Divulgação Traseira do carro da Eurofarma-RC inspirado em obra de Escher Alta | Web |
Divulgação Ricardo Maurício recebe obra de Muccillo Alta | Web |
Artista gaúcho pintará um quadro ao vivo antes do classificatório da Stock Car
A obra de arte fará parte de uma exposição ao final da temporada 2015 e doada para instituição sem fins lucrativos
O artista plástico gaúcho, Roberto Muccillo, é o convidado da equipe Eurofarma-RC para participar do projeto Encontro, que visa promover dentro dos autódromos o encontro entre os mundos da Arte e do Automobilismo. Ele irá pintar um quadro ao vivo no autódromo do Velopark, dentro do Box da equipe, antes do treino classificatório que acontece neste sábado, em Nova Santa Rita. O quadro criado pelo artista durante a etapa do Velopark fará parte de uma exposição que acontecerá em São Paulo ao final da temporada e posteriormente, doado para uma instituição sem fins lucrativos. "Nas minhas obras eu valorizo e uno duas paixões: arte e velocidade. O desafio de traduzir a emoção das corridas para uma tela em branco, dando vida a grandes talentos e máquinas do automobilismo e do motociclismo, é um trabalho que me inspira e me satisfaz como artista e fã", comenta ele. A ação terá início às 10 horas deste sábado, 25 de abril, em frente ao box da Eurofarma-RC.
Nascido em Porto Alegre, Muccillo estudou artes na Europa e fez da velocidade o tema central de suas criações. Sua paixão pelo automobilismo começou assistindo as transmissões de Fórmula 1, depois, realizou pinturas para F3 Inglesa, F3, OpenGT Espanha e MotoGP,onde alcançou reconhecimento internacional com exposições em Lisboa e Espanha. Em 2009 voltou para o Brasil e começou uma série sobre o automobilismo nacional e criou obras para grandes pilotos, como Ricardo Maurício, que amanhã poderá ver o artista em ação. "Já conhecia o trabalho dele, tenho uma obra em casa que é lindíssima e será um prazer recebê-lo aqui na equipe para ver esse processo criativo ao vivo".
A ideia da equipe Eurofarma-RC de criar um projeto que reunisse esses dois universos começou em fevereiro com a criação do novo layout dos carros de Ricardo Maurício e Max Wilson. Em busca de algo inovador, a Eurofarma-RC convidou o artista plástico Sérgio Maciel, primeiro tatuador no Brasil, para desenvolver a obra. Leds, como é conhecido no meio artístico, buscou inspiração nas formas geométricas do pintor holandês Cornelis Escher para compor o trabalho. O resultado é um geométrico com cores, luz e sombra que dão a ideia de elementos em 3D. A partir daí, iniciou-se o projeto que passará por todas as cidades onde a Stock Car estiver, convidando artistas locais para compor obras que serão reunidas em uma grande exposição em São Paulo ao final da temporada 2015.
No Rio Grande do Sul, outros dois grandes artistas com estilos bem diferentes já confirmaram a participação para as próximas etapas gaúchas. A ilustradora Mônika Papescu é uma das convidadas. Atuante no mundo dos livros infantis, ela participa de projetos de leitura como "Adote um autor", "Lendo pra valer", "Autor presente", participou do Sieduquinha em Cachoeira do Sul, "Tecendo Histórias", "Tessituras", além de festivais de ilustração.
Além da ilustradora, o trabalho em grafite de Jotapê da Pax Crew de Porto Alegre também estará presente no projeto. Artista multidisciplinar com trabalhos de arte visual, ambientações Indoor, ilustração digital e intervenção urbana, é reconhecido internacionalmente com obras em Toronto, Lituânia, Barcelona, Chile, entre outros. A missão de Jotapê será fazer uma arte em tela ao vivo na etapa de Porto Alegre marcada para agosto.
Além de levar arte para dentro dos autódromos e promover uma ação social, o projeto é ainda um encontro de grandes artistas com estilos diferentes, que tem como missão transformar o entorno com a beleza das obras que criam.
Facebook: https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Nenhum comentário:
Postar um comentário