Fórmula 3 Inglesa desembarca no antigo circuito britânico, e paranaense espera alto número de ultrapassagens nas três corridas do fim de semana
Depois das subidas e descidas, e das curvas de alta velocidade de Spa-Francorchamps, o Campeonato Britânico de Fórmula 3 volta à Inglaterra para a realização da sétima rodada dupla da temporada, desta vez no circuito de Thruxton, na cidade de Hampshire. O traçado, de 3.793 metros de extensão, tem 11 curvas e proporciona a maior média de velocidade do calendário.
"Thruxton é mais um dos circuitos ingleses que foi construído inicialmente para servir como base aérea para as forças aéreas britânicas durante a Segunda Guerra Mundial. É uma pista bem antiga, e de alta velocidade. Praticamente todas as curvas são feitas com o acelerador no fundo", explica Gabriel Dias, piloto da Hitech. Das 11 curvas, cinco são contornadas pelos carros da Fórmula 3 a mais de 200 km/h. Delas, a mais lenta é a Club Chicane, que antecede a reta principal, contornada a cerca de 80 km/h; a mais rápida, Church Corner, contornada a mais de 240 km/h.
"Apesar de parecer emocionante andar a esta velocidade toda - inclusive a velocidade máxima em Thruxton deve ser algo em torno dos 260 km/h --, o traçado na verdade não oferece tantos desafios para o piloto. Apesar disso, é uma pista muito boa, com apenas dois pontos de freada ótimos para ultrapassagens, principalmente na chicane antes da reta dos boxes", destacou o paranaense, melhor brasileiro colocado no campeonato, em quarto lugar com 110 pontos.
Dias destacou que a prioridade no acerto dos carros será a velocidade final. "Deveremos usar pouca inclinação nos aerofólios, porque o traçado não exige tanta pressão aerodinâmica. Mas o ponto principal disso é que muitas corridas até agora foram decididas praticamente nos treinos classificatórios. Já em Thruxton deverá ser diferente, porque vão ser oferecidas muitas oportunidades de ultrapassagens. Vai ser uma corrida divertida, com certeza", disse Gabriel, vencedor de duas provas nesta temporada.
"O grid é bem forte, mas estamos andando sempre ali na frente, evoluímos muito desde o início do ano. Cada corrida para nós é um recomeço, então entro sempre na pista brigando para estar na frente, porque a nossa velocidade é boa. A expectativa é a de sempre lutar pela vitória e tirar o melhor resultado possível".
A programação do fim de semana prevê dois treinos livres na sexta-feira (6). No sábado (7) acontece a sessão classificatória às 5h05 (horário de Brasília), com a primeira bateria, de 30 minutos de duração, sendo disputada às 10h30. No domingo (8) acontecem as duas corridas restantes da rodada tripla: às 6h45 acontece a prova de 20 minutos, e às 11h55, a corrida de encerramento.
Confira a programação*:
SÁBADO (07/08):
05h05 - Treino Classificatório
10h30 - Corrida 1
DOMINGO (08/08):
06h45 - Corrida 2
11h55 - Corrida 3
Horário de Brasília
Fotos: Jakob Ebrey
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Cleber Bernuci/Fábio Ometto
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br
Depois das subidas e descidas, e das curvas de alta velocidade de Spa-Francorchamps, o Campeonato Britânico de Fórmula 3 volta à Inglaterra para a realização da sétima rodada dupla da temporada, desta vez no circuito de Thruxton, na cidade de Hampshire. O traçado, de 3.793 metros de extensão, tem 11 curvas e proporciona a maior média de velocidade do calendário.
"Thruxton é mais um dos circuitos ingleses que foi construído inicialmente para servir como base aérea para as forças aéreas britânicas durante a Segunda Guerra Mundial. É uma pista bem antiga, e de alta velocidade. Praticamente todas as curvas são feitas com o acelerador no fundo", explica Gabriel Dias, piloto da Hitech. Das 11 curvas, cinco são contornadas pelos carros da Fórmula 3 a mais de 200 km/h. Delas, a mais lenta é a Club Chicane, que antecede a reta principal, contornada a cerca de 80 km/h; a mais rápida, Church Corner, contornada a mais de 240 km/h.
"Apesar de parecer emocionante andar a esta velocidade toda - inclusive a velocidade máxima em Thruxton deve ser algo em torno dos 260 km/h --, o traçado na verdade não oferece tantos desafios para o piloto. Apesar disso, é uma pista muito boa, com apenas dois pontos de freada ótimos para ultrapassagens, principalmente na chicane antes da reta dos boxes", destacou o paranaense, melhor brasileiro colocado no campeonato, em quarto lugar com 110 pontos.
Dias destacou que a prioridade no acerto dos carros será a velocidade final. "Deveremos usar pouca inclinação nos aerofólios, porque o traçado não exige tanta pressão aerodinâmica. Mas o ponto principal disso é que muitas corridas até agora foram decididas praticamente nos treinos classificatórios. Já em Thruxton deverá ser diferente, porque vão ser oferecidas muitas oportunidades de ultrapassagens. Vai ser uma corrida divertida, com certeza", disse Gabriel, vencedor de duas provas nesta temporada.
"O grid é bem forte, mas estamos andando sempre ali na frente, evoluímos muito desde o início do ano. Cada corrida para nós é um recomeço, então entro sempre na pista brigando para estar na frente, porque a nossa velocidade é boa. A expectativa é a de sempre lutar pela vitória e tirar o melhor resultado possível".
A programação do fim de semana prevê dois treinos livres na sexta-feira (6). No sábado (7) acontece a sessão classificatória às 5h05 (horário de Brasília), com a primeira bateria, de 30 minutos de duração, sendo disputada às 10h30. No domingo (8) acontecem as duas corridas restantes da rodada tripla: às 6h45 acontece a prova de 20 minutos, e às 11h55, a corrida de encerramento.
Confira a programação*:
SÁBADO (07/08):
05h05 - Treino Classificatório
10h30 - Corrida 1
DOMINGO (08/08):
06h45 - Corrida 2
11h55 - Corrida 3
Horário de Brasília
Fotos: Jakob Ebrey
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Cleber Bernuci/Fábio Ometto
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário