Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Volkswagen do Brasil amplia capacidade de produção



São Bernardo do Campo, 06 de dezembro de 2010

  • Novas instalações de pintura aumentarão a capacidade da fábrica Anchieta para 1.600 veículos por dia
  • Ampliação faz parte do plano de investimentos de R$ 6,2 bilhões da empresa para o País entre 2010 e 2014
  • Empresa prevê 23 lançamentos em 2011
Com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva da fábrica da Anchieta de 1.300 para 1.600 veículos por dia, a Volkswagen do Brasil está iniciando a operação das novas instalações de Pintura da unidade de São Bernardo do Campo (SP). Dessa forma, a capacidade total de produção da Volkswagen do Brasil chegará a 3.500 veículos por dia.
A obra faz parte do plano de investimentos da empresa no período de 2010 a 2014, que prevê aportes de R$ 6,2 bilhões no País para o aumento da capacidade de produção e a ampliação da linha de veículos da marca.
Além de investir em equipamentos, a Volkswagen contratou neste ano um total de 1.300 novos funcionários. Desse total, 600 foram para a fábrica da Anchieta, sendo a metade para as novas instalações da área da Pintura. A empresa conta hoje com um total de 23.000 colaboradores, um número superior em 23% ao número de empregados de 2006.
"Estamos executando as ações necessárias para atender ao crescimento da demanda de veículos no Brasil. A partir de 2014, pretendemos vender um volume anual de 1 milhão de carros no País, em um mercado total que deverá chegar a 4 milhões de unidades", afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Maior participação nas operações do Grupo
A importância da Volkswagen do Brasil para as operações mundiais do Grupo Volkswagen vem aumentado. O Brasil responde atualmente por 17% das suas vendas totais. "Dessa forma, temos um papel muito importante na nova fase de globalização tecnológica do Grupo, que tem o objetivo de alcançar a liderança mundial no mercado automobilístico em 2018.
"Nessa nova fase, a empresa deverá iniciar, a partir de 2011, a implementação de um processo de maior conexão tecnológica entre os produtos desenvolvidos no Brasil e o que existe de mais moderno dentro do Grupo Volkswagen em todo o mundo", explica Schmall. A mudança se baseará na utilização de plataformas, plataformas eletrônicas e conjunto motriz desenvolvidos pela companhia globalmente.
"Como parte dessa estratégia de crescimento da marca no Brasil e no mundo, estamos planejamento para 2011 um total de 23 lançamentos no País", anuncia Schmall. "As novidades vão tornar a nossa linha de produtos mais moderna, competitiva e mais atraente para os consumidores", declara o presidente da Volkswagen do Brasil.
Resultados de 2010
Mantendo sua trajetória de crescimento sustentado, a Volkswagen do Brasil deverá atingir uma produção de 832 mil veículos em 2010, o que representará um aumento de 8% em comparação com o ano anterior. Em relação a produção de 2006, o volume previsto para este ano deverá representar um crescimento da ordem de 40% sobre o total daquele ano.
As vendas totais da empresa, entre automóveis e comerciais leves, deverão fechar o ano de 2010 com um volume superior em aproximadamente 5% ao total registrado no ano passado.
Especificamente no mercado de automóveis, as vendas da empresa deverão registrar o mesmo volume de 2009, enquanto as vendas de comerciais leves deverão atingir um crescimento da ordem de 72%. "Com a renovação do portfolio de produtos, consolidamos nossa posição no mercado brasileiro com produtos modernos, com design inovador e que foram aprovados por nossos consumidores", afirmou Schmall.
Colaborou significativamente para o desempenho das vendas de comerciais leves da marca neste ano o aumento das vendas da pick-up Saveiro, que cresceu 9,4 % na participação de seu segmento, e a introdução da pick-up média Amarok, lançado neste ano.
As exportações da marca deverão fechar o ano com um aumento de 27% em 2010, atingindo cerca de 160 mil veículos. As importações deverão somar um total de 38.000 unidades emplacadas.
Gol: liderança há 24 anos
Outra importante conquista da marca em 2010 foi a consolidação do Gol na liderança do mercado brasileiro pelo 24º ano consecutivo. O modelo, que foi completamente renovado em 2008, teve vendas até novembro de mais de 263 mil unidades, representando um montante de 64 mil veículos a frente do segundo colocado.
Depois do Gol, outro modelo que contribuiu para o bom desempenho da Volkswagen em 2010 foi o Fox. Renovado em 2009, o veículo esteve praticamente todo o ano entre os cinco carros mais vendidos do país e deve fechar o ano com aproximadamente 130 mil unidades comercializadas.
1 milhão de Fox produzidos
Em junho de 2010, o Fox atingiu o marco de um milhão de unidades produzidas desde o seu lançamento em 2003. Cerca de 70% da produção do Fox foi destinada ao mercado interno e o restante para a exportação. Ele é o quinto modelo da Volkswagen do Brasil a ultrapassar a marca de um milhão de unidades fabricadas – os anteriores foram o Fusca, Brasília, Kombi e Gol.
Sustentabilidade
A Volkswagen também se destacou no segmento de veículos sustentáveis. A empresa anunciou em 2010 novos modelos que se juntarão ao Polo Bluemotion na categoria de veículos verdes, como o Gol BlueMotion Technology e o Fox BlueMotion, apresentandos no Salão do Automóvel.
O Gol Ecomotion, que proporciona uma economia de cerca de 10% no consumo de combustíveis, foi reconhecido como "O Carro Verde do Ano" pela revista Autoesporte também pelo fato de ter um índice de reciclagem de resíduos sólidos de 97% em seu processo produtivo.
Pequenas Centrais Hidrelétricas - PCHs
A Volkswagen anunciou em 2010 a construção de sua segunda PCH – Pequena Central Hidrelétrica. A usina irá se juntar à Celan, primeira PCH construída pela companhia e inaugurada este ano. "Juntas, as PCHs terão uma capacidade instalada de 48 MW, o que corresponde a cerca de 40% do consumo total de energia da Volkswagen do Brasil", segundo Schmall.
As premiações do ano
Ao longo dos últimos anos, a Volkswagen do Brasil recebeu alguns dos mais importantes prêmios da mídia especializada e entidades relacionadas ao setor automotivo em 2010. Entre eles, é importante destacar a 20ª conquista consecutiva do prêmio Top of Mind do jornal Folha de S.Paulo / Datafolha.
A Volkswagen também foi reconhecida como a "Marca Mais Desejada" em pesquisa da Fenabrave com mais de seis mil concessionárias em todo o país, além do troféu de empresa mais lembrada pela Associação Brasileira de Anunciantes / Top Brands. Adicionalmente, a Volkswagen do Brasil foi considerada a 6ª empresa mais desejada para se trabalhar no Brasil, de acordo com o especial "Valor Carreiras", do Jornal Valor Econômico.
Entre os produtos, a Amarok foi a vencedora dos prêmios "Picape do Ano" pela revista Autoesporte e "Veículo Comercial Leve" da editora AutoData. A Saveiro, por sua vez, foi eleita a "Melhor Compra" na categoria pick-ups compactas pela revista Quatro Rodas e ainda ficou entre os 10 Melhores Carros do Ano pela revista Car and Driver, em sua versão Cross. O novo Jetta, recém-apresentado no mercado brasileiro, também conquistou a premiação da Car and Driver.
"A confiança de seus consumidores e parceiros durante o ano de 2010 faz com que a Volkswagen reafirme seu compromisso para 2011 de oferecer produtos modernos, com tecnologia, segurança e conforto e que aumentem cada vez mais a satisfação de nossos consumidores", disse Schmall.


Nova cabine de pintura inaugurada hoje pela Volkswagen na fábrica da Anchieta
Instalações de pintura da fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil




Thomas Schmall, presidente da Volkswagen, (quarto da esquerda para a direita) inaugura cabine de pintura da fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil. Também na foto: Celso Placeres, gerente executivo de engenharia de manufatura (esquerda), Jefferson da Conceição, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo do Campo, e Marco Antônio Teixeira, diretor da fábrica Anchieta (direita).




Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Evando Nogueira | Tel 11 4347-5060 | evando.nogueira@volkswagen.com.br
Gilberto dos Santos | Tel 11 4347-3050 | gilberto.santos@volkswagen.com.br

Nenhum comentário: