Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Retrospectiva 2014-Moto 1000 GP: vaga internacional e vitória de estreante em etapa inédita


Retrospectiva 2014: quinta etapa apresenta Moto 1000 GP a seu oitavo autódromo

Vitória de estreante na GP 600, definição de vaga para seletiva internacional e consolidação da liderança marcam o inédito GP Goiânia

  A quinta etapa, que abriu a segunda metade da temporada de 2014 do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade no dia 21 de setembro, apresentou o Moto 1000 GP ao oitavo autódromo dos menos de quatro anos de história da competição. A etapa levou pilotos e equipes das quatro categorias a Goiânia. O evento no Autódromo Internacional Ayrton Senna, que havia acabado de ser submetido a uma completa reestruturação, foi um dos mais movimentados do calendário e acabou marcado, dentre vários outros registros, pela quebra do recorde de velocidade do circuito para a motovelocidade brasileira e também pela ocorrência da vitória de um piloto logo em sua primeira participação.

A vitória na corrida de estreia foi façanha cumprida na prova da GP 600 pelo argentino Juan Manuel Solorza. Pilotando uma Kawasaki de sua própria equipe, a Solorza Competition, ele largou em quinto, liderou a prova três vezes e assumiu a liderança definitivamente na última volta. Líder do campeonato, o uruguaio Maximiliano Gerardo ficou em segundo, logo à frente do argentino Sebastian Martinez, seu companheiro de equipe na MGBikes Yamaha Racing – outro piloto da equipe, o brasileiro André Veríssimo, foi ao pódio em quinto. A quarta posição foi conquistada pelo gaúcho Pedro Sampaio, da Fábio Loko. O resultado deixava Gerardo com 102 pontos, contra 73 do vice-líder Sampaio.

A categoria de formação de pilotos GPR 250 teve duas comemorações distintas no GP Goiânia. Uma foi a do paulista Lucas Torres, da Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, que conquistou sua segunda vitória e, vice-líder, reduziu a 17 pontos a vantagem do líder Meikon Kawakami – 102 a 85 na tabela. Outra foi do próprio Kawakami, que levou a moto da Playstation-PRT ao terceiro lugar e assegurou a vaga que o Moto 1000 GP colocou em disputa para uma etapa da seletiva internacional RedBull MotoGP Rookies Cup. O pódio acolheu em segundo o gaúcho Herbert Pereira, da Aclat Racing, em quarto o goiano Rafael Rodrigues, da Arthur Racing, e em quinto Ton Kawakami, da Playstation-PRT.

As categorias de mil cilindradas tiveram quebrada a rotatividade no alto do pódio. Na GP Light, a etapa goiana marcou a segunda vitória do brasiliense Henrique Castro, da City Service BSB Motor Racing, líder da competição. Seu conterrâneo Ian Testa, da Motonil Motors PDV Brasil, terminou em segundo e manteve a vice-liderança, com diferença de 14 pontos entre os dois – 89 a 75. O paulista Rodrigo de Benedictis, companheiro de equipe de Testa, foi quarto e assumiu o terceiro lugar no campeonato, com 68. Lucas Teodoro, terceiro, foi ao pódio pela primeira vez com a BMW Motorrad Alex Barros Racing. O quinto lugar coube ao paranaense Juracy Rodrigues, da Black Day Racing Team.

A GP 1000, categoria principal do Brasileiro de Motovelocidade, também viu a segunda vitória do líder do campeonato. Matthieu Lussiana, francês que defendeu a Petronas Alex Barros Racing, obteve o primeiro lugar. O argentino Luciano Ribodino, bicampeão do Moto 1000 GP, alcançou o pódio em segundo lugar, na corrida que marcou sua primeira atuação pela Aclat Racing – ambos pilotando motos da BMW. O terceiro lugar foi do paranaense Diego Faustino, do Team Suzuki-PRT. Os paulistas Danilo Lewis, com a Kawasaki da Motonil Motors-PDV Brasil, e Douglas Figueiredo, piloto da BMW Motorrad Alex Barros Racing, completaram o pódio em quarto e quinto lugar, respectivamente.

O paranaense Wesley Gutierrez, pela mesma equipe de Lewis, ficou em sexto e manteve-se vice-líder, com 74 pontos, a 19 de Lussiana. Ribodino, com o pódio, assumiu o terceiro lugar na tabela, com 63. Ainda que fora do pódio, o argentino Diego Pierluigi foi um dos principais destaques do GP Goiânia. Ele marcou a volta mais rápida estabelecendo o novo recorde oficial para o traçado de 3.835 metros, com o tempo de 1min24s183, a exatos 164 km/h de média. Foi a volta mais rápida percorrida em corridas por um piloto de motovelocidade no autódromo goiano. Logo após o recorde, na terceira volta, piloto o argentino da JC Racing Team sofreu uma queda ao fim da reta dos boxes e abandonou.
 
05/01/2014 - Grelak Comunicação - (45) 3037-6667 - Fotos: Equipe Sanderson/Grelak Comunicação

Legenda 1: Juan Solorza, argentino que compete por equipe própria, estreou na GP 600 e venceu o GP Goiânia

Legenda 2: Maximiliano Gerardo (41) e Sebastian Martinez (11) foram ao pódio da GP 600 em segundo e terceiro

Legenda 3: Lucas Torres (77) chegou à segunda vitória e diminuiu a vantagem do líder da GPR 250

Legenda 4: Meikon Kawakami assegurou em Goiânia a vaga na seletiva internacional Red Bull MotoGP Rookies Cup

Legenda 5: Henrique Castro alcançou no GP Goiânia sua segunda vitória no ano e abriu vantagem na liderança da GP Light

Legenda 6: Ian Testa conquistou o segundo lugar na GP Light em Goiânia e seguiu na vice-liderança do Moto 1000 GP

Legenda 7: A concorrida largada da categoria GP Light no GP Goiânia, quinta etapa do Moto 1000 GP

Legenda 8: Matthieu Lussiana conquistou em Goiânia a segunda vitória e ampliou sua vantagem na liderança da GP 1000

Legenda 9: Fazendo a primeira participação pela baiana Aclat Racing, o bicampeão Luciano Ribodino foi ao pódio da GP 1000 em segundo
 
.



--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales



NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: