· Vitória de Beto Monteiro no autódromo Velopark, em Porto Alegre, trouxe mais confiança para toda equipe
· Na última prova em Curitiba, Stralis de Beto Monteiro passou maior parte da corrida na terceira colocação
· Atração extra, modelo Mariana Felício, ex-BBB, é piloto do Stralis Pace Truck que chama atenção pela altura e tem transmissão automática
Depois da vitória do piloto Beto Monteiro em Porto Alegre, RS, no Autódromo Internacional de Curitiba, PR, a Scuderia Iveco já desembarcou seus Iveco Stralis numerais 88 e 33 no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, DF, para a última etapa doCampeonato Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck, que acontece no dia 5 de dezembro, domingo próximo.
Com 5.475 metros de extensão, o Autódromo Internacional Nelson Piquet é um dos maiores e mais velozes do circuito. São seis curvas à direita e outras seis à esquerda com uma reta de 750 metros. De acordo com Marcelo Sakurai, engenheiro do Produto da Iveco e responsável pela Engenharia da Scuderia Iveco, os caminhões da equipe estão perfeitamente ajustados às condições deste autódromo de alta velocidade. Os caminhões Stralis passaram por alguns ajustes na suspensão traseira "para dar maior estabilidade ao conjunto, especialmente para ganhar mais velocidade em curvas mais acentuadas", garante o engenheiro.
Esta é a nona vez que a Fórmula Truck leva seus bólidos a Brasília. Por esta razão, os pilotos conhecem bem todo o traçado da pista. "Como é uma pista longa, com 12 curvas e uma grande reta, a cada volta pode haver surpresas. Certamente será emoção do início ao fim da prova", conta Beto Monteiro, o pernambucano que pilota o Iveco Stralis 88. "Nossa equipe está muito bem preparada para tentar repetir aqui o excelente resultado das últimas provas deste ano", acrescenta Cristiano da Matta, mineiro e o primeiro brasileiro ex-piloto de F-1 a dirigir um caminhão de corrida, que pilota o Iveco Stralis 33.
Outro destaque da marca na Fórmula Truck, o Iveco Pace Truck, tem como piloto a modelo e ex-BBB, Mariana Felício. O supercaminhão, modelo Stralis de transmissão automática ZF de quase três metros de altura, sinaliza aos pilotos o momento da largada e entra na pista quando intervenções são necessárias. O Iveco Pace Truck, pintado nas cores vermelho e branco, as mesmas da Scuderia Iveco, possui carenagens especiais e luzes estroboscópicas no teto da cabine.
"Mais uma vez faremos uma grande recepção a nossos pilotos, convidados, clientes e concessionários na área VIP da Iveco. A Fórmula Truck tem sido uma importante ferramenta de relacionamento entre a Iveco e seus clientes", afirma Marco Piquini, diretor de Comunicação da Iveco Latin America.
Piquini faz ainda um balanço da temporada 2010. "Foi um ano de grande evolução para a Scuderia Iveco. Conseguimos melhorar muito nossos caminhões tanto em motor quanto em suspensão a partir da metade da temporada e ganhamos em competitividade", diz. O diretor fala da primeira vitória da equipe. "Conseguimos nossa primeira pole e primeira vitória na corrida de estreia da categoria no autódromo do Velopark. Foi uma corrida sensacional e Beto Monteiro mostrou porque é um dos melhores pilotos da Truck. A equipe está trabalhando melhor do que nunca e vamos para a última corrida com expectativa de um excelente resultado. E já estamos pensando em 2011, pois teremos muitos planos e novidades", conclui.
Os parceiros da Scuderia Iveco
FPT – Fiat Powertrain Technologies. Parte do Grupo Fiat, é uma das maiores produtoras de motores e conjuntos de transmissão do mundo. A FPT fornece motores, partes e componentes de motor e compartilha sua reconhecida expertise tecnológica no desenvolvimento especial dos motores Cursor 13 da Scuderia Iveco.
ZF. Tradicional fabricante mundial de sistemas de transmissão de veículos comerciais, e uma das maiores patrocinadoras da Fórmula Truck brasileira, a ZF fornece para a Scuderia Iveco a caixa de câmbio de seis marchas especial de competição, utilizada pelo caminhão da equipe.
Sada. Parte de um importante grupo econômico mineiro, que inclui concessionárias de veículos, empresas de comunicação (jornais) e serviços gráficos, a Sada é uma das maiores operadoras logísticas do País, especializada no transporte de veículos zero quilômetro.
Case Construction – Uma das maiores fabricantes mundiais de máquinas de construção, do Grupo CNH.
Iveco Capital. Realiza o financiamento de floor-plan para a rede de concessionárias da marca e também atua no mercado de CDC para clientes Iveco.
Estão neste time também as empresas OMR Componentes Automotivos e Streparava Componentes Automotivos.
Iveco
A Iveco projeta, produz e vende uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, ônibus, veículos comerciais para aplicações militares, fora de estrada, bombeiros, defesa civil e etc.
A Iveco emprega mais de 28.000 pessoas e possui 27 fábricas em 16 países do mundo, utilizando excelente tecnologia desenvolvida nos cinco centros de pesquisa e desenvolvimento. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Mais de 6.000 mil concessionárias e pontos de serviços, distribuídos em 100 países, garantem suporte técnico onde quer que um produto Iveco esteja em serviço.
São Paulo, 03 de dezembro de 2010.
Visite o site e blog da Iveco no Brasil: www.iveco.com.br / www.blogiveco.com.br
Mais informações
MM EDITORIAL
Marta de Souza
Carlos Eduardo Biagini
(11) 2941-7568
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