Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Amable Barrasa vira o jogo e conquista o título do Sertões Series no Rally dos Amigos


Prova aconteceu neste sábado (11) em Itatinga (SP) e piloto superou Marcos Cassol por apenas um ponto

Entre os caminhões, Amable Barrasa é o primeiro campeão da história do Sertões Series, campeonato criado e organizado pela Dunas Race para estimular a prática do off-road no Brasil, preparando e trazendo mais pilotos e equipes para a disputa do Rally Internacional dos Sertões, maior evento do fora de estrada do país.

Amable, que corre na categoria Caminhões Leves com um Ford F4000 tendo ao seu lado o navegador Raphael Bettoni, superou o então líder Marcos Cassol por apenas um ponto, fechando a disputa com 44 pontos - contra 43 do adversário. O goiano Cassol, campeão do Rally dos Sertões, fez valer seus resultados durante as quatro primeiras etapas do maior rali brasileiro e, por isso, liderava a disputa. Adoecido, o piloto não pôde disputar o Rally dos Amigos neste final de semana.

Com isso, Amable viu a chance que tinha e a agarrou. O piloto da Autoliner não deu espaço aos adversários e venceu a etapa final do Series - Rally dos Amigos - com 14 minutos de vantagem para o segundo colocado, Carlos Salvini (da categoria Pesados) e 19 à frente de Felício Bragante, o segundo entre os Leves.

"O Rally dos Amigos deste ano foi bastante interessante. O terreno estava mais fofo em comparação ao ano passado, e por isso o piso estava mais pesado, o que exigia mais esforço tanto do piloto como do caminhão", analisou Barrasa, que concluiu os 123,77 quilômetros de prova em 2h08min50s. "A principal dificuldade foi a quantidade de curvas, um circuito bastante travado. Então, some-se a isso o calor, e tivemos uma prova quente, travada e pesada: em toda saída de curva o câmbio era bastante exigido, assim como o pé direito, já que eu tinha de dosar bem o torque sem dar chance de o caminhão desgarrar", detalhou.

"Foi uma prova sem condições de risco, bastante segura e cuidadosa. Foi um dia bonito, extremamente quente, e isso nos fez trabalhar bastante. Fico extremamente feliz com este título. Trabalhamos muito durante o ano todo, tanto no Series como no Rally dos Sertões, e agora começamos todos os anos focando os nossos esforços não somente no Sertões, mas também neste novo campeonato criado pela Dunas", concluiu.

De volta - Depois de dois anos e meio sem pilotar caminhões em ralis, Carlos Salvini mostrou a velha competência para ser o melhor entre os Pesados. "Foi uma corrida muito pesada e cansativa, mas também muito gostosa. Eu ainda não havia guiado este caminhão novo, e havia dois anos e meio eu não competia de caminhão. Então levei uns dez quilômetros para me ambientar, mas logo depois me acostumei e me acertei na pilotagem. Voltar vencendo entre os caminhões pesados é muito bom. Estou muito feliz de ter ainda chegado em segundo na geral neste que é um rali festivo, onde a gente só encontra amigos", afirmou Salvini, de 67 anos, que guiou o Mercedes-Benz Atego tendo como navegador seu filho Guido.

Confira o resultado do Rally dos Amigos entre os caminhões:
1-) Amable Barrasa/Raphael Bettoni (Ford F400) - 2h08min50s (cat. Leves)
2-) Carlos Salvini/Guido Salvini (Mercedes-Benz Atego)- 2h22min28s (cat. Pesados)
3-) Felicio Bragante/Ricardo Costa (Ford F350) - 2h27min00s (cat. Leves)
4-) Ulysses Marinzeck/Vando Bautz (Ford Cargo) - 2h30min38s (cat. Pesados)
5-) Kenner Garcia/Ronie Von Silva (Ford F4000) - 2h38min01s (cat. Leves)

Classificação final do Sertões Series (categoria Caminhões):
PILOTOS
1º) Amable Barrasa - 44 pontos
2º) Marcos Cassol - 43
3º) André Azevedo - 26
NAVEGADORES
1º) Rodrigo Mello - 43 pontos
2º) Marcos Macedo - 26
3º) Maykel Justo - 26

Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial

Acesse o site do evento: www.sertoes.com 

Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press

Rodolpho Siqueira/André Stepan/Cleber Bernuci/Mariana Viegas
11. 3848.8670 / 71 / 72
dunas-press@reunion.com.br




Nenhum comentário: