17º Festival Brasileiro de Arrancada reuniu a "nata" da modalidade no Autódromo de Curitiba
O 17º Festival Brasileiro de Arrancada que aconteceu neste fim de semana no Autódromo de Curitiba, em Pinhais, reuniu 365 pilotos de todas as regiões do Brasil – a "nata" da modalidade. Em um esporte no qual o objetivo é percorrer um trecho de 402 metros no menor tempo possível, 13 pilotos foram os destaques da competição, pois quebraram recordes em suas categorias – foram 22 na disputa. Umas das atrações do evento foi o carro a jato, movido com uma turbina de avião, que acelerou na sexta-feira e no sábado, mas um problema técnico não permitiu que a bólido fizesse uma apresentação no domingo.
Na reta de 402 metros, o mais veloz foi Alejandro Sanchez, da categoria Dragster Top Álcool, que fez o trecho em 6s081 e chegou atingir a velocidade final de 375 km/h. Os novos recordistas do Autódromo são: Ricardo Bersani,da Dragster Light (6s860); Scort Jr, da Pro Mod (7s702); Regis Loubert, da Extreme 10.5 (8s448); CacáDaud, da Força Livre Dianteira (8s520); Rodrigo Fachinni, da Força Livre Traseira (8s977); Gustavo Castanon, da Traseira Super (9s649); Thiago Augusto, da Turbo A (9s724); Raul Correia, da Traseira Original (10s889); Leandro Betini, Turbo B (11s314); Fabricio Coppini, da Turbo C (11s757); Arthur Telles, da Dianteira Original (12s051); e Rafael Simon, da Standard, (12s722).
As crianças também se divertiram competindo em um trecho de 201 metros. O destaque foi Isabela Porte, que andou em 9s464, e quebrou o recorde da categoria Dragster Jr. levantando o público da arquibancada.
"Tivemos 45 mil pessoas que acompanharam o evento no fim de semana. Em seus 17º ano, o Festival de Arrancada juntou mais uma vez a nata da modalidade em Curitiba. O encontro é festivo, e encerra o calendário 2010 do esporte, mas neste ano perdeu seu brilho com o acidente que ocorreu nos treinos de sexta-feira. Trabalhamos de luto, pois uma fatalidade tirou a vida de um grande amigo, que era apaixonado pelo esporte", disse o diretor da Força Livre Motorsport, Adalberto Monteiro.
O acidente, nos treinos de sexta-feira, iniciou nos 200 metros da reta do Autódromo, quando o piloto Vinicius Maschio perdeu o controle de seu Opala e capotou. Maschio foi socorrido, levado para o hospital, mas não resistiu ao ferimentos (veja o comunicado oficial no forcalivre.combr). No sábado, a promotora do evento fez 1 minuto de silêncio durante a largada da categoria Pro Mod, que Maschio competia. O fato emocionou o público que aplaudiu a homenagem. No domingo, às 14h, outro grave acidente aconteceu na reta. O dragster do paulista Daniel Lombardi, passou a 299.87 km/h, abriu o pára-quedas, o carro acabou virando para a direita e se chocou contra a mureta de proteção. Com a célula de proteção, o piloto não sofreu nada de grave, foi levado para o hospital para fazer exames, mas retornou para o Autódromo para acompanhar o fim da competição.
Além das disputas na pista, o 17º Festival Brasileiro de Arrancada contou com um dinamômetro para medir a potência dos carros; o Autorama Drag Race; simuladores de jogos; encontro de miniaturas; burn out (aquecimento de pneus); show de manobras radicais; Water Ball; parque de recreação infantil; Galeria Nitro Alley, com lojas expondo suas marcas e produtos; e o Força Livre Girl´s Team, garotas que desfilaram sua beleza pelo Autódromo.
Veja tabela, clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário