Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Contagem regressiva para o início do Sertões Series (Etapa Amigos)


Consagrado piloto Maurício Neves disputa a prova após dois anos de ausência
Está tudo pronto. A cidade de Itatinga (SP), localizada a 230 quilômetros da Capital Paulista, já recebe os 250 competidores que disputarão a última etapa da temporada 2010 do Sertões Series. A prova é organizada pela Dunas Race e considerada a grande novidade do calendário nacional de fora-de-estrada neste ano.

Os 189 veículos inscritos - seis caminhões, 48 carros, 117 motos e 18 quadriciclos - passaram pela vistoria das confederações brasileiras de automobilismo e de motociclismo (CBA e CBM) nesta sexta-feira (10/12). Sem problemas verificados na inspeção, todos disputarão os 147 quilômetros - 124 de especial, além dos outros 23 de deslocamento - do Sertões Series (Etapa Amigos).

"Está tudo pronto para a prova. Amanhã (sábado, 11/12) às 08h saem três pilotos 'zero' (também conhecidos como 'coelhos') para checar o roteiro. Se fosse uma prova só para carros, não haveria essa necessidade. Mas como a prova é mista, contará com motos e quads, ela é toda 'bampiada'. Durante esta noite, se alguma placa de indicação cair, estes três pilotos certamente colocarão o rali em ordem antes da largada", comentou Edu Sachs, diretor técnico do Sertões Series (Etapa Amigos).

A expectativa positiva do organizador também é compartilhada pelos competidores que enfrentarão a arenosa trilha de Itatinga (SP).

"A Dunas conseguiu fazer um mix perfeito entre a confraternização e a competição. Até as 09h de amanhã, todo mundo vai rir, conversar e confraternizar. Depois da largada, é muita gente querendo andar na frente", comentou Dimas Matos, que competirá na categoria motos com uma Honda CRF450X. "Mas o clima de confraternização entre os amigos será retomado no almoço depois da prova", garantiu o piloto.

Maurício Neves volta ao Rally dos Amigos
O experiente - e consagrado - piloto Maurício Neves volta ao Rally dos Amigos após dois anos de ausência. A última vez que o paranaense disputou a prova foi em 2008, quando venceu ao lado do navegador Clécio Maestrelli. Neste fim de semana, ele corre com Leandro Ferrarini, no Mitsubishi Proton da categoria Protótipos Etanol.

"Pelo fato de eu não ter disputado o Sertões como piloto, mas como chefe de equipe, vim para me divertir um pouco. A principal intenção, no entanto, é testar os carros, já que fizemos algumas modificações. E pelas características do Rally dos Amigos, será um grande teste, porque apesar de curto, é um rali duríssimo para o equipamento", afirmou.

"É uma prova de fácil navegação, mas muito dura para o carro. É um piso pesado, arenoso, com muitas curvas, então o percurso exige muito do equipamento por bastante tempo: transmissão, motor, embreagem e sistema de refrigeração. Tanto que quem não sofre com esse tipo de problema aqui no Rally dos Amigos não costuma tê-los no Rally dos Sertões, que por ser maior, tem mais trechos de alta velocidade, o que permite uma melhor refrigeração do motor, por exemplo", explicou.

A Promacchina terá quatro carros na prova deste sábado (11): três na categoria Etanol e um na T1 Diesel - este com a dupla Zeca Savaia/Joá Bicudo.

Nos outros dois carros, estarão os irmãos Maurício e Gustavo Bortolanza e Marcos Cotton - que volta aos ralis após dez anos (a última prova foi justamente o Rally dos Amigos de 2000) - ao lado do navegador Edu "Sorteado" Costa, cujo apelido foi dado após ter vencido um sorteio em 2007 para acompanhar a equipe Promacchina durante o Rally dos Sertões daquele ano. Desde então, passou a navegar em ralis.

A Etapa Amigos do Sertões Series também é válida por outras competições. Confira a relação:
Carros e Caminhões
- 14ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country - CARROS
- 10ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country - CAMINHÕES
- 6ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally Cross Country - CARROS E CAMINHÕES

Motos e Quadris
- 5ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja
- 6ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally Baja

Rally dos Amigos:
Pela história do Rally dos Amigos, que este ano acontecerá pela 13ª vez e tradicionalmente encerra o calendário anual do fora-de-estrada brasileiro, a organização destacou a prova para a realização da sexta etapa do Series, nos dias 10 e 11 de dezembro.

Sertões Series segue fazendo o bem
Nem só de lama, poeira e disputas acirradas vivem das provas organizadas pelas Dunas Race. Como já é tradição nos eventos realizados pela empresa, as ações sociais ocorrem no mesmo ritmo das competições.

Para a sexta - e última - a etapa do Sertões Series, a Dunas Race, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Itatinga, arrecadará 2 kg de alimento de cada participante, no ato da inscrição. O montante será destinado ao Fundo Social de Solidariedade da cidade.

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Acesse o site do evento: www.sertoes.com 

Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press

André Stepan / Cleber Bernuci / Mariana Viegas / Rodolpho Siqueira
11. 3848.8670 / 71 / 72
dunas-press@reunion.com.br

Nenhum comentário: