Rodrigo Baptista em seu Fórmula 3 Foto: Vanderley Soares Alta | Web | Rodrigo Baptista liderou desde o início Foto: Vanderley Soares Alta | Web | Pódio da primeira corrida da F3 Brasil no Velopark Foto: Vanderley Soares Alta | Web | Primeira vitória de Rodrigo Baptista no automobilismo Foto: Vanderley Soares Alta | Web | Rodrigo Baptista corre de Fórmula 3 e Marcas Foto: André Cunha/Divulgação Alta | Web |
Fórmula 3 Brasil: Novato Rodrigo Baptista vence e assume liderança do campeonato
Fazendo apenas sua terceira corrida de Fórmula 3, o jovem de 18 anos empata na liderança do campeonato com Matheus Iório.
Novato no automobilismo, Rodrigo Baptista (PropCar Racing/HT Pro Nutrition) venceu praticamente de ponta a ponta a terceira etapa da Fórmula 3 Brasil, disputada na tarde de sábado (25/4) no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita. Com o resultado, o jovem (18 anos) assumiu a liderança da categoria mais rápida da América do Sul ao lado de Matheus Iório, que recebeu a bandeirada em segundo. Ambos somam 36 pontos, 15 de vantagem sobre Artur Fortunato (A. Fortunato F3 Racing), terceiro colocado nesta primeira prova da rodada dupla. O complemento da programação acontece no domingo (26/4), a partir das 8h45.
"Era a coisa (vitória) que eu mais queria e veio mais cedo do que eu esperava. Aproveitei a oportunidade que tive e fui atrás da minha primeira vitória no automobilismo", comemorou Rodrigo Baptista ao descer de seu terceiro pódio consecutivo. Em sua estréia foi segundo e na segunda corrida, em Curitiba, foi terceiro colocado.
Partindo da terceira posição, Rodrigo Baptista deu uma excelente largada e já entrou na primeira curva em segundo. Antes do complemento da volta inicial ele ultrapassou Pedro Piquet (Cesário F3), atual campeão da modalidade e que havia largado da pole position, e abandonaria na décima passagem com problemas em seu motor.
A partir daí Baptista foi só aumentando a distância, que chegou a 5s175, mas que diminuía a cada intervenção do safety car (duas vezes), em virtude dos vários acidentes. No final, recebeu a bandeirada com 1s619 sobre Iório após 32 voltas no acanhado circuito da região metropolitana de Porto Alegre.
"Não foi uma vitória tranqUila, como pode ter parecido. Aqui no Velopark você tem que manter concentração total, principalmente porque tivemos duas relargadas e pegamos muito tráfego durante os 30 minutos na pista. Mas nas últimas três voltas já deu para vir administrando", comentou o representante da PropCar Racing/HT Pro Nutrition, que estabeleceu a volta mais rápida - 49s731 - no penúltimo giro, coincidentemente a mesma marca de Iório, nesta mesma volta.
A segunda prova da rodada dupla da Fórmula 3 Brasil acontecerá as 08h45 deste domingo, novamente com 30 minutos de duração, mais uma volta.
No entanto, Rodrigo Baptista está fazendo duplo expediente no Velopark. Como ele corre também na Copa Petrobras de Marcas, logo que saiu do pódio já trocou de macacão e foi assumir o seu Toyota Corolla, para largar da quarta posição na terceira prova da temporada, prevista para as 17h05 deste sábado.
"É uma correria, mas estou bem preparado. Além de estar em duas excelentes equipes nas duas categorias, eles tem me ajudado bastante, passando-me muita confiança e apoio. E de minha parte estou levando com muita seriedade a minha preparação física e minha alimentação, primordiais para aguentar este ritmo intenso", explicou o jovem representante da HT Pro Nutrition.
Confira o resultado da primeira corrida da F3 Brasil no Velopark:
1) Rodrigo Baptista (PropCar Racing), 32 voltas em 31min27s309 (Média de 139,05 km/h); 2) Matheus Iório (Cesário F3), a 1s619; 3) Artur Fortunato (A. Fortunato F3 Racing), a 6s342; 4) Carlos Cunha Filho (CF3), a 6s903; 5) Gustavo Bandeira (Hitech Racing/Light), a 14s179; 6) Guilherme Samaia (Cesário F3/Light), a 14s606; 7) Leonardo Souza (Kemba Racing), a 15s506; 8) Andreas Visnardi (RR Racing/Light), a 3 voltas; 9) Fernando Croce (Hitech Racing), a 3 voltas; 10) Matheus Muniz (PropCar Racing/Light), a 3 voltas.
Pontuação da F3 Brasil após 3 etapas:
1) Rodrigo Baptista e Matheus Iório, 36 pontos;
3) Arthur Fortunato, 21;
4) Pedro Piquet, 18;
5) Leonardo Souza, 10;
6) Giuliano Raucci, 8;
7) Fernando Croce, Christian Hahan, e Gustavo Bandeira, 7
10) Nicholas Silva, 2;
11) Carlos Cunha Filho, 1.
Visite www.formula3brasil.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Nenhum comentário:
Postar um comentário