Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Brasileiro de Rotax – Duda Naves fecha participação no “Top Three” da Junior Max


 

A categoria cumpriu quatro corridas espetaculares no final de semana de programação dupla na Granja Viana, que valeram tanto para o Brasileiro de Rotax, quanto para a nona etapa do certame regional paulista

 

E emoção foi o que não faltou, com o kartista paulista Duda Naves (D2 Motorsport/ Apoio/ Inter 8/ Lemon Logistics) sempre entre os líderes nas disputadíssimas corridas e com as mãos esticadas para o troféu de Campeão Brasileiro. Pelo regulamento em vigor apenas o resultado da bateria finalíssima importava, já que o vencedor seria o campeão, independentemente do resultado obtidos nas provas qualificatórias e na Pré-Final.

 

Não se pode aqui discutir a justiça, ou injustiça dos critérios regulamentares, todavia, com três corridas finalizadas na segunda posição e uma completada em terceiro, se o critério de definição dos campeões do Festival Brasileiro de Rotax 2014 adotasse o mesmo regulamento das edições anteriores, que premiava a regularidade pela soma de pontos, ao invés de apenas o vencedor da bateria Final, Duda Naves seria o campeão.

 

Todavia, a partícula "se" inexiste no mundo da velocidade e o fato de não ter conseguido concretizar o sonho do título nacional, restou a certeza de ter sido (novamente) um dos protagonistas do campeonato e a comprovação de ser um dos expoentes de sua geração. Assim decidiram os deuses da velocidade e resta apenas parabenizar o campeão pelos méritos de sua conquista.

 

Se o titulo nacional não veio no Festival Brasileiro de Rotax, potencializaram-se as expectativas de conquista do titulo estadual, na Copa São Paulo de Kart Granja Viana.

 

Como foi o Brasileiro de Rotax

 

Na sexta-feira (17/10) foram realizadas as tomadas de tempos classificatórios, para formação do grid da primeira das quatro corridas que integravam o certame, bem como duas corridas qualificatórias. Com a marca de 49s226, Naves garantiu a terceira posição da grelha de partida, abrindo a segunda fila do grid. Mais que uma boa posição de partida, a marca estabelecida deixava claro que Duda estava competitivo e era um dos favoritos às vitórias e ao titulo.

 

Três horas após a tomada de classificação os bólidos alinharam para a primeira corrida. Duda largou bem, mantendo a posição e pressionando muito o segundo colocado na prova. Na quarta volta conseguiu tomar a vice-liderança, na entrada do miolo do circuito e partiu no encalço do líder da corrida. O ritmo era frenético e os dois líderes se distanciaram do restante do pelotão, travando um duelo particular pela vitória. O desempenho de ambos era absolutamente isonômico, como na nona volta de corrida em que os dois ponteiros cravaram idênticos 49.470 na passagem pelos sensores da cronometragem. Duda Naves pilotava no limite máximo, colado no kart do concorrente, mas este não deixava o mínimo espaço para o bote final. Ambos cruzaram a linha de chegada praticamente emparelhados, com ínfimos 87 milésimos de segundo separando os dois bravos competidores.

 

A formação do grid para a segunda corrida qualificatória manteve a ordem de largada obtida na tomada de tempos, com Duda novamente na P3 da grelha de partida. Autorizada a largada e o pelotão seguiu compacto até o contorno da Curva 1 do circuito granjeiro. Naves pulou para a segunda posição, mas acabou recebendo um toque em seu kart e caindo para o quinto posto, antes do aprouch da "Turn 2", ao final da veloz descida. Mais alguns toques na saída da 2 e Duda tinha caído para a oitava posição.

 

Na volta seguinte, Duda recuperou duas posições e voltou a integrar o compacto "pack" dos seis primeiros, que brigavam diretamente pela vitória. A corrida transmutou-se em um jogo de xadrez, os seis primeiros andando todos muito próximos e em um ritmo avassalador, trazendo à lembrança os bons tempos das disputas dos Graduados de dez anos atrás. Um veloz jogo de estudos em qual cada um guardava na manga o momento certo para o ataque.

 

Oitava volta e na entrada do miolo João Vitor Rosate – o P3 – propositadamente não freou, buscando, literalmente, arrancar da frente Caio Collet, que seguia em segundo. A pouco ortodoxa manobra falhou e Rosate passou reto. Naves era o quinto colocado. Não satisfeito, Rosate passou a andar lentamente pela pista e na abertura da decima volta encontrou os ponteiros na reta principal. De forma írrita e claramente antidesportiva (para não dizer irresponsável) tentou tirar da prova o líder da corrida, o que não conseguiu, mas fez rodar o então segundo colocado, que acabou sendo tocado pelo P4 e por Duda Naves, que acabou perdendo tempo, mas prosseguiu na disputa. Rosate prosseguiu com a diatribe, mas sem obter sucesso em seu intento. No final da passagem Naves era o terceiro e, mais uma vez, colado nos dois primeiros. Pelas peripécias, Rosate foi "agraciado" com a indesejada bandeira preta e exclusão do campeonato. Serenados os ânimos os líderes entraram na última volta e mantiveram os postos até a checkered flag, com Naves cruzando a linha final na terceira colocação. Após o encerramento da prova o vencedor foi penalizado com acréscimo de dez segundo ao seu tempo total de prova, também por atitude antidesportiva no "entrevero" com Rosate. Assim, Duda subiu para a segunda colocação final. Duas corridas e duas P2 no pote!

 

Os pontos auferidos com as duas P2 das baterias qualificatórias da sexta-feira renderam a pole position para a Pré-Final do sábado, Com Duda ladeado por Luca Parizotto e com Guilherme Peixoto e Marcel Coletta formando a segunda fila. Duda largou bem e manteve a liderança da corrida, abrindo pequena vantagem para o restante do pelotão e dando a impressão que iria despachar a concorrência.

 

Todavia, na segunda volta de corrida, Naves foi superado por Caio Collet, que largara da quinta posição do grid e impunha um forte ritmo nas primeiras voltas de corrida. Duda também imprimia forte ritmo no #111 e era o único que conseguia acompanhar o train de Collet, com confortável vantagem para Marcel Coletta, o P3 da prova. E assim foram até a bandeirada final, com Duda Naves conquistando sua terceira P2 nas três provas válidas pelo Campeonato Brasileiro de Rotax e garantindo a mesma posição para a corrida Final, que definiria o Campeão Brasileiro da Rotax Junior Max e a classificação da vaga brasileira para a final mundial da categoria, em Valência, na Espanha.

 

Sempre muito veloz e extremamente constante, Duda Naves alinhou confiante para a prova decisiva. Mas largar pela linha externa, fora do traçado ideal, é sempre uma dificuldade a mais. Autorizada a partida Naves não conseguiu encaixar logo atrás do pole position e acabou caindo para a quinta posição. Com um kart bem ajustado tinha tudo para recuperar os postos perdidos e lutar diretamente pela vitória.

 

Todavia, na entrada do miolo do circuito, acabou levando um forte toque na traseira de seu kart, desferido por um concorrente açodado. Com isso seu kart derivou violentamente para o lado externo da pista. Embora Duda tenha, na pura habilidade, conseguido controlar o micromonoposto, acabou perdendo mais uma posição, para fechar a primeira volta na sexta colocação. Mas Duda estava decidido e na segunda volta de corrida retomou a quinta posição, superou o quarto colocado e colou no trio de lutava muito pela liderança da corrida. Os narradores das transmissões local e de netTV gritavam nos microfones. O publico presente delirava, com esse espetacular inicio de prova. Quatro karts literalmente "embutidos" nas quatro primeiras colocações e voando pela pista em um ritmo absolutamente avassalador.

 

Decerto os fortes toques, durante a volta inicial, no #111 tinha produzido um efeito nefasto no rendimento do kart, já que com oito volta de corrida Duda não mais conseguia acompanhar de perto os três demais líderes da corrida, embora ainda conseguisse manter boa vantagem para o segundo pelotão, que buscava, incessantemente, a aproximação. As voltas prosseguiram céleres e nada mudou até o descerrar da bandeira a quadros. Duda Naves cruzou a linha final na quarta colocação, mas acabou premiado com a terceira posição final, após a desclassificação por irregularidade técnica constatada no kart do segundo colocado, Marcel Coletta.

 

Contudo a vistoria que determinou a desclassificação do segundo colocado e a progressão de Duda Naves (D2 Motorsport/ Apoio/ Inter 8/ Lemon Logistics) ao pódio, somente aconteceu após a consagração do publico ao trio vencedor na Volta da Vitória, fato que impediu o bom publico presente de saudar o descendente em linhagem direta dos Irmãos Naves. Tudo bem. Duda, atavicamente, já está acostumado a superar as injustiças da vida. Mas, merecidamente, é reconhecido como um dos três melhores do Brasil.

 

Copa São Paulo Granja Viana

 

As duas provas finais do sábado (18/10) também foram validas para a pontuação da Copa São Paulo de Kart Granja Viana. A disputa pelo titulo da Junior Max na Copa São Paulo de Kart Granja Viana vem acirrada desde a primeira etapa da temporada. As provas Pré-Final e Final do Festival Brasileiro de Rotax – eufemismo adotado na nomenclatura, já que a categoria não é oficialmente homologada pela CBA, que detém a exclusividade de uso do nome Campeonato Brasileiro – também valeram para a pontuação da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, o maior e mais disputado certame estadual de kart do Brasil.

 

O certame chega ao seu ocaso e esta foi a nona e penúltima rodada da temporada, em qual Duda é o vice-líder do campeonato na classe Rotax Junior Max, em se considerando os pontos corridos. Da mesma forma que no evento nacional, Duda ficou com a terceira colocação na etapa do regional paulista, todavia reduzindo de forma substancial a diferença que o separava do líder do campeonato, que não pontou em razão de ter sido punido com exclusão do certame, por atitude antidesportiva.

 

A etapa final do campeonato está marcada para o dia 15 de novembro, mais uma vez no Kartódromo Internacional Granja Viana.

 

Confira os resultados completos da categoria Rotax Junior no Festival Brasileiro de Rotax 2014 e nona etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

Prova 1 - 16:00

1.- #177 (R) Marcel Coletta, com 10 voltas em 8:40.031

2.- #111 Duda Naves (D2 Motorsport/ Apoio/ Inter 8/ Lemon Logistics), a 0.087

3.- #99 (R) Guilherme Peixoto, a 2.247 (+2.160)

4.- #77 Murilo Coletta, a 3.405 (+1.158)

5.- #301 (R) Rafael Reis, a           3.533 (+0.128)

6.- #23 (R) Caio Collet, a 4.573 (+1.040)

7.- #7 Juan Crespi, a 4.731 (+0.158)

8.- #15 Luca Parizotto, a 4.923 (+0.192)

9.- #57 Andrey Fortes, a 6.071 (+1.148)

10.- #828 (R) Guilherme Belfort, a 6.862 (+0.791)

11.- #107 (R) Victor Schoma, a 8.129 (+1.267)

12.- #8 Guilherme Palhari, a 8.275 (+0.146)

13.- #22 (R) Matheus Dias, a 9.351 (+1.076)

14.- #66 (R) Pedro Bürger, a 9.578 (+0.227)

15.- #191 (R) Dudu Barrichello, a 10.198 (+0.620)

16.- #88 (R) Natã Leal, a 18.546 (+8.348)

17.- #36 Enzo Prando, a 28.640 (+10.094)

18.- #100 (R) Thiago Lopez, a 6 Voltas

19.- #28 Lucas Annuza, a   10 Voltas

DQ.- #58 João Rosate

Pole Position: #23 (R) Caio Collet, com 49.167

Melhor Volta: #15 Luca Parizotto, com 49.313

 

Prova 2 - 17:20

1.- #15 Luca Parizotto, com 12 voltas em 10:41.014

2.- #111 Duda Naves (D2 Motorsport/ Apoio/ Inter 8/ Lemon Logistics), a 0.562

3.- #100 (R) Thiago Lopez, a 1.930 (+1.368)

4.- #28 Lucas Annuza, a 3.824 (+1.894)

5.- #99 (R) Guilherme Peixoto, a 8.134 (+4.310)

6.- #107 (R) Victor Schoma, a 8.755 (+0.621)

7.- #191 (R) Dudu Barrichello, a 8.900 (+0.145)

8.- #23 (R) Caio Collet, a 9.635 (+0.735) – (+10S penal)

9.- #177 (R) Marcel Coletta, a 11.060 (+1.425)

10.- #828 (R) Guilherme Belfort, a 13.619 (+2.559)

11.- #66 (R) Pedro Bürger, a 14.475 (+0.856)

12.- #8 Guilherme Palhari, a 16.915 (+2.440)

13.- #301 (R) Rafael Reis, a 18.187 (+1.272)

14.- #57 Andrey Fortes, a 19.348 (+1.161)

15.- #36 Enzo Prando, a 24.385 (+5.037)

16.- #22 (R) Matheus Dias, a 28.053 (+3.668)

17.- #7 Juan Crespi, a 1 Volta

18.- #88 (R) Natã Leal, a 2 Voltas

19.- #77 Murilo Coletta, a 8 Voltas – (+20S penal)

DQ.- #58 João Rosate, Bandeira preta – Excluído do campeonato

Melhor Volta: #15 Luca Parizotto, com 49.292

 

Prova 3 - 12:30

1.- #23 (R) Caio Collet, com 17 voltas em 14:52.987

2.- #111 Duda Naves (D2 Motorsport/ Apoio/ Inter 8/ Lemon Logistics), a 2.958

3.- #177 (R) Marcel Coletta, a 5.184 (+2.226)

4.- #77 Murilo Coletta, a 5.403 (+0.219)

5.- #100 (R) Thiago Lopez, a 7.188 (+1.785)

6.- #15 Luca Parizotto, a 8.802 (+1.614)

7.- #301 (R) Rafael Reis, a           9.371 (+0.569)

8.- #7 Juan Crespi, a 9.647 (+0.276)

9.- #28 Lucas Annuza, a 9.836 (+0.189)

10.- #99 (R) Guilherme Peixoto, a 10.195 (+0.359)

11.- #57 Andrey Fortes, a 10.682 (+0.487) - ADV

12.- #36 Enzo Prando, a 12.780 (+2.098)

13.- #66 (R) Pedro Bürger, a 14.822 (+2.042) - ADV

14.- #8 Guilherme Palhari, a 18.940 (+4.118) - ADV

15.- #107 (R) Victor Schoma, a 22.184 (+3.244)

16.- #191 (R) Dudu Barrichello, a 22.443 (+0.259)

17.- #828 (R) Guilherme Belfort, a 27.957 (+5.514)

18.- #88 (R) Natã Leal, a 34.650 (+6.693) – (+3S penal)

19.- #22 (R) Matheus Dias, a 6 Voltas

Melhor Volta: #23 Caio Collet, com 49.479

 

Prova 4 - 15:30

1.- #23 (R) Caio Collet, com 25 voltas em 21:06.883

2.- #77 Murilo Coletta, a 5.214

3.- #111 Duda Naves (D2 Motorsport/ Apoio/ Inter 8/ Lemon Logistics), a 8.040 (+2.826)

4.- #100 (R) Thiago Lopez, a 11.547 (+3.507)

5.- #36 Enzo Prando, a 14.145 (+2.598)

6.- #99 (R) Guilherme Peixoto, a 17.298 (+3.153)

7.- #28 Lucas Annuza, a 17.579 (+0.281)

8.- #8 Guilherme Palhari, a 19.376 (+1.797)

9.- #828 (R) Guilherme Belfort, a 20.548 (+1.172)

10.- #7 Juan Crespi, a 21.621 (+1.073) – (+20S penal)

11.- #66 (R) Pedro Bürger, a 23.237 (+1.616)

12.- #22 (R) Matheus Dias, a 23.592 (+0.355)

13.- #191 (R) Dudu Barrichello, a 27.506 (+3.914) - ADV

14.- #107 (R) Victor Schoma, a 42.070 (+14.564)

15.- #88 (R) Natã Leal, a 2 Voltas

16.- #57 Andrey Fortes, a 4 Voltas - ADV

17.- #301 (R) Rafael Reis, a 22 Voltas

18.- #15 Luca Parizotto, a 23 Voltas

DQ.- #177 (R) Marcel Coletta, Irregularidade Técnica

Melhor Volta: #23 Caio Collet, com 49.019

 

Resultado da 9ª etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:

1.- #23 (R) Caio Collet, com 93 pontos

2.- #77 Murilo Coletta, 83

3.- #111 Duda Naves (D2 Motorsport/ Apoio/ Inter 8/ Lemon Logistics), 83

4.- #100 (R) Thiago Lopez, 79

5.- #99 (R) Guilherme Peixoto, 72

6.- #28 Lucas Annuza, 72

7.- #36 Enzo Prando, 71

8.- #7 Juan Crespi, 70

9.- #8 Guilherme Palhari, 65

10.- #66 (R) Pedro Bürger, 63

11.- #828 (R) Guilherme Belfort, 62

12.- #107 (R) Victor Schoma, 59

13.- #57 Andrey Fortes, 59

14.- #191 (R) Dudu Barrichello, 58

15.- #22 (R) Matheus Dias, 57

16.- #88 (R) Natã Leal, 55

17.- #177 (R) Marcel Coletta, 32

18.- #15 Luca Parizotto, 29

19.- #301 (R) Rafael Reis, 28

 

 

 

 

PlanetKart Marketing Esportivo

Texto: Claudio Reis

Fotos: Cris Reis/Planet Kart Images

Contatos: (13) 3353-0670/(11) 98124-5985

 

Nota: Esta mensagem é enviada sob a égide da nova legislação sobre correio eletrônico, Seção 301, Parágrafo 2º, Decreto S.1618, Título Terceiro, aprovado pelo 105º Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o "Spam". Este e-mail não poderá ser considerado Spam quando incluir uma forma de ser removido. Portanto, para ser removido de nosso mailling, responda a este e-mail utilizando a palavra Excluir.




--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales
Foto da capa

NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: