Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

APPA/RS: Despedida da atual diretoria


Entidade será gerida por novos nomes em 2011 e 2012

Em 2004 o automobilismo gaúcho vinha em franca decadência, com grids minguados, poucas categorias e opções e uma série de problemas. A APPA/RS, praticamente apagada após a renúncia de seu então presidente iniciou sob o comando de Ricardo Abreu, Waldemar Max e Urbano da Silva uma reestruturação da entidade, que acumulava dívidas e compromissos atrasados.

Algumas das atitudes tomadas na época foram duras e difíceis, como a dispensa da então secretária Nair “Tata” Ziglioli que se mostrou compreensiva e uma grande companheira e amiga da APPA e de todos os pilotos até hoje.

Todas as dívidas foram saldadas a duras penas e com o caixa zerado, porém sem credores, novos projetos puderam ser colocados em prática.

Havia uma gestação de uma idéia, que foi criada por Urbano da Silva e Gervásio Horácio, que era a Copa Gol, categoria que seria destinada aos pilotos já veteranos da Copa Fusca, que deveriam subir um degrau e passar a competir com os VW Gol. Com a idéia lançada aja existiam alguns carros prontos e competindo, como o do próprio Urbano, Choka Sirtuli, João Kreuz, Diego Lanfredi e Rodrigo Machado entre outros. Somar os carros desta Copa Gol com os remanescentes da Copa Fiat e Copa Corsa formou o embrião do novo Gaúcho de Marcas, nascido em reuniões nas oficinas de Noel “Paulista” Teixeira e Ricardo Abreu.

Em 2005 as provas transcorreram com grid minguado, porém buscando-se o acerto definitivo do formato e forma de conduzir a categoria. A busca do baixo custo sempre foi o norte de todo o projeto elaborado pela APPA para o Marcas & Pilotos e expandi-lo a outras categorias, tornando o automobilismo no Rio Grande do Sul forte e sustentável.

2006 teve o inicio de ano em Guaporé da nova categoria, nomeada Copa Interclubes de Marcas & Pilotos. Alinharam 18 carros no grid, sendo 13 carros Marcas e mais 5 Copa Fusca que fizeram parte das provas em todo o ano de 2006. Já na segunda prova em Tarumã foram 26 carros no grid e na terceira, que pode ser considerada a grande virada da APPA alinharam 30 carros. A grande virada foi o apoio dado pela Hoff que trouxe para o automobilismo gaúcho os excelentes pneus Kumho e um grande apoio de marketing e TV para a categoria. A Hoff, através de seu representante, Loivo Hoff, se tornou uma parceira da APPA/RS, já presidida por Urbano da Silva e Ricardo Abreu, eleitos no final de 2005.

O projeto do crescimento do Marcas se manteve, e o equilíbrio e visibilidade da categoria aumentaram. O televisionamento acontecia via Ulbra TV para todo o estado do Rio Grande do Sul e a Hoff trazia uma verdadeira festa para cada etapa do Gaúcho de Automobilismo, que incluía ainda a Copa Fusca e a Formula 1.6.

Em 2007 o Marcas se firmou como principal categoria do automobilismo gaúcho, com um grid forte e média de 35 carros por etapa, já com a Copa Fusca correndo em separado. A festa no autódromo se tornou completa, com o Carona Onboard, um super Fiat Uno Turbo preparado pela APPA/RS com patrocínio da Kumho Tires e Hoff que levava o público a um passeio a mais de 180 km/h pelos autódromos do Rio Grande do Sul.

A APPA em 2008 começou um trabalho de conscientização dos pilotos e equipes, buscando uma maior segurança e profissionalização da categoria. Novos modelos de carros se juntaram ao grid e o Marcas gaúcho se tornou um modelo para todo o Brasil. Mas, 2008 também trouxe o inicio da crise mundial, que trouxe conseqüências para o Marcas. A crise provocou a saída da Hoff, impossibilitada de fornecer os pneus Kumho.

2009 se inicia com novidades, a Pirelli através da Excelsior passa a fornecer para a categoria os pneus Cinturato P4. Os grids aumentam e batem nos 45 carros em média em cada etapa. A categoria já era exibida pelo Speed Channel para toda a América Latina. O campeonato e a APPA/RS são copiados e elogiados em  todo o país e Ricardo Abreu é eleito o presidente da entidade.

Em 2010 novos recorder. O grid bate nos 50 carros em média e chega ao histórico número de 62 carros em sua segunda etapa, que ocorreu em conjunto com o Brasileiro de Marcas, categoria que Urbano da Silva, já como diretor de asfalto da Federação Gaúcha de Automobilismo, ajudou a formatar em conjunto com a CBA. 2010 se finda e uma fase do automobilismo gaúcho tem fim. A diretoria de Ricardo Abreu, Urbano da Silva, Erlon Radl, Rodrigo Machado, Noel Teixeira, Cesar Oliveira, Sandro Löff, Rodyvan Möller, José Ceniomar Ferreira (Tuxo) e Vanir Ghiraldeli (Alemão da Pole) se despede da organização do Marcas e do automobilismo no Rio Grande do Sul.

As vitórias estão aí. Até 2005 os pilotos tinham que arcar com custos de televisionamento e de mantenimento da APPA, custos que foram extintos por Urbano da Silva e Ricardo Abreu ao fecharem patrocínios que possibilitaram a filmagem e exibição de todas as provas do Marcas & Pilotos dali então.

Entendemos que nosso trabalho está concluído e que é o momento de novos nomes e valores dêem sua contribuição. Foram praticamente sete anos de trabalho initerrupto de Ricardo Abreu e Urbano da Silva que resultaram na maior categoria regional do Brasil e na profissionalização de inúmeros preparadores que passaram a viver única e exclusivamente para o automobilismo.

Temos que fazer agradecimentos especiais à alguns parceiros que tivemos nestes anos, primeiramente a Loivo Hoff e toda a equipe da Hoff Pneus que foram fundamentais e se tornaram grandes amigos de toda a família da APPA/RS, à Federação Gaúcha de Automobilismo que confiou na APPA para o mantenimento do Gaúcho de Marcas, categoria que é propriedade da FGA por direito, à Excelsior Pneus que trouxe a Pirelli para o Marcas, à Inline Produtora do amigo Marcos Moschetta que produziu todos os programas do Marcas, ao Jornal PitStop sempre presente e parceiro da APPA nos autódromos, ao programa Bate Roda da Band AM dos amigos Airton Diehl, Oscar Moreira e Perna Moreira por todo o apoio, ao Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e Associação Guaporense de Automobilismo pelo apoio que sempre deram à associação, à todos os pilotos, preparadores e patrocinadores que são os verdadeiros artistas do automobilismo e finalmente e principalmente a todos os fãs do automobilismo gaúcho, que enchem nossas arquibancadas e que com sol ou chuva estão em nossos autódromos, a vocês o nosso muito obrigado.

José Ricardo Abreu
Urbano Geraldo da Silva
Erlon Radl

Erlon Radl

Nenhum comentário: