Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Campeonato Brasileiro – Desempenho de motor limitou a performance de Raphael Raucci na Shifter Junior





Mesmo palco dos Desafio Internacional das Estrelas, evento anual de Felipe Massa, o Kartódromo Arena Sapiens – em Florianópolis, Santa Catarina - foi palco entre os dias 27 e 31/07 da segunda fase do 45º Campeonato Brasileiro de Kart. Na categoria Shifter Kart Junior, o kartista paulista Raphael Raucci (Refrigerantes Dolly/ Persona Academia/ ULV/ KartZoom) era um dos favoritos à conquista do título máximo nacional, mas problemas no motor de seu kart limitaram sua performance nas corridas.



Nos treinos oficiais realizados no decorrer da semana de provas, Raphael Raucci mostrou seu potencial, estabelecendo o segundo melhor tempo de volta na primeira prática, bem como foi o mais rápido da Shifter Kart Junior no treino vespertino da quarta-feira. Com um kart bem ajustado pelo staff técnico da equipe KartZoom e bom domínio dos segredos do veloz e seletivo traçado catarinense, Raucci era um dos favoritos à conquista da pole position.



E na pratica classificatória, que definiu a ordem de largada da primeira das quatro provas que integraram o Campeonato Brasileiro de Kart, Raphael Raucci garantiu a segunda posição do grid de largada, fechando a primeira fila do partidor e separado do pole por ínfimos 156 milésimos de segundo.




Chegara a sexta-feira (30/07), primeiro dia de provas no Kartódromo Arena Sapiens, em qual a categoria Shifter Kart Junior disputaria duas provas qualificatórias, que definiriam a ordem de largada para a bateria Pré-Final, no sábado. Por contarem os Shifter Kart com marchas e embreagem, a largada é realizada com os bólidos parados no grid que, acesa a luz verde, partiram velozmente rasgando a longa reta principal em direção à primeira curva do circuito.



Raucci largou bem, mas posicionado do lado “sujo” da pista – fora do traçado habitual e onde ficam depositados detritos e restos de borracha – seus pneus patinaram um pouco, fazendo com que caísse para a terceira colocação. Mauricio Jr manteve a ponta, com Jonathan Louis assumindo a segunda colocação e Raphael na cola. Duas volta depois Louis assumiu a dianteira e Raucci passou a pressionar Mauricio Jr, buscando conquistar a segunda posição, mas o potiguar Johilton Pavlak vinha em forte ritmo e, beneficiado pela intensa disputa pela vice-liderança, conseguiu surpreender e ultrapassar a ambos. O combate permaneceu intenso até a chegada com Mauricio Jr conseguindo manter a terceira posição e Raphael Raucci completando a prova no quarto posto.



Na segunda bateria Raphael largou novamente bem, pulando para a terceira posição antes da tomada da primeira curva do traçado oficial, atrás de Jonathan Louis e Mauricio Jr que, respectivamente, tomavam as duas primeiras colocações da prova. Na terceira volta de corrida Raphael partiu para o ataque, retardando a freada ao final da terá principal e ladeando Mauricio Jr, que não arrefeceu, fazendo a primeira “perna” do “S” lado a lado e tocando rodas com Raucci. Com a preferência de trajetória para a “perna” seguinte, Mauricio Jr conseguiu manter a posição. Todavia, o motor do kart de Raphael passou a perder rendimento e a aquecer acima da temperatura máxima recomendada pelo fabricante, pelo que o piloto paulista viu-se obrigado a diminuir o ritmo de prova, para evitar a quebra da unidade propulsora. De conseqüência, Raphael Raucci perdeu posições, completando a corrida na quinta colocação.



Enquanto os principais adversários de Raphael Raucci progrediam no desenvolvimento de seu kart, estranhamente o motor de seu kart “andava para trás” e o veloz kartista paulista não conseguia repetir nas corridas o bom desempenho dos treinos oficiais e tomada de tempos classificatórios.



Era chegado o sábado (31/07), dia das finais que cristalizariam os campeões nacionais da temporada 2010. Pela soma de resultados, cabia a Raphael Raucci partir da quinta posição do grid da Pré-Final da Shifter Kart Junior. Ante os problemas, Raphael não consegui repetir na largada da Pré-Final seu habitual bom desempenho, caindo para a sexta colocação. Graças aos problemas no kart de um dos bólidos à sua frente, Raphael Raucci assumiu a quinta posição e, literalmente “no braço”, conseguia acompanhar relativamente próximo o pelotão de liderança, porém os problemas de superaquecimento do motor ressurgiram, pelo que Raphael teve de, mais uma vez, reduzir o train de corrida, caindo para a sexta colocação, em qual terminou a Pré-Final.



Ante os graves problemas no motor de seu kart, o “script” da Final já estava traçado e, autorizada a partida, Raucci não conseguiu manter a posição de largada, caindo para a sétima colocação. Embora nas voltas iniciais seu espírito guerreiro tenha feito com que partisse para o ataque, buscando retomar o sexto posto do grid, o fraco desempenho de seu propulsor não lhe permitiu sequer acompanhar o ritmo dos demais concorrentes. Raphael Raucci terminou sua participação no Campeonato Brasileiro de Kart ocupando a sétima colocação final, muito aquém de suas expectativas e de seu real potencial.

“Como muita gente vai ler o que falo, infelizmente não posso dizer em palavras exatas o que estou pensando do trabalho do preparador de motor de meu kart. Aliás, não fui o único aqui com motor do mesmo profissional e os resultados de quase todos foram parecidos, o que deixa claro o porque de não ter podido lutar nas finais pelo título”, esclareceu, visivelmente contrariado, Raphael Raucci ao término da longa e árdua semana de competições no Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis (SC).



No próximo sábado (7/08), Raphael Raucci (Refrigerantes Dolly/ Persona Academia/ ULV/ KartZoom) estará de volta ao Kartódromo Internacional Granja Viana, onde disputará pela Shifter Junior a sexta etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana.



Confira o resultado da Final da Shifter Kart Junior no 45º Campeonato Brasileiro de Kart:

1.- Johilton Pavlak Filho (RN), com 25 voltas em 21m37s884

2.- Jonathan Louis (PR), a 0s044

3.- Luca Travaglini (SP), a 5s731

4.- Leonardo Jafet (SP), a 8s218

5.- Felipe Ferraretto (SP), a 8s517

6.- Bruno Leon Melo (SP), a 11s067

7.- Raphael Raucci (Refrigerantes Dolly/ Persona Academia/ ULV/ KartZoom) – SP -, a 15s637

8.- Andrei Baptistella (SP), a 22s024

9.- Mauricio Gallinari Jr (SP), a 24 Voltas


Foto: Claudio Reis





PlanetKart Marketing Esportivo

Texto e foto: Cláudio Reis

Contatos: (13) 3353-1003/ 8124-5985

Nenhum comentário: