Autoridades falaram sobre os preparativos do Rio de Janeiro para receber o evento esportivo que acontecerá em julho
Maycon Santos
A 100 dias do início dos 5º Jogos Mundiais Militares Rio 2011, o Comitê Organizador realizou nesta quinta-feira (7) uma coletiva de imprensa para falar sobre os preparativos da cidade que vai receber o maior evento esportivo militar mundial entre os dias 16 e 24 de julho. Autoridades presentes abordaram temas importantes como planejamento, andamento das obras nos locais de competição e nas Vilas de Atletas, inscrição das delegações e os legados que, acreditam, ficarão para o Brasil e o Rio de Janeiro após o evento.
Segundo o almirante Bernardo Piercentoni Gambôa, presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), até o presente momento 5,5 mil pessoas, entre atletas e delegados, de 90 países já estão inscritos nos jogos. A estimativa é de 7 mil participantes de 100 nações. Além disso, ele comentou a baixa representatividade do Brasil na última edição dos Jogos Mundiais, em 2007, na Índia, quando o país terminou em 31º lugar no quadro geral de medalhas. Ainda de acordo com o militar, a meta é ficar, no mínimo, entre os cinco primeiros colocados.
Já o general Jamil Megid Junior, coordenador geral do Comitê de Planejamento Operacional dos jogos, destacou o trabalho conjunto entre a organização e a Secretaria Municipal de Transportes em relação ao trânsito. "O esquema será parecido com o dos Jogos Pan-Americanos de 2007, em que as principais vias da cidade ganharam faixas exclusivas para o transporte das delegações, a implantação do sistema "Onda Livre" nos pedágios e melhoria na sinalização", disse.
Em relação à obras, Megid explicou que as vilas de atletas, localizadas nos bairros de Campo Grande, Deodoro e Campo dos Afonsos, serão entregues entre maio e junho. A situação mais complicada é a do Complexo Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, que irá receber o judô e o futebol. Segundo o general, o complexo precisa de alguns reparos, como sistema hidráulico e manutenção do gramado. Caso não esteja pronto até às vésperas do início dos jogos, o Comitê Organizador deve se reunir com o também presente ao evento, Ruy César, titular da Secretaria Especial para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, para solicitar a troca de local.
Com relação a ingressos, Megid disse que os "ingressos-convites" serão gratuitos e estarão disponíveis para o público no site oficial dos jogos a partir do dia 1º de maio. O militar afirmou ainda que aguarda o mapeamento dos locais de competição para conhecer suas capacidades e iniciar o cadastramento.
Já a Secretária de Estado de Esportes e Lazer, Márcia Lins, ressaltou "o legado dos jogos e elogiou a parceria entre as três esferas de governo". Ela também garantiu que os telões que estavam no Maracanã serão transferidos para o Engenhão, que irá abrigar as cerimônias de abertura e encerramento, as provas de atletismo e a final do futebol masculino, durante a reforma do estádio para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.
Agência de Jornalismo Esportivo
ajesportes@uerj.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário