Acordo é válido para os próximos três anos. Carros passarão a utilizar o mesmo PZero de competição usado na Europa e Estado Unidos
São Paulo, 10 de março de 2009 – A partir da temporada 2009, a Pirelli patrocina o Telefônica Speedy GT3 Brasil e será a nova fornecedora exclusiva de pneus para toda a categoria. O acordo foi assinado com a SRO Latin America, organizadora do evento, e é valido para os próximos três anos: 2009, 2010 e 2011. "O objetivo da Pirelli ao se associar à GT3 é estar presente em uma das principais categorias do automobilismo brasileiro, equipando as marcas de veículos mais desejadas do mundo", diz Marco Provera, diretor de Marketing para América Latina da Pirelli. Com o anúncio, a fabricante passa a ser fornecedora de pneus para as três categorias que comporão o novo grande evento automobilístico nacional: além da GT3, também o Itaipava Trofeo Maserati e a Copa Renault Clio.
No início do ano, GT3 Brasil e Trofeo Maserati anunciaram a formação do primeiro evento nacional de categorias do tipo Gran Turismo do Brasil, oferecendo ao público corridas com alguns dos carros mais cobiçados pelos fãs e apreciadores de automóveis de grande desempenho. A Copa Clio participará do calendário conjunto das duas categorias, competindo nos mesmos autódromos e datas.
Os pneus PZero de competição que serão utilizados na GT3 Brasil são os mesmos que equipam os carros dos campeonatos de GT3 na França e na Itália. Alguns destes modelos são empregados nos carros do Campeonato Europeu de GT1 e GT2 e Grand AM nos EUA, para citar apenas algumas das mais importantes competições.
"Como acontece em toda competição automobilística patrocinada pela Pirelli, a GT3 será um laboratório para desenvolver novas tecnologias que, no futuro, poderão ser aplicadas aos pneus para carros de passeio", indica Marco Provera.
Em testes preliminares realizados com cinco modelos que competem na atual temporada, ficou comprovado que os pneus PZero apresentam ótimo desempenho e foram aprovados pela organização da GT3, pilotos e chefes de equipe. Os testes contaram com a presença de um engenheiro da Pirelli de Milão, que é o responsável por acompanhar os campeonatos de GT3 na Europa.
"Temos certeza que o equipamento da Pirelli trará grande evolução à categoria, tanto em termos de desempenho, quanto de segurança. Também trará mais emoção ao campeonato, pois a nossa parceria tem como um dos objetivos equalizar o desempenho dos diferentes carros", diz Francisco Barros, diretor administrativo da SRO Latin America.
"Nós já competimos com pneus Pirelli desde 2004", diz Marcello Sant'Anna, diretor da Auto+, empresa que detém os direitos de organização do Trofeo Maserati no Brasil. "O desempenho dos pneus é um dos pontos mais fortes do equipamento técnico da nossa categoria. Os pneus Pirelli são muito confiáveis e permitem uma pilotagem de alto nível em qualquer tipo de condição de pista", continua Sant'Anna.
Os pneus para pista seca da GT3 são os chamados modelos slick (banda de rodagem lisa), que maximizam a superfície de contato do pneu com o solo e, conseqüentemente, melhoram o nível de desempenho em condições de piso seco. Já os pneus de pista molhada possuem sulcos que servem para drenar a água, proporcionando melhor aderência e desempenho mesmo na chuva. Na GT3 Brasil, cinco medidas diferentes serão utilizadas com o objetivo de colocar os veículos em condições iguais de disputa.
A GT3 Brasil tem o regulamento determinado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). A categoria ainda é recente no País, e, em 2009, será disputada a terceira temporada nacional.
Conheça as medidas dos pneus Pirelli PZero que vão equipar os veículos da GT3
CARRO | PNEU | ||
DIANTEIRO | TRASEIRO | ||
DODGE VIPER | 325/650-18 DM | 325/705-18 DH | |
FERRARI 430 | 285/645-18 DM | 305/680-18 DM | |
LAMBORGHINI GALLARDO | 305/645-18 DM | 305/680-18 DM | |
PORSCHE 997 CUP | 285/645-18 DM | 325/705-18 DH | |
FORD GT | 325/650-18 DM | 325/705-18 DH |
Confira abaixo o calendário de provas
Data | Cidade |
26/04 | Interlagos / SP |
31/05 | Curitiba / PR |
28/06 | Interlagos / SP |
26/07 | Londrina / PR |
16/08 | Interlagos / SP |
27/09 | Rio de Janeiro / RJ |
11/10 | Santa Cruz do Sul / RS |
29/11 | Interlagos / SP |
A Pirelli e os esportes a motor
Os esportes a motor são apoiados pela Pirelli há mais de 100 anos. Para a empresa, as pistas funcionam como verdadeiros laboratórios a céu aberto. Atualmente, no Brasil, nove competições contam com o apoio da fabricante de pneus, dentre elas, além das categorias anunciadas hoje, Fórmula 3, Mitsubishi Cup e Spyder Race.
Já na América Latina, este patrocínio alcança 19 categorias, tais como Porsche Cup, Sul-americano de Rally de Velocidade, F3 Sul-Americana, TC 2000, Top Race e Rally Argentino. E, na Europa, é patrocinadora exclusiva da WRC e da SBK.
Sobre a Pirelli
Com 136 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 24 unidades industriais em 12 países e atividades comerciais em mais de 160 países dos cinco continentes. Na América Latina, possui sete unidades produtivas, cinco delas no Brasil: Gravataí (RS), Campinas, Santo André e Sumaré (SP) e Feira de Santana (BA), além de uma na Argentina (Merlo) e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 27 mil pessoas no mundo, sendo 10 mil na América Latina, das quais oito mil estão nas unidades brasileiras.
A Pirelli Pneus Ltda., no Brasil, conta com uma ampla rede de revendedores oficiais presentes em todo o território nacional, com mais de 600 pontos de venda e cerca de 8.500 profissionais, que são treinados diretamente nas fábricas para oferecer os produtos originais que equipam os veículos das principais montadoras do mercado, além dos importados das principais marcas presentes no mundo.
Em Sumaré, no estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que completa 20 anos em 2008 e que compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real, aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e camionetas; tratores e máquinas para uso fora de estrada; motocicletas e bicicletas; além de câmaras de ar, protetores e materiais para a reconstrução de pneus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário