Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

domingo, 26 de outubro de 2014

Moto 1000 GP: Lucas Teodoro é o quinto vencedor da GP Light em 2014




Grelak Comunicação

Lucas Teodoro é o quinto piloto a conquistar vitória na GP Light em 2014

Piloto paulista da BMW Motorrad Alex Barros Racing alcança no GP Curitiba sua primeira vitória no Moto 1000 GP

  A temporada de 2014 do Moto 1000 GP conheceu neste domingo (26) o quinto piloto a conquistar uma vitória na categoria GP Light. Lucas Teodoro, paulista que compete pela BMW Motorrad Alex Barros Racing, obteve o inédito primeiro lugar no GP Curitiba, sexta das oito etapas, disputada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). Ele largou da pole position e liderou a corrida da terceira à última das 16 voltas da prova.

O segundo colocado foi o também paulista Rodrigo de Benedictis, da Motonil Motors-PDV Brasil, que alcançou seu quinto pódio em seis corridas e assumiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Jean Vieira, catarinense que estreou pela MF Racing Team, foi o terceiro. O pódio acolheu, ainda, o argentino Nicolas Tortone, quarto com a MGBikes Yamaha Racing, e o paulista Fábio Adas, da Paulinho Superbike, quinto.

A liderança da GP Light no Moto 1000 GP segue com Henrique Castro, brasiliense que compete pela City Service BSB Motor Racing e terminou o GP Curitiba em sétimo lugar. Sua vantagem sobre Benedictis é de 88 pontos. Ian Testa, companheiro de equipe de Benedictis, largou em último, terminou em nono e caiu de segundo para terceiro na pontuação do campeonato, agora a 16 pontos de Castro – a diferença entre os dois era de 14 pontos.

Castro é o único piloto com duas vitórias na temporada de 2014. Ganhou a segunda etapa, em São Paulo, e a quinta, em Goiânia. Adas foi o vencedor da primeira prova do ano, disputada em Santa Cruz do Sul – a pista gaúcha vai receber também a sétima e penúltima etapa, no dia 23 de novembro. A terceira prova teve Testa na primeira colocação. A quarta, em Cascavel, foi vencida por Tortone, hoje quarto no campeonato a 20 pontos do líder.

"Foi uma corrida de um ritmo forte no começo. Depois consegui abrir e mantive o ritmo. No fim o calor aumentou e o cansaço foi aumentando, ficou mais complicado, mas conseguimos a vitória", aliviou-se Teodoro, que tinha o terceiro lugar na etapa goiana como melhor resultado no Moto 1000 GP. Para Benedictis, a vice-liderança do campeonato foi o saldo positivo. "Larguei bem e fiz uma condução segura, levando a moto sempre em pé", ilustrou.

A CORRIDA
A largada foi marcada por um acidente que provocou a queda de quatro pilotos – Alen Modesto, Fernando Neiva, Diogo Ramos e Fabiano Hazan. A direção de prova interrompeu a disputa com bandeira vermelha e, 15 minutos depois, o grid foi formado novamente. Dada a largada definitiva, enquanto Edson Souza sofreu uma queda no próprio grid de largada, Nicolas Tortone avançou da nona posição para assumir a liderança.

Rodrigo de Benedictis, décimo no grid, acompanhou a manobra e saltou à vice-liderança da corrida, à frente do pole position Lucas Teodoro. Benedictis assumiu o primeiro lugar na segunda volta, tendo Teodoro e Rafael Nunes logo atrás. Teodoro voltou à primeira posição na terceira volta, ao mesmo tempo em que Nunes caía para a nona colocação. Gustavo Herrera superou Tortone na quinta volta para assumir o quinto lugar.

O revide do argentino veio na mesma volta. Jean Vieira acompanhou a manobra de ultrapassagem na curva do Pinheirinho e tentou tomar o terceiro lugar de Tortone na entrada do S de alta velocidade – houve um leve toque de sua roda dianteira na roda traseira da moto do argentino. Quem se valeu da disputa, que já ganhava também a participação de Juracy "Black" Rodrigues, foi Herrera, que retomou a terceira posição.

Sua permanência no grupo que obtém posição de pódio durou pouco. Na abertura da sétima volta, Herrera perdeu o ponto de frenagem ao fim da reta dos boxes e saiu da pista. Vieira assumiu o terceiro lugar. Rodrigues, com a ultrapassagem sobre Tortone, passou a ser quarto. Quando a corrida chegou à metade, após oito voltas, Teodoro liderava com mais de quatro segundos de vantagem sobre Benedictis. Vieira, terceiro, estava a 7s6 do líder.

Líder do campeonato, Henrique Castro mantinha a sexta posição no GP Curitiba e recebia pressão de Fábio Adas, que conseguiu a ultrapassagem na 11ª volta, tomando pelo lado externo do traçado a primeira tangência do S de alta velocidade. Adas alcançou o grupo dos cinco primeiros na 14ª volta, com a ultrapassagem sobre Rodrigues. Depois das 16 voltas, a vantagem de Teodoro sobre Benedictis, o segundo, era de mais de três segundos.

As motocicletas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade utilizam a gasolina Petrobras Podium e o óleo lubrificante Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da BMW Motorrad e da Michelin, fornecedora de pneus a todas as equipes inscritas. A Auto Service Logística é a transportadora oficial do evento, que conta também com o apoio de Suzuki, Beta Ferramentas, Servitec, LeoVince, Shoei e Tutto Moto.

MOTO 1000 GP - GP CURITIBA/GP LIGHT
(Resultado final da corrida após 16 voltas)
1º) Lucas Teodoro (SP/BMW), BMW Motorrad Alex Barros Racing, 22min24s847
2º) Rodrigo de Benedictis (SP/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, a 3s226
3º) Jean Vieira (SC/Kawasaki), MF Racing Team, a 10s283
4º) Nicolas Tortone (ARG/Yamaha), MGBikes Yamaha Racing, a 12s392
5º) Fábio Adas (SP/Kawasaki), Paulinho Superbikes, a 14s798
6º) Gustavo Herrera (PR/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, a 18s468
7º) Henrique Castro (DF/Kawasaki), City Service BSB Motor Racing, a 19s074
8º) Juracy Rodrigues (PR/BMW), Black Day Racing Team, a 21s180
9º) Ian Testa (DF/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil, a 38s960
10º) Alen Modesto (BA/Kawasaki), Aclat Racing, a 39s242
11º) Fabiano Hazan (SC/Kawasaki), Pro Racing Team, a 40s162
12º) Marcello Souza (SP/Kawasaki), JC Racing Team, a 55s895
13º) Davi Costa (SP/Kawasaki), JC Racing Team, a 56s081
14º) Diogo Ramos (SC/Kawasaki), Carlos Barcelos, a 1min11s620
15º) Carlos Barcelos (RS/Suzuki), Carlos Barcelos, a 1min14s409
16º) Fernando Silva (BA/Kawasaki), Aclat Racing, a 1min17s051
17º) Alexis Hay (PR/Kawasaki), Hay Racing Team, a 1min17s084
18º) Sérgio Prates (SP/Kawasaki), JC Racing Team, a 1min21s998
19º) Willians Salles (SP/Suzuki), Sport Plus Racing, a 1min23s739
20º) Bruno Teixeira (MG/Yamaha), Catarina Racing, a 1 volta
NÃO COMPLETARAM
Ricardo Ramalho (PR/Kawasaki), Competizione Racing Team, a 11 voltas
Rafael Nunes (PR/Kawasaki), Aclat Racing, a 11 voltas
Edson Luiz (SC/Kawasaki), Aclat Racing, a 14 voltas
Pablo Nunes (SC/BMW), Pro Racing Team, a 16 voltas
Edson Souza (SC/Kawasaki), MF Racing Team, a 16 voltas
DESCLASSIFICADO
Marcelo Skaf (SP/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil
NÃO LARGOU
Fernando Neiva (PR/BMW), Black Day Racing Team
Melhor volta: Teodoro, na 4ª, 1min22s641, média de 160,961 km/h
Ocorrência: Marcelo Skaf terminou a corrida em 12º lugar e foi desclassificado por não recolher sua moto à área de Parque Fechado após a corrida, como determina o regulamento

CLASSIFICAÇÃO
Após seis das oito etapas, a classificação do Moto 1000 GP na GP Light é a seguinte: 1º) Castro, 98 pontos; 2º) Benedictis, 88; 3º) Testa, 82; 4º) Tortone, 78; 5º) Adas e Teodoro, 65; 7º) J. Rodrigues, 53; 8º) Bertagnolli, 40; 9º) Cortes e Souza, 28; 11º) Neiva e Costa, 26; 13º) Modesto, 19; 14º) Skaf, Levy e Herrera, 17; 17º) Vieira, 16; 18º) Barata, Paludete, Cabreira e Barcelos, 10; 22º) Ramos, 8; 23º) Bezerra e Kamba, 6; 25º) Cabral, Luiz, A. Silva e Hazan 5; 29º) Moreno, 3; 30º) Campos e F. Silva, 2; 32º) Prates, 1 e S. Silva, 1.
 
26/10/2014 - Grelak Comunicação - (45) 3037-6667 - Fotos: Equipe Sanderson/Grelak Comunicação

Legenda 1: Grid da categoria GP Light no GP Curitiba, a sexta etapa do Moto 1000 GP

Legenda 2: Largada da categoria GP Light no GP Curitiba, com Tortone (17) saindo do nono lugar para a liderança

Legenda 3: Lucas Teodoro reassumiu a liderança na terceira volta e a manteve até a bandeirada final

Legenda 4: Rodrigo de Benedictis foi ao pódio pela quinta vez no ano e está na vice-liderança

Legenda 5: Jean Vieira foi um dos destaques do GP Curitiba, alcançando o pódio em sua corrida de estreia

Legenda 6: Nicolas Tortone terminou em quarto na corrida e mantém essa mesma posição no campeonato

Legenda 7: Fábio Adas, com seu segundo pódio no ano, voltou ao grupo dos cinco primeiros no campeonato

Legenda 8: Bandeirada da vitória para Lucas Braga Teodoro no GP Curitiba da GP Light

Legenda 9: Pódio da GP Light no GP Curitiba com Teodoro, Benedictis, Vieira, Tortone e Adas
 
.

Nenhum comentário: