Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 21 de abril de 2009

Itaipava Trofeo Maserati tem novidades para 2ª etapa

Mudanças visam aumentar a segurança e diminuir os custos da categoria. Preparação de alguns itens do carro será livre

O final de semana será de novidades no Itaipava Trofeo Maserati. A segunda etapa do campeonato, no dia 26 de abril, será a primeira da categoria dentro do mais novo evento de Gran Turismo do País: o Itaipava GT Brasil, que traz também o Itaipava GT3 Brasil, além da Copa Renault Clio como categoria de suporte. Dentro dos boxes onde estarão os modelos Maserati GranSport, as atenções de equipes e pilotos estarão voltadas para as novidades introduzidas nos regulamentos técnico e desportivo.

Atendendo um antigo desejo dos chefes de equipe, a preparação dos cabeçotes dos motores V8 da categoria será livre. Agora, o retrabalho de dutos, sedes de válvula e taxa de compressão é livre. A medida permitirá uma gama mais ampla de opções de acerto e trabalho no motor, valorizando o trabalho das equipes. Com a finalidade de diminuir o peso e possibilitar aos participantes distribuir melhor o lastro obrigatório, o departamento técnico do Itaipava Trofeo Maserati liberou também algumas peças em fibra de vidro, como capôs e para-lamas. "Além do peso, esta mudança também diminui os custos de manutenção em caso de algum acidente”, explica Adriano Griecco, diretor técnico da categoria.

"Também trocamos as pastilhas de freio. Agora usarmos as peças fornecidas pela Ecopads, que são de fabricação nacional e com preço mais baixo que as da Brembo, importadas”, acrescenta Griecco.

Os amortecedores deverão ser, obrigatoriamente, da mesma marca para todos os carros, mas com regulagem interna livre. "As peças serão fornecidas pela Sachs e com possibilidade de regulagens internas. Antes, como não tínhamos regulagem, o pessoal usava várias marcas para compensar diferenças. O objetivo desta mudança é que, em vez de uma equipe comprar dois ou três jogos de marcas diferentes, o time tenha apenas um jogo de amortecedores que cubra todas as possibilidades de acerto. O investimento é bem menor”, explicou o diretor técnico do Itaipava Trofeo Maserati.

No âmbito desportivo, as paradas para troca de pneus ou pilotos serão obrigatórias e terão a duração de dois minutos, a exemplo do que acontece no Itaipava GT3 Brasil. Confira a programação da segunda etapa do Itaipava Trofeo Maserati, neste final de semana:

Sexta-feira (24 de abril):
09h50 – 10h40 – 1º treino livre
11h20 – 12h10 – 2º treino livre
14h40 – 15h30 – 3º treino livre
16h50 – 17h40 – 4º treino livre

Sábado (25 de abril):
10h05 – 11h05 – 5º treino livre
14h10 – 14h50 – treino classificatório

Domingo (26 de abril):
08h25 – 08h40 – warm up
13h40 – 14h30 - largada


Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Caio Moraes/Cleber Bernuci/Eduardo Antonialli
11. 3848-8670/72
11. 9245-7177
11. 7863-2965
press@reunion.com.br

Nenhum comentário: