consistente na pista, Felipe Massa foi abrindo vantagem a cada volta sobre o rival da McLaren. Virando sempre abaixo de Hamilton, o ferrarista já via sua frente subir para 4 segundos após 15 voltas disputadas. A escuderia italiana, contudo, levava a pior um pouco mais atrás, com Raikkonen seguindo atrás de Kovalainen no duelo de finlandeses pelo quarto posto.
Massa se deu bem no primeiro reabastecimento e conseguiu voltar à pista no quarto lugar, à frente de Raikkonen. Hamilton, embora tenha ficado 0s2 a mais do que brasileiro nos boxes, voltou atrás do finlandês Ferrarista e permitiu que Felipe reassumisse a primeira colocação após as paradas de Kubica, Kovalainen e Raikkonen.
O brasileiro continuou virando mais rápido do que o britânico da McLaren a cada volta e duplicou a vantagem passadas 30 das 57 voltas. A diferença entre os dois primeiros colocados era de 8s3 a favor do representante da Ferrari no momento do segundo abastecimento.
Tudo levava a crer que a Massa defenderia facilmente o primeiro lugar sobre Hamilton, mas um erro da Ferrari quase pôs tudo a perder. O mecânico que autorizou a saída do brasileiro dos boxes se precipitou, inverteu na hora errada a placa e quase colocou o piloto em um acidente com o alemão Adrian Sutil.
Massa contornou os problemas e voltou na frente de Hamilton, mas os problemas da Ferrari voltaram a acontecer. Uma corrida depois de o brasileiro deixar o GP da Hungria a três voltas de cruzar a linha de chegada na primeira colocação por causa da explosão de seu motor, desta vez o motor que fumou foi o de Raikkonen, então sexto colocado.
O finlandês atual campeão mundial, inclusive, já havia sido prejudicado pela equipe italiana momentos antes de abandonar a prova. Raikkonen brigava pela quarta colocação e poderia superar Kovalainen nos boxes, mas a mangueira de abastecimento não conseguiu ser retirada pelo mecânico e ficou presa. Após perder alguns segundos e acabar atropelando o funcionário da Ferrari, o nórdico perdeu ainda o quinto lugar para o italiano Jarno Trulli.
Apesar da apreensão, Felipe Massa conseguiu, enfim, superar seu principal adversário recente: os erros da própria equipe. Sem ser ameaçado, o representante nacional recebeu a bandeirada quadriculada na primeira posição e se manteve vivo na temporada.
Os outros brasileiros ficaram fora da zona de pontuação da corrida na Espanha. Nelsinho Piquet, da Renault, foi o 11º colocado, enquanto Rubens Barrichello, da Honda, completou a prova apenas na 16ª colocação.
A corrida: A perfeição de Massa na pista valenciana ficou evidente já nos momentos iniciais da prova. O brasileiro conseguiu manter a primeira posição na largada apesar das investidas de Hamilton e Kubica e virou a primeira curva na frente dos rivais. Já Raikkonen acabou sendo ultrapassado pelo compatriota Kovalainen e caiu para o quinto lugar.
No pelotão intermediário, a Renault viu o mau momento dos treinos classificatórios de sábado se estenderem e perdeu o espanhol Fernando Alonso, 12º na largada, mas que levou uma batida traseira do japonês Kazuki Nakajima, teve o aerofólio traseiro destruído e abandonou a prova.
Muito mais consistente na pista, Felipe Massa foi abrindo vantagem a cada volta sobre o rival da McLaren. Virando sempre abaixo de Hamilton, o ferrarista já via sua frente subir para 4 segundos após 15 voltas disputadas. A escuderia italiana, contudo, levava a pior um pouco mais atrás, com Raikkonen seguindo atrás de Kovalainen no duelo de finlandeses pelo quarto posto.
Massa se deu bem no primeiro reabastecimento e conseguiu voltar à pista no quarto lugar, à frente de Raikkonen. Hamilton, embora tenha ficado 0s2 a mais do que brasileiro nos boxes, voltou atrás do finlandês Ferrarista e permitiu que Felipe reassumisse a primeira colocação após as paradas de Kubica, Kovalainen e Raikkonen.
O brasileiro continuou virando mais rápido do que o britânico da McLaren a cada volta e duplicou a vantagem passadas 30 das 57 voltas. A diferença entre os dois primeiros colocados era de 8s3 a favor do representante da Ferrari no momento do segundo abastecimento.
Tudo levava a crer que a Massa defenderia facilmente o primeiro lugar sobre Hamilton, mas um erro da Ferrari quase pôs tudo a perder. O mecânico que autorizou a saída do brasileiro dos boxes se precipitou, inverteu na hora errada a placa e quase colocou o piloto em um acidente com o alemão Adrian Sutil.
Massa contornou os problemas e voltou na frente de Hamilton, mas os problemas da Ferrari voltaram a acontecer. Uma corrida depois de o brasileiro deixar o GP da Hungria a três voltas de cruzar a linha de chegada na primeira colocação por causa da explosão de seu motor, desta vez o motor que fumou foi o de Raikkonen, então sexto colocado.
O finlandês atual campeão mundial, inclusive, já havia sido prejudicado pela equipe italiana momentos antes de abandonar a prova. Raikkonen brigava pela quarta colocação e poderia superar Kovalainen nos boxes, mas a mangueira de abastecimento não conseguiu ser retirada pelo mecânico e ficou presa. Após perder alguns segundos e acabar atropelando o funcionário da Ferrari, o nórdico perdeu ainda o quinto lugar para o italiano Jarno Trulli.
Apesar da apreensão, Felipe Massa conseguiu, enfim, superar seu principal adversário recente: os erros da própria equipe. Sem ser ameaçado, o representante nacional recebeu a bandeirada quadriculada na primeira posição e se manteve vivo na temporada.
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