Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 5 de abril de 2015

Mercedes-Benz Challenge: em disputa acirrada, pole passa "de mão em mão" em Ribeirão Preto


 
 

Fábio Davini
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Fortes: primeira pole na CLA AMG Cup

Alta | Web
Fábio Davini
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Paulista surpreendeu na classificação

Alta | Web
Fábio Davini
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Adriano Rabelo larga na primeira fila

Alta | Web
Fábio Davini
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Paioli: primeiro tempo na C250 Cup

Alta | Web
 
Mercedes-Benz Challenge: em disputa acirrada, pole passa "de mão em mão" em Ribeirão Preto



- Fernando Fortes lidera o grid da CLA AMG Cup pela primeira vez
- Pierre Ventura, também da CLA AMG Cup, era o primeiro da categoria até bater forte e paralisar a sessão
- Dupla Paioli/Gottschalk conquista segunda pole consecutiva na C 250 Cup
- "Aqui, vai vencer quem souber poupar os freios", prevê Michel Gottschalk, segundo no grid da C 250 Cup



A definição de grid de largada mais emocionante dos últimos tempos marcou neste sábado (4/4) a estreia do Mercedes-Benz Challenge no circuito de rua de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Com os primeiros colocados separados por milésimos de segundo, e a pole position passando de mão em mão durante praticamente todo o treino, o paulista Fernando Fortes garantiu pela primeira vez o lugar de honra no grid na CLA AMG Cup restando apenas dois minutos para o encerramento da sessão. Na C 250 Cup, a dupla Marcos Paioli/Peter Gottschalk faturou a segunda pole consecutiva, depois de ter sido a melhor nos treinos livres.

Com a temperatura ambiente mais amena do que nos primeiros ensaios e expectativa de bastante equilíbrio, o treino decisivo da CLA AMG Cup começou com os candidatos à pole position separados por milésimos de segundo. Na metade do treino, o gaúcho Pierre Ventura bateu forte na barreira de proteção quando ocupava a pole position provisória, e provocou uma bandeira vermelha que interrompeu o treino por cerca de 20 minutos.

Com a liberação da pista, os pilotos protagonizaram os 15 minutos mais intensos dos últimos tempos na categoria. Depois de completar poucas voltas nas sessões livres, Fernando Fortes surpreendeu na tomada oficial e desbancou os favoritos com uma volta mágica no momento decisivo.

Mais confiança - "Foi um treino muito emocionante, especialmente para mim", disse Fernando Fortes. "Estava em 12o, quando resolvemos usar pneus novos também na traseira, o que me deu mais confiança para buscar o limite extremo do carro. No rádio, me disseram que eu tinha subido para sexto, depois para terceiro, e resolvi acreditar ainda mais na pole na minha última chance. Completei uma volta quase perfeita e muito perigosa. A chance de um toque no muro acelerando no limite como eu estava é muito grande, e felizmente deu tudo certo", comemorou o paulista.

A ascensão de Fernando Fortes à pole position deixou os então favoritos nas posições seguintes. Depois de liderar o primeiro treino e de fechar a sessão seguinte na segunda posição, o cearense Adriano Rabelo liderava a sessão com apenas 0s002 de vantagem para o então segundo colocado, Arnaldo Diniz, quando foi surpreendido pela pole de Fortes.

"Tivemos um treino muito intenso e disputado. Cheguei a estar em quinto, assumi a pole de forma muito apertada, mas no final o Fortes surpreendeu. Largar em segundo é sempre um bom resultado, mas existe a expectativa de chuva, o que pode mudar todo o prognóstico para a corrida", avaliou Rabelo.

Estratégia é poupar os freios - A chuva marcou a tarde deste sábado em Ribeirão Preto, mas não chegou a alterar o equilíbrio de forças no momento decisivo para os pilotos do Mercedes-Benz Challenge. No domingo, apesar da expectativa de pista molhada, é o cuidado com os freios que tem exigido atenção dos pilotos, já que o traçado de rua de Ribeirão Preto obriga a realização de freadas fortes a cada 20 segundos, em média.

"Será preciso ter atenção aos freios, e controlar a temperatura dos discos e das pastilhas ao longo da prova", avaliou o atual campeão da CLA 45 Cup, Arnaldo Diniz, o terceiro colocado no grid. "Não tive problemas neste sábado, mas certamente ficarei atento. Contávamos com a pole em razão do nosso bom desempenho nos treinos livres, mas realmente não consegui encaixar uma volta ideal. De qualquer forma, o terceiro posto é um bom resultado", acrescentou.

Poupar o carro para a parte final da prova também é a estratégia da dupla Marcos Paioli/Peter Gottschalk, que cravou a segunda pole consecutiva na categoria C250 Cup - eles foram também os mais rápidos no grid de Goiânia, primeira etapa. Depois de liderar os dois treinos livres, eles confirmaram o favoritismo e sairão em primeiro, mas garantem que estarão atentos para evitar surpresas.

"Assim como ocorreu em Goiânia, estamos tendo um ótimo fim de semana. O carro está ótimo, mas em razão das características da pista, que tem muitas freadas fortes em intervalos muito curtos de tempo, é preciso ter atenção ao consumo de pastilhas e, também, à temperatura dos discos de freio. Depois de um ótimo sábado, nossa expectativa é a melhor possível para este domingo", declarou Paioli.

Traçado é difícil, mas agrada - A segunda posição no grid da C 250 Cup ficou com Peter Michael Gottschalk. "Eu estava mais rápido em 70% da pista", disse o piloto. "Mas o Paioli acertou muito bem a curva que antecede a reta dos boxes - que é muito importante justamente por isso. Aqui, vai vencer quem conseguir economizar os freios. O problema é que a pista tem muitas retas curtas seguidas por curvas com freadas fortes. Então, como o composto da pastilha neste ano está mais macio, os freios precisam "respirar". Mas a pista é muito legal. É difícil para quem quer passar, mas também é bastante difícil no aspecto técnico - o que é bom", definiu Gottschalk.

Com largadas às 8h40 (CLA 45 AMG) e 14h15 (C 250), as duas corridas do Mercedes-Benz Challenge serão transmitidas ao vivo pelo canal por assinatura BandSports e portal Terra.

Confira os grids completos:


Categoria CLA 45 AMG Cup
1) Fernando Fortes, 1min14s168, média de 111,54 km/h
2) Adriano Rabelo, 1min14s315
3) Arnaldo Diniz Filho, 1min14s317
4) Betão Fonseca, 1min14s323
5) Luiz Carlos Ribeiro, 1min14s373
6) Pierre Ventura, 1min14s954
7) Peter Ferter, , 1min14s551
8) Victor Amorim/Fernando Amorim, , 1min14s683
9) Fernando Júnior, 1min14s777
10) Marcelo Hahn, 1min15s002
11) Cristian Mohr, 1min15s012
12) Cesdare Marrucci, 1min15s036
13) Lorenzo Varassin/Paulo Varassin, 1min15s140
14) Neto De Nigris, 1min15s171
15) Roger SAndoval, 1min15s427
16) Carlos Kray, 1min15s531
17) Rodney Felício, 1min15s676
18) Cesar Fonseca, 1min15s881
19) Fernando Poeta/Guilherme Daudt, 1min15s969

Categoria C 250 Cup
1) Marcos Paioli/Peter Gottschalk, 1min20min936, média de 102,21 km/h
2) Peter Michel Gottschalk, 1min21s526
3) Tho De Nigris/Thiago De Nigris, 1min21s629
4) Luiz Sena Jr/Cleiton Campos, 1min21s811
5) Flavio Andrade, 1min22s095
6) Betinho Sartório, 1min22s152
7) Max Mohr, 1min22s537
8) Beto Rossi, 1min22s541
9) Márcio Basso, 1min22s789
10) Christian Germano, 1min23s292
11) Edson Ferreira, 1min31s235

Programação deste domingo:
08h40 - Largada MBC - CLA AMG Cup (45 minutos de prova + 1 volta)
09h40 - Pódio MBC - CLA AMG Cup
14h15 - Largada MBC - C250 Cup (45 minutos de prova + 1 volta)
15h05 - Pódio MBC - C250 Cup
15h30 - 16h30 - Visitação aos boxes
 
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

BestPR Comunicação
Rodolpho Siqueira
(011) 954-720-163 / (011) 4148-1765
rodolpho.siqueira@bestpr.com.br

Rafael Durante
(011) 973-208-666 / (011) 4148-1765
rafael.durante@bestpr.com.br

Mercedes-Benz
Gerente de Comunicação Automóveis
Alessandra Gomes de Souza
(011) 4173-7314
alessandra.souza@daimler.com





--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales



NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: