EDITORIA DE ESPORTES/ AUTOMOBILISMO
Depois de duas positivas temporadas na Fórmula Renault Italiana e Européia, o gaúcho César Ramos (BMP Proar) deu início a um novo – e auspicioso – estágio em sua carreira, iniciada há mais de 10 anos no kartismo do Rio Grande do Sul.
Agora competindo na Fórmula 3 Euroseries, César Ramos participou de duas séries de testes coletivos, a primeira no Estoril, em Portugal, e a segunda em Valencia, na Espanha. E o que se pôde constatar desde o primeiro dia de testes no Estoril até o último dia em Valencia foi uma grande evolução de César Ramos em seu novo desafio, o de pilotar um carro com rendimento superior ao Fórmula Renault utilizado pelo piloto gaúcho nos dois últimos anos. “A diferença entre os dois carros até que não é tanta no sentido de potência de motor”, avalia Ramos. “O que diferencia um do outro é que na Fórmula 3 podemos mexer muito mais na configuração do carro, em itens como aerodinâmica e acerto da suspensão. Além disso um Fórmula 3 tem uma frenagem muito mais forte, sem falar nos pneus, totalmente diferentes, que demoram mais a aquecer e depois tem um desgaste menor”, explica.
Ao fim das quatro sessões de treinos no autódromo português, César Ramos classificara-se em 15º. Já quando terminados os treinos coletivos na Espanha, o gaúcho ficara na 8ª posição entre 28 pilotos, classificado como o segundo melhor estreante, atrás apenas do campeão europeu de Fórmula Renault, Valtteri Bottas. “Gostei bastante da minha evolução, pois me adaptei de forma muito rápida ao carro, principalmente ao comportamento dos freios e dos pneus”, resume o piloto BMP Proar.
César Ramos está ainda mais animado para sua temporada de estréia na Fórmula 3 Euroseries, hoje considerada a categoria mais completa e mais difícil antes da GP2 e Fórmula 1, na seqüência o destino natural de seus pilotos. A Fórmula 3 Euroseries reúne os pilotos de maior futuro no automobilismo mundial na faixa dos 18 aos 21 anos, e em 2009 a categoria terá sua temporada mais forte no que diz respeito a qualidade dos concorrentes que a disputam. A Fórmula 3 Euroseries é tão bem conceituada que superou a tradicional Fórmula 3 Inglesa em prestígio e procura pelos pilotos que pretendem chegar à Fórmula 1. Na categoria máxima do automobilismo mundial estão hoje oito pilotos que passaram pela F3 Euroseries: Lewis Hamilton, Sébastian Buemi, Sebastian Vettel, Kazuki Nakajima, Adrian Sutil, Nico Rosberg, Robert Kubica e Timo Glock.
César Ramos, que tem 19 anos, traçou como objetivo principal neste seu primeiro ano na categoria se destacar entre os estreantes, que têm um campeonato à parte. “Pretendo ficar dois anos na Fórmula 3 e depois ir para a GP2, último degrau antes da Fórmula 1. Em 2009 o objetivo é brigar pelo título entre os estreantes, mas quero também lutar por ótimos resultados no geral”, avisa.
O piloto apoiado pela BMP Proar tem bons motivos para estar otimista. Na Fórmula 3 Euroseries sua equipe é a inglesa Manor Motorsports, pela qual passaram Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e os brasileiros Lucas Di Grassi e Antonio Pizzonia. “O time dispensa comentários. Já me entrosei bem com todos nestes treinos em Portugal e na Espanha. Agora teremos treinos privados na Inglaterra, quando o relacionamento com meu engenheiro e os mecânicos deverá ficar bem mais estreito, o que é muito importante para uma boa temporada. E certamente me adaptarei ainda mais ao esquema de trabalho da equipe”, finaliza César Ramos.
A temporada 2009 da Fórmula 3 Euroseries, que neste ano terá três brasileiros (César Ramos, Pedro Nunes e Tiago Geronimi), será disputada em 10 rodadas duplas. Confira o calendário:
1ª e 2ª etapas – 15 a 17 de maio – Hockenheim (Alemanha)
3ª e 4ª etapas – 29 a 31 de maio – Lausitz (Alemanha)
5ª e 6ª etapas – 26 a 28 de junho – Norisring (Alemanha)
7ª e 8ª etapas – 17 a 19 de julho – Zandvoort (Holanda)
9ª e 10ª etapas – 31 de julho a 2 de agosto – Oschersleben (Alemanha)
11ª e 12ª etapas – 14 a 16 de agosto – Nürburgring (Alemanha)
13ª e 14ª etapas – 4 a 6 de setembro – Brands Hatch (Inglaterra)
15ª e 16ª etapas – 18 a 20 de setembro – Barcelona (Espanha)
17ª e 18ª etapas – 9 a 11 de outubro – Dijon-Prenois (França)
19ª e 20ª etapas – 23 a 25 de outubro – Hockenheim (Alemanha)
Confira os oito primeiros nos testes coletivos em Valencia, na Espanha:
1 Roberto Merhi (Dallara-Mercedes)
2 Jules Bianchi (Dallara-Mercedes)
3 Atte Mustonen (Dallara-Mercedes)
4 Brendon Hartley (Dallara-Volkswagen)
5 Valtteri Bottas (Dallara-Mercedes)
6 Sam Bird (Dallara-Mercedes)
7 Stefano Coletti (Dallara-Mercedes)
8 César Ramos (Dallara-Mercedes)
Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Jornalista Responsável - Renato Klein - MTb 3985/16/25
Foto: Divulgação
Depois de duas positivas temporadas na Fórmula Renault Italiana e Européia, o gaúcho César Ramos (BMP Proar) deu início a um novo – e auspicioso – estágio em sua carreira, iniciada há mais de 10 anos no kartismo do Rio Grande do Sul.
Agora competindo na Fórmula 3 Euroseries, César Ramos participou de duas séries de testes coletivos, a primeira no Estoril, em Portugal, e a segunda em Valencia, na Espanha. E o que se pôde constatar desde o primeiro dia de testes no Estoril até o último dia em Valencia foi uma grande evolução de César Ramos em seu novo desafio, o de pilotar um carro com rendimento superior ao Fórmula Renault utilizado pelo piloto gaúcho nos dois últimos anos. “A diferença entre os dois carros até que não é tanta no sentido de potência de motor”, avalia Ramos. “O que diferencia um do outro é que na Fórmula 3 podemos mexer muito mais na configuração do carro, em itens como aerodinâmica e acerto da suspensão. Além disso um Fórmula 3 tem uma frenagem muito mais forte, sem falar nos pneus, totalmente diferentes, que demoram mais a aquecer e depois tem um desgaste menor”, explica.
Ao fim das quatro sessões de treinos no autódromo português, César Ramos classificara-se em 15º. Já quando terminados os treinos coletivos na Espanha, o gaúcho ficara na 8ª posição entre 28 pilotos, classificado como o segundo melhor estreante, atrás apenas do campeão europeu de Fórmula Renault, Valtteri Bottas. “Gostei bastante da minha evolução, pois me adaptei de forma muito rápida ao carro, principalmente ao comportamento dos freios e dos pneus”, resume o piloto BMP Proar.
César Ramos está ainda mais animado para sua temporada de estréia na Fórmula 3 Euroseries, hoje considerada a categoria mais completa e mais difícil antes da GP2 e Fórmula 1, na seqüência o destino natural de seus pilotos. A Fórmula 3 Euroseries reúne os pilotos de maior futuro no automobilismo mundial na faixa dos 18 aos 21 anos, e em 2009 a categoria terá sua temporada mais forte no que diz respeito a qualidade dos concorrentes que a disputam. A Fórmula 3 Euroseries é tão bem conceituada que superou a tradicional Fórmula 3 Inglesa em prestígio e procura pelos pilotos que pretendem chegar à Fórmula 1. Na categoria máxima do automobilismo mundial estão hoje oito pilotos que passaram pela F3 Euroseries: Lewis Hamilton, Sébastian Buemi, Sebastian Vettel, Kazuki Nakajima, Adrian Sutil, Nico Rosberg, Robert Kubica e Timo Glock.
César Ramos, que tem 19 anos, traçou como objetivo principal neste seu primeiro ano na categoria se destacar entre os estreantes, que têm um campeonato à parte. “Pretendo ficar dois anos na Fórmula 3 e depois ir para a GP2, último degrau antes da Fórmula 1. Em 2009 o objetivo é brigar pelo título entre os estreantes, mas quero também lutar por ótimos resultados no geral”, avisa.
O piloto apoiado pela BMP Proar tem bons motivos para estar otimista. Na Fórmula 3 Euroseries sua equipe é a inglesa Manor Motorsports, pela qual passaram Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e os brasileiros Lucas Di Grassi e Antonio Pizzonia. “O time dispensa comentários. Já me entrosei bem com todos nestes treinos em Portugal e na Espanha. Agora teremos treinos privados na Inglaterra, quando o relacionamento com meu engenheiro e os mecânicos deverá ficar bem mais estreito, o que é muito importante para uma boa temporada. E certamente me adaptarei ainda mais ao esquema de trabalho da equipe”, finaliza César Ramos.
A temporada 2009 da Fórmula 3 Euroseries, que neste ano terá três brasileiros (César Ramos, Pedro Nunes e Tiago Geronimi), será disputada em 10 rodadas duplas. Confira o calendário:
1ª e 2ª etapas – 15 a 17 de maio – Hockenheim (Alemanha)
3ª e 4ª etapas – 29 a 31 de maio – Lausitz (Alemanha)
5ª e 6ª etapas – 26 a 28 de junho – Norisring (Alemanha)
7ª e 8ª etapas – 17 a 19 de julho – Zandvoort (Holanda)
9ª e 10ª etapas – 31 de julho a 2 de agosto – Oschersleben (Alemanha)
11ª e 12ª etapas – 14 a 16 de agosto – Nürburgring (Alemanha)
13ª e 14ª etapas – 4 a 6 de setembro – Brands Hatch (Inglaterra)
15ª e 16ª etapas – 18 a 20 de setembro – Barcelona (Espanha)
17ª e 18ª etapas – 9 a 11 de outubro – Dijon-Prenois (França)
19ª e 20ª etapas – 23 a 25 de outubro – Hockenheim (Alemanha)
Confira os oito primeiros nos testes coletivos em Valencia, na Espanha:
1 Roberto Merhi (Dallara-Mercedes)
2 Jules Bianchi (Dallara-Mercedes)
3 Atte Mustonen (Dallara-Mercedes)
4 Brendon Hartley (Dallara-Volkswagen)
5 Valtteri Bottas (Dallara-Mercedes)
6 Sam Bird (Dallara-Mercedes)
7 Stefano Coletti (Dallara-Mercedes)
8 César Ramos (Dallara-Mercedes)
Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Jornalista Responsável - Renato Klein - MTb 3985/16/25
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário