Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sábado, 1 de novembro de 2014

F-Truck: Giaffone conquista 18ª pole e tenta se manter na luta pelo título


Felipe Giaffone conquista 18ª pole e corre para manter chance de título

Vice-líder da temporada comanda o grid do GP Petrobras em Londrina. Leandro Totti, líder e piloto da casa, larga da sexta fila

  Vice-líder do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, o piloto paulista Felipe Giaffone conquistou neste sábado (1º) um resultado favorável às suas pretensões de conquistar em 2014 seu quarto título na categoria. Ele obteve no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), a pole position para o GP Petrobras, nona e penúltima etapa da temporada, e vai alinhar o MAN número 4 à frente do grid para a corrida deste domingo (2).

Giaffone, com o ponto de bonificação pela conquista de sua 18ª pole na Fórmula Truck, foi a 150 e ficou a 33 do líder paranaense Leandro Totti, um de seus companheiros de equipe na RM Competições. Totti, que nunca venceu a etapa de Londrina, sua cidade, vai alinhar seu Volkswagen-MAN em 12º lugar. Ele vive a expectativa de conquistar diante de sua torcida o segundo título na categoria – para isso, precisa terminar a corrida à frente de Giaffone.

O desempenho na fase decisiva da tomada de tempos classificatória fez com que Giaffone se igualasse a Renato Martins, seu atual chefe de equipe na RM Competições, em terceiro lugar no ranking de pole positions da F-Truck. O recorde é do paranaense Wellington Cirino, que largou à frente 29 vezes. O segundo maior número de poles, 23, é de Roberval Andrade. Em Londrina, Cirino e Andrade vão largar em quinto e terceiro, respectivamente.

Cirino é o terceiro colocado no campeonato e chegou a Londrina ainda sob a remota possibilidade matemática de ser campeão – para mantê-la, teria de ter conduzido o Mercedes-Benz da ABF-Santos à pole. Ao lado de Giaffone na primeira fila do grid, em segundo, estará Beto Monteiro, com o caminhão da Scudreia Iveco. A segunda fila do grid terá Andrade, com o Scania da Ticket Car-Corinthians, e Geraldo Piquet, com outro Mercedes-Benz da ABF-Santos.

O Top Qualifying, segunda e última fase do treino classificatório que leva à pista os oito pilotos mais rápidos da tomada de tempos, teve representantes de todas as marcas de caminhões que compõem o grid da Fórmula Truck. Os Volvo de Diogo Pachenki e João Maistro, companheiros de equipe na Copacol Clay Truck Racing, estarão em sexto e em oitavo no grid, respectivamente. O sétimo será David Muffato, com um dos Ford da DF Racing Fans.

Líder de dois dos quatro treinos livres que compuseram a preparação para a etapa, Giaffone festejou a pole. "Tem sido tudo perfeito até agora, dei uma volta zerada. Na corrida não vou ter alternativa, só me resta acelerar. Se quiser pensar em campeonato, tenho que buscar essa vitória", falou o paulista. "Beto e Roberval vão vir fortes, o Totti teve um probleminha no treino e larga um pouco mais para trás também vai vir muito forte", anteviu.

Monteiro, oitavo na classificação do campeonato, manteve o discurso de comemoração. "Foi um segundo lugar com gosto de primeiro, porque tivemos vários problemas nos treinos. O bom é que acertamos a mão justamente para o classificatório e estamos na primeira fila. Estou fora de disputas do campeonato e a única coisa que me interessa é a vitória", declarou o pernambucano, que venceu a sexta etapa, no mês de agosto em Santa Cruz do Sul (RS).

Andrade, que na corrida do mês passado em Guaporé voltou ao topo do pódio depois de um intervalo de 38 corridas, vê-se na disputa direta pela vitória em Londrina. "O terceiro lugar no grid está muito bom. Em Londrina, uma boa posição de largada representa, eu calculo, uns 70% da chance de vencer. O Beto e o Felipe vão correr pela vitória e eu tenho caminhão para andar no ritmo deles. Vai ser muito desgastante, a constância vai prevalecer", alertou.

O GP Petrobras, penúltima etapa da Fórmula Truck, terá largada às 13h15 deste domingo. O evento terá transmissão ao vivo em HD pela Rede Bandeirantes a partir das 13h. A narração é de Celso Miranda, com comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério e Vytor Zeidan. A geração de imagens será da Master/CATVE. Treinos e corrida têm resultados disponibilizados em tempo real no site Cronomap.com.br.

GP PETROBRAS – GRID DE LARGADA
(Resultado do treino classificatório deste sábado*)
Top Qualifying
1º) Felipe Giaffone (SP/MAN), RM Competições, 1min36s279
2º) Beto Monteiro (PE/Iveco), Scuderia Iveco, 1min36s622
3º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, 1min36s832
4º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento, 1min36s863
5º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF-Santos Desenvolvimento, 1min36s912
6º) Diogo Pachenki (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 1min38s026
7º) David Muffato (PR/Ford), DF Racing Fans, 1min38s200
8º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Copacol Clay Truck Racing, 1min38s231
Treino Classificatório
9º) Adalberto Jardim (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min38s344
10º) André Marques (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min38s383
11º) Gustavo Magnabosco (SC/Volvo), ABF Motorsport, 1min38s459
12º) Leandro Totti (PR/Volkswagen), RM Competições, 1min38s591
13º) Raijan Mascarello (MT/Ford), DF Racing Fans, 1min38s640
14º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min39s073
15º) Leandro Reis (GO/Ford), Original Reis Competições, 1min39s152
16º) Jansen Bueno (PR/Scania), Muffatão, 1min39s924
17º) Jaidson Zini (SP/Iveco), Dakarmotors, 1min40s153
18º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min40s603
19º) Marcello Cesquim (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min40s670
20º) Paulo Salustiano (SP/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 2min27s607
21º) Djalma Fogaça (SP/Ford), DF Racing Fans, desclassificado/radar
22º) Danilo Dirani (SP/Scania), Ticket Car-Corinthians Motorsport, desclassificado/fumaça
23º) Luiz Lopes (SP/Iveco), Lucar Motorsports, desclassificado/fumaça
24º) Valmir Benavides (PR/Iveco), Scuderia Iveco, desclassificado/fumaça
25º) Fabiano Brito (PR/Scania), Falsi & Falsi Racing Team, sem tempo
26º) José Maria Reis (GO/Ford), Original Reis Competições, sem tempo
Média do 1º: 117,595 km/h
* Resultado sujeito a mudanças a partir da vistoria técnica e da análise desportiva dos comissários de prova

CLASSIFICAÇÃO
Computado o ponto de bônus a Giaffone pela pole, a classificação da F-Truck é: 1º) Totti, 183; 2º) Giaffone, 150; 3º) Cirino, 120; 4º) Andrade, 93; 5º) Piquet, 83; 6º) Salustiano, 73; 7º) Marques, 72; 8º) Monteiro, 64; 9º) Dirani, 52; 10º) Jardim, 49; 11º) Cesquim, 45; 12º) Benavides, 28; 13º) Pachenki, 26; 14º) Bueno, 22; 15º) Rodrigues, 18; 16º) Mascarello, 17; 17º) Fogaça e Maistro, 14; 19º) Lopes, 12; 20º) Kastropil, 11; 21º) Magnabosco, 10; 22º) P. Muffato, Muffatão, 8; 23º) L. Reis, de Jesus e D. Muffato, 7; 26º) Zini, 3.
 
01/11/2014 - Grelak Comunicação - (45) 3037-6667 - Fotos: Orlei Silva/Grelak Comunicação

Legenda 1: Comemoração de Giaffone com a RM Competições por sua 18ª pole position na Fórmula Truck

Legenda 2: Com o ponto de bonificação pela pole, Giaffone reduziu a 33 sua desvantagem em relação ao líder

Legenda 3: Sem pretensões no campeonato, Beto Monteiro larga em segundo e tenta a segunda vitória no ano

Legenda 4: Vencedor da etapa anterior, Roberval Andrade abre a segunda fila do grid em Londrina

Legenda 5: Geraldo Piquet, em quarto, é o melhor colocado entre os pilotos de caminhões Mercedes-Benz

Legenda 6: Wellington Cirino, quinto no grid, viu cair sua última chance de ser pentacampeão

Legenda 7: Diogo Pachenki obteve sua melhor posição de largada no ano e fecha a terceira fila

Legenda 8: David Muffato, melhor colocado entre os pilotos de caminhões Ford, vai largar em sétimo

Legenda 9: Representante de Londrina, João Maistro vai largar em oitavo no GP Petrobras
 
.



--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales
Foto da capa

NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: