Campeões sul-americanos têm carreira de sucesso no automobilismo internacional Pilotos que conquistaram vitórias e títulos continentais chegaram à Fórmula 1 e Fórmula Indy A F4 Sul-americana é a única categoria do continente que realiza provas na Argentina, Brasil e Uruguai. Desta forma, pilotos desses países têm a oportunidade de se avaliarem e medirem forças contra competidores de outra "escola". Historicamente, pilotos que venceram corridas e campeonatos em categorias do automobilismo sul-americano tiveram carreiras bem sucedidas na Europa e nos Estados Unidos. E alguns deles chegaram ao topo, com passagens pela Fórmula 1 e Fórmula Indy. A finada F3 Sul-americana, que neste ano deu origem à F3 Brasil, ocupou o lugar da Fórmula 4 por 27 temporadas e revelou nomes como Christian Fittipaldi, Ricardo Zonta, Bruno Junqueira, Vitor Meira, Nelsinho Piquet, Lucas Di Grassi, Luiz Razia, entre outros. A F4 Sudam, criada neste ano com o objetivo de preparar novos talentos para o futuro, demonstra que segue a mesma filosofia de acordo com as seis etapas já realizadas. Em 12 provas, seis pilotos já venceram e a evolução é constante a cada etapa. "Queremos trabalhar com esses jovens pilotos com o objetivo de deixá-los prontos para voos mais altos. O carro da F4 é ideal para quem quer aprender os conceitos básicos do automobilismo. É um passo natural, depois o piloto pode seguir para a F3 ou outra categoria internacional", disse o promotor do campeonato, Tato Salaverría. "É muito difícil obter sucesso no automobilismo europeu sem estar preparado nas categorias de base de nosso continente. Digo isso porque é complicado para um jovem de 15 ou 16 anos evoluir da maneira adequada sem falar outro idioma e não ter experiência nenhuma com monopostos ou conhecimento de telemetria", continuou. Para Salaverría, os custos da F4 Sul-americana são extremamente atraentes, levando em consideração os preços praticados na Europa. "Não tem nada igual no mundo. Somos uma categoria relativamente barata, que se preocupa com o aprendizado do jovem piloto. Claro que o salto para a F3 requer mais conhecimento, mas o piloto sai da F4 preparado tecnicamente, mentalmente e com noção de velocidade, o que contribui para uma evolução mais constante. Além disso, um título sul-americano pode abrir muitas portas no futuro", afirmou. Após seis rodadas duplas realizadas, a F4 Sudam realiza a sétima etapa, dia 23 de novembro, no tradicional circuito de Tarumã, no Rio Grande do Sul. A oitava e última etapa da categoria está prevista para acontecer no dia 14 de dezembro, em Concórdia, na Argentina. |
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