| |||
Lico Kaesemodel é o quarto pole em quatro etapas da Porsche GT3 Cup Dia democrático no Velo Città também vê cinco líderes diferentes no Porsche GT3 Challenge | |||
Lico Kaesemodel é o grande pole position da primeira prova da Porsche GT3 Cup que abre a quarta etapa da temporada 2015 no Velo Città. O ex-piloto da Stock Car levou a melhor sobre a "turma da estratégia" no braço ao registrar o melhor tempo do fim de semana em 1min29s317 e se tornou o quarto pole em quatro etapas disputadas. A "turma da estratégia" foi composta por Constantino Jr., Ricardo Rosset e Ricardo Baptista, que deram apenas uma volta rápida no Q1 visando terem mais chances no Q2. Constantino foi o que mais chegou perto, ficando 0s042 atrás de Lico; Rosset sai em terceiro, a 0s088 da pole, enquanto Baptista sai somente em sexto, atrás de Pedro Queirolo e Miguel Paludo, quarto e quinto, respectivamente. Esta é a primeira pole de Lico, que faz sua temporada de estreia na Porsche Cup. E a posição de honra vem só para provar a boa adaptação do paranaense, que já subiu ao pódio na etapa anterior realizada em Mogi e na última rodada em Cascavel. Agora, ele busca ser o sétimo vencedor diferente da temporada. "Nos treinos livres eu fiz dois primeiros e um terceiro, mas o que valia era o quali. Dei sorte de encaixar no Q1 a primeira volta logo de cara e, com isso, tivemos pneus muito bons para a segunda. E já fiz a volta boa logo de cara no Q2 e fiquei esperando o pessoal chegar. Foi um treino tranquilo e essa volta mostra que o pessoal chegou próximo. Desde o começo da semana estou muito confiante, treinei de kart em Curitiba e sinto que pode ser agora. O primeiro passo foi dado", conta o piloto do carro #72. Atual líder do campeonato, Constantino terá uma "gordurinha" de três posições para o vice-líder Paludo, mas os pilotos que separam os dois - Ricardo Rosset e Pedro Queirolo, o mais rápido do Q1 e em sua melhor posição de largada do ano- prometem ser ossos duros de roer tanto para Constantino quanto para Paludo. "Sair em segundo ajuda e minha batalha era essa. Nos treinos tive problemas de freio, pressão de freio, dei uma escapadinha da pista e mexeu na geometria do carro. Sofri bastante. Para a tomada a equipe do Dener deu um trato no carro e consegui aproveitar. Vim muito no limite em uma das voltas e escapei num ponto, mas estou muito animado", relata Constantino, o atual campeão da categoria. Feliz com o ritmo, Rosset lamentou uma falha na volta final, que, para ele, seria por volta de 1min29s0. "Essa é uma pista difícil. Foi uma pena errar a duas curvas do final, mas o sol me atrapalhou, perdi a freada. Por um lado sair em terceiro é bom, pois saio do lado de dentro e não é ruim. O carro está escorregando com o lastro e precisamos ver o ritmo do pessoal da frente para analisar", destaca. Já Pedro Queirolo, mais rápido do Q1, ressaltou o trabalho no acerto do carro visando a corrida. "Vim acertando o carro devagarinho com pneus velhos visando a corrida e até me surpreendi com o tempo baixo no Q1 e o carro estável. Sair na segunda fila já é uma vantagem e espero meu primeiro pódio do ano. Estou com saudade!", comentou o competidor do carro #13. A classe Sport contou com três carros entre os dez primeiros: Rodolfo Ometto, Daniel Schneider e Gil Farah saem entre sétimo e nono lugares, respectivamente. "O dia começou ruim, pois não achava o acerto. Dei uma mexidinha e deu certo na tomada. O lastro acaba influenciando nessas pistas técnicas, mas vamos torcer por uma prova regular visando uma boa primeira corrida e o grid da segunda. Mas temos de tomar cuidado, pois o número de rodadas nos treinos livres foi grande", analisou Ometto, vencedor da corrida 2 na passagem da Porsche GT3 Cup pelo Velo Città em abril, quando soube usar com maestria o grid invertido para segurar a dianteira. Na Master, quem fez bonito foi Maurizio Billi. Depois de ver seu domínio na classe quebrado por Gui Affonso na etapa de Cascavel, o piloto do carro #34 foi o melhor de sua categoria e décimo na geral. "Achei que foi inesperado. O autódromo é maravilhoso, mas nunca consegui andar bem aqui. Foi uma surpresa. Tive de trocar um pneu dechapado e devo receber uma punição no grid, mas isso não tira nossa vontade de ir para cima", revelou Billi. Promotor da Porsche GT3 Cup Challenge, Dener Pires enalteceu a diversidade de vencedores e poles em 2015. "Estou bem atento aos efeitos da introdução do balance of performance e fico satisfeito em ver essa alternância. Nossa categoria é singular porque todos os pilotos entram em igualdade de condições. As corridas de sábado prometem." Challenge também registra alternância nesta sexta Na Porsche GT3 Challenge, cinco pilotos diferentes lideraram os cinco ensaios O dia no Velo Città foi bastante movimentado: foram nada menos que seis sessões de treinos, sendo duas sessões opcionais e quatro ensaios livres cronometrados. A jornada culminou com Cristiano Piquet no topo da tabela de tempos combinada. Logo pela manhã, Piquet mostrou suas credenciais e estabeleceu o tempo a ser batido no restante do dia em 1min32s086. A partir de então foi uma guerra entre os outros pilotos por uma marca igual ou melhor. "Fico contente, pois consegui essa volta no mesmo horário que serão os qualis de amanhã, o que me traz boas referências." Os treinos livres começaram no início da tarde, com Rodrigo Mello, que confirmou sua participação somente nesta manhã, mostrando força logo de cara. Ou seja: o último dos inscritos foi o primeiro mais veloz na sessão oficial que abriu a quarta etapa da temporada. "A pista estava com muito pouco 'grip' pela manhã, bem diferente da última vez. Não foi fácil achar a melhor volta e vamos ver como ficará quando passarmos pneus novos amanhã. De toda forma, são referências importantes, pois a classificação acontece no mesmo horário deste treino", destaca. Na atividade seguinte, JP Mauro foi quem chegou mais perto do tempo de Cristiano ao marcar 1min32s697. Apesar do céu azul na maior parte do dia, a temperatura demorou para subir na região do Velo Città: "Expectativa pro fim de semana aumentou muito depois deste treino. Na volta que fiz pela manhã, a pista estava fria --as mesmas condições da classificação de amanhã-- e fiquei feliz. A meta é classificar muito bem e me manter entre os primeiros na corrida para recuperar os pontos perdidos em Cascavel", frisa o vice-líder de 2015 e vencedor de três das seis corridas realizadas até o momento. A terceira e penúltima sessão viu o atual líder do campeonato, Elias Azevedo, tentar chegar perto de JP na tabela de tempos, ficando a cerca de quatro décimos do rival. "A gente se preocupou em ter um acerto ideal para o carro, não o do momento e o do pneu --já que treinamos no calor e com pneus bem gastos. Estamos com muito trabalho para superar o 'troféu bigorna'. Mas pensamos em largar entre os quatro melhores", explica o competidor do carro #21. Por fim, na última sessão, quem levou a melhor foi Fábio Alves, atual campeão da Challenge, que fechou a sexta-feira com 0s108 de vantagem para o argentino Esteban Gini, que surpreendeu em seu primeiro contato com o 911 GT3 Cup geração 997 #20. "Espero que seja bem melhor que Cascavel. Carro legal algumas coisas pra melhorar mas com pneu novo conseguimos. Se Deus quiser as coisas vão correr bem aqui", completa Fabio, que em 2014 selou sua arrancada para o título com muitos pontos na pista de Mogi Guaçu. A Challenge começa o dia final de atividades no Velo Città a toda velocidade: entre 9h e 9h30 acontecem as duas tomada de tempos, com as corridas marcadas para 10h e 11h50. A programação será exibida ao vivo pelo portal Terra. Os canais Sportv e Band exibem em VT a segunda passagem da Porsche GT3 Cup Challenge pelo Velo Città em 2015. Grid de largada no Velo Città - Porsche GT3 Cup: 1. Lico Kaesemodel, 1min29s317 2. Constantino Jr., 1min29s359 3. Ricardo Rosset, 1min29s405 4. Pedro Queirolo, 1min29s564 5. Miguel Paludo, 1min29s588 6. Ricardo Baptista, 1min29s611 7. Rodolfo Ometto (S), 1min30s395 8. Daniel Schneider (S), 1min30s635 9. Gilberto Farah (S), 1min30s653 10. Maurizio Billi (M), 1min31s187 11. Marcel Visconde (S), 1min30s216 12. Carlos Ambrósio (S), 1min30s289 13. Elias Azevedo (S), 1min30s320 14. Franco Giaffone (S), 1min30s397 15. Sergio Ribas (M), 1min30s451 16. Tom Valle (M), 1min30s651 17. Sylvio de Barros (S), 1min30s861 18. Adalberto Baptista (S), 1min30s874 19. Beto Posses (M), 1min30s896 20. Gui Affonso (M), 1min31s449 21. Guilherme Figueroa (M), 1min31s590 22. Marcelo Stallone (M), 1min31s640 23. Marcio Basso (S), 1min31s930 Tempos combinados - Porsche GT3 Challenge: 1. Cristiano Piquet, 1min32s086 2. JP Mauro, 1min32s404 3. Fábio Alves, 1min32s648 4. Esteban Gini, 1min32s939 5. Elias Azevedo, 1min33s025 6. Rodrigo Mello, 1min33s192 7. Paulo Pomelli, 1min33s328 8. Daniel Corrêa, 1min33s583 9. Eduardo Souza Ramos, 1min33s602 10. Tom Filho, 1min33s765 11. Marcello Sarcinella, 1min33s828 12. Gustavo Huerta, 1min33s873 13. Ronaldo Kastropil, 1min33s956 14. Marcio Mauro, 1min34s548 15. Ramon Alcaraz, 1min34s989 Programação - Etapa 4: Sábado, 27 de junho: 9h - 9h10 - Treino Classificatório Grupo A - Challenge 9h20 - 9h30 - Treino Classificatório Grupo B - Challenge 10h - 10h40 - Corrida 1 (25 min + 1 volta) Grupo B - Challenge 10h55 - 11h35 - Corrida 1 (25 min + 1 volta) - Cup 11h50 - 12h30 - Corrida 2 (25 min + 1 volta) Grupo A - Challenge 12h45 - 13h25 - Corrida 2 (25 min + 1 volta) - Cup 13h35 - 14h05 - Porsche Experience 14h15 - 14h45 - Time Attack - Treino livre 1 15h15 - 16h45 - Time Attack - Treino livre 2 16h15 - 16h45 - Time Attack Porsche GT3 Cup - Lastro - Etapa 4 Constantino Jr 50 kg Miguel Paludo 45 kg Ricardo Rosset 40 kg Ricardo Baptista 35 kg Edu Azevedo 30 kg Daniel Schneider 25 kg Rodolfo Ometto 20 kg Pedro Piquet 15 kg Marcel Visconde 10 kg Lico Kaesemodel 5 kg Porsche GT3 Challenge - Lastro - Etapa 4 Elias Azevedo 50 kg JP Mauro 45 kg Cristiano Piquet 40 kg Fábio Alves 35 kg Tom Filho 30 kg Daniel Paludo 25 kg Marcio Mauro 20 kg Daniel Corrêa 20 kg Ramon Alcaraz 15 kg Rodrigo Mello 10 kg Vitor Scheid 5 kg Porsche GT3 Cup - Classificação 1. Constantino Jr. 102 pontos 2. Miguel Paludo 85 3. Ricardo Rosset 84 4. Ricardo Baptista 74 5. Eduardo Azevedo 66 6. Daniel Schneider 58 7. Rodolfo Ometto 51 8. Pedro Piquet 49 9. Marcel Visconde 45 10. Lico Kaesemodel 41 11. Carlos Ambrósio 37 12. Franco Giaffone 32 Gil Farah 32 14. Maurizio Billi 27 15. Pedro Queirolo 24 16. Sylvio de Barros 22 17. Marcelo Stallone 10 Sérgio Ribas 10 Gui Affonso 10 20. Roberto Posses 7 21. Guilherme Figueirôa 6 22. Carlos Silveira 1 23. Marcio Basso 0 Adalberto Baptista 0 Tom Valle 0 Porsche GT3 Cup Sport- Classificação 1. Eduardo Azevedo 51 pontos 2. Daniel Schneider 40 3. Rodolfo Ometto 38 4. Marcel Visconde 36 5. Gil Farah 29 Carlos Ambrósio 29 7. Franco Giaffone 20 8. Sylvio de Barros 19 9. Marcio Basso 10 10. Adalberto Baptista 8 Porsche GT3 Cup Master- Classificação 1. Maurizio Billi 50 pontos 2. Sérgio Ribas 42 3. Guilherme Figueirôa 40 4. Marcelo Stallone 35 5. Gui Affonso 30 6. Roberto Posses 20 Carlos Silveira 20 8. Tom Valle 0 Porsche GT3 Challenge - Classificação após 3 etapas: 1. Elias Azevedo 95 pontos 2. JP Mauro 88 3. Cristiano Piquet 76 4. Fabio Alves 72 5. Tom Filho 58 6. Daniel Paludo 55 7. Marcio Mauro 51 8. Ramon Alcaraz 45 9. Daniel Corrêa 37 10. Vitor Scheid 34 11. Rodrigo Mello 30 12. Eduardo R. 26 13. Marcello Sarcinella 23 14. Gonzalo Huerta 21 15. Kreis Jr. 14 16. The Tonny 6 Porsche GT3 Challenge Sport - Classificação após 3 etapas: 1. Tom Filho 25 pontos 2. Daniel Corrêa 18 Marcio Mauro 18 4. Rodrigo Mello 14 5. Gonzalo Huerta 10 Ramon Alcaraz 10 7. Vitor Scheid 9 8. The Tonny 6 9. Marcello Sarcinella 5 Calendário - Porsche GT3 Cup Challenge 27.jun - Velo Città 1.ago - Goiânia 19.set - Goiânia 24.out - Curitiba 15.nov - Interlagos 28.nov - Interlagos Texto: Bruno Vicaria CONTATO Luís Ferrari imprensa@porschegt3cup.com.br 11 98666.8307 | Lico Kaesemodel (Beto Issa) Alta | Web Cristiano Piquet (Beto Issa) Alta | Web Constantino Jr. (Beto Issa) Alta | Web JP Mauro (Beto Issa) Alta | Web Ricardo Rosset (Beto Issa) Alta | Web Tom Filho (Beto Issa) Alta | Web Miguel Paludo (Beto Issa) Alta | Web Elias Azevedo (Beto Issa) Alta | Web Ricardo Baptista (Beto Issa) Alta | Web Rodrigo Mello (Beto Issa) Alta | Web Pedro Queirolo (Beto Issa) Alta | Web Rodolfo Ometto (Beto Issa) Alta | Web | ||
|
Facebook: https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Nenhum comentário:
Postar um comentário