Neste final de semana (13 a 15 de março) começa no Autódromo Internacional de Curitiba, o maior campeonato de arrancada do Brasil. “Devemos reunir 200 carros preparados na pista de 402 metros e um público de 20 mil pessoas para a Etapa Curitiba 316 anos. É uma homenagem para a capital paranaense que faz aniversário no fim deste mês”, diz o diretor da Força Livre Motorsport, Eduardo Pereira.
Em 2009, a competição vai atrair mais emoção ainda para o público, pois os quatro melhores tempos de cada categoria vão realizar semifinais e finais para definir o grande campeão da etapa. "Todos os pilotos inscritos vão largar três vezes. Na quarta largada teremos os 20 melhores em cada categoria. Após a definição dos quatro melhores tempos, teremos largadas eliminatórias para definir o campeão de cada categoria. O primeiro vai largar com o quarto e o segundo com o terceiro. Os vencedores disputam o primeiro lugar e os perdedores o terceiro", explica o diretor da Força Livre Motorsport, Adalberto Monteiro.
Outra novidade é a unificação do regulamento nas principais competições do País. “No Paranaense de Arrancada vamos adotar o regulamento das 15 categorias unificadas e teremos ainda mais seis categorias para atender as necessidades dos pilotos regionais”, diz Monteiro.
As categorias unificadas:
1. Dianteira Original (DO)
2. Traseira Original (TO)
3. Dianteira Turbo B (DT-B)
4. Turbo Traseira (TT)
5. Dianteira Turbo A (DT-A)
6. Dianteira Super (DS)
7. Traseira Super (TS)
8. Força Livre Dianteira (FLD)
9. Força Livre Traseira (FLT)
10. Import (IMP)
11. Hot (HOT)
12. Stock (S)
13. Super Stock (SS)
14. Dragster Light (DL)
15. Dragster Top Álcool (DT)
As categorias regionais:
16. Turbo C (DT – C)
17. Street Tração Traseira (STT)
18. Standard (ST)
19. Street Hot (SH)
20. Desafio (DES)
21. Estruturada (EST)
Ingresso
O ingresso feminino custa R$ 5,00 por dia e as mulheres terão acesso livre na área dos boxes nos três dias do evento. Os homens pagam R$ 15,00 no sábado e também terão acesso aos boxes. No domingo, o ingresso para homens é de R$ 15,00 para a arquibancada. A credencial masculina para acesso aos boxes nos três dias do evento custa R$ 40,00. Na sexta-feira o acesso é a doação de um quilo de alimento.
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Antes de alinharem no início da reta de 402 metros de extensão do Autódromo Internacional de Curitiba, os competidores, divididos em 21 categorias - de acordo com o regulamento -, entrarão de dois em dois na pista para fazerem o burnout, que é o aquecimento dos pneus.
No pré-stage, o "pinheirinho" (espécie de farol, com várias luzes, que sinalizam aos competidores os 'estágios' pré-largada e partida em si) acende duas luzes amarelas de cada lado mostrando que os pilotos estão alinhados. "A partir deste momento é acionado o start pela cronometragem. São três luzes que descem no "pinheirinho", em um intervalo de 300 milésimos de segundos, até que a luz verde acenda, começando a arrancada", explica o coordenador de cronometragem da Força Livre Motorsport, Agno Oliveira.
Na arrancada, vale também o tempo de reação do piloto - tempo que ele leva para olhar para o semáforo e começar a acelerar. A reta marca cinco parciais de tempo: 60 pés (cerca de 18 metros), 100 metros, 201 metros, 300 metros e 402 metros. "Sensores de velocidade, do tipo fotocélula, são colocados na pista e eles registram o tempo na passagem do carro", diz Agno Oliveira.
Thiago Cesar Augusto
Jornalista Assessor de Imprensa DRT 5059
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