Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 19 de abril de 2011

Formula Indy – Toyota Grand Prix of Long Beach

No ultimo final de semana, entre os dias 15 e 17 de abril de 2011, com céu parcialmente nublado e com temperatura em torno de 22ºC, aconteceu a 37º edição do Grande Prêmio de Long Beach da IZOD Indycar Championship (Fórmula Indy).

Esta famosa pista que tem seu traçado utilizando as ruas do centro da cidade, que também sediou etapas da Fórmula 1 nos anos 70 e 80. Foi em Long Beach que Nelson Piquet conquistou sua primeira vitória na Formula 1 em 1980. Nesta mesma corrida, Emerson Fittipaldi chegou em terceiro lugar correndo com a Copersucar.

Deixando a nostalgia e falando de atualidade, com as arquibancadas cheias, as 10h40 da manhã, foi dada a largada para a Indy Lights, categoria de acesso para Indycar. A corrida terminou sob bandeira amarela, o americano “Conor Daly venceu e completaram o podium os pilotos Esteban Guerrieri e Stefan Wilson.

Logo após a corrida um caminhão estaciona na reta principal, em frente aos boxes, e as estrelas principais do evento (pilotos) são apresentados, um a um. Nomes como Helio Castroneves, Tony Kanaan, Danica Patrick, o polêmico Paul Tracy estavam entre os mais aplaudidos pelo público.

A vitória ficou com o piloto inglês Mike Conway, sua 1ª vitória na categoria também, lembrando o que aconteceu com Nelson Piquet na Formula 1, como citei acima. Vitória merecida, pois na última relargada Conway ultrapassou Ryan Briscone de surpresa e segurou a ponta até o fim. A terceira posição ficou com o escocês Dario franchitti.

Infelizmente, nossos pilotos brasileiros não demonstraram a melhor performance e todos ficaram fora do pódium. O melhor brasileiro colocado na prova foi Tony Kanaan com a oitava posição, seguido de Vitor Meira, nono. Helinho Castroneves acabou rodando após tocar em seu companheiro de equipe Will Power, e terminou na 12ª posição, uma a trás de noutro brasileiro, Rafael Matos, que acabou em 11º lugar. A representante feminina do Brasil, Bia Figueiredo (Ana Beatriz como é chamada nos EUA), cometeu um erro durante a volta de apresentação e andou no pelotão traseiro na maioria da corrida. Vale lembrar que mesmo em recuperação de uma fratura na mão direita, Bia conseguiu completar a prova chegando na 19ª posição.

Pelo fato de ser um circuito de rua, o traçado pelas ruas de Long Beach, nos permite transitar por vários pontos diferentes do circuito e assim podendo ver bem de perto lances como carros em aceleração total para entrar na reta principal, pontos de freadas e ultrapassagens no final da reta dos boxes, carros entrando "de lado"em curvas de média velocidade, entre outros fatos que normalmente acontecem durante uma corrida.

A 101 Racing Parts, esteve em Long Beach para acompanhar a terceira etapa do campeonato e também para registrar imagens e videos de diversos pontos diferentes do circuito. A próxima etapa da Formula Indy será dia 1º de maio nas ruas de São Paulo.







Texto: Rafael Rodrigues
Crédito das Imagens: Rafael Rodrigues

101 Racing Parts
Dep. de Comunicação
4901 Morena Blvd. Suite 1002
San Diego, CA 92117

Nenhum comentário: