Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Moto 1000 GP: título brasileiro da GP 600 é de piloto uruguaio



Gerardo resiste à pressão de Sampaio e conquista título brasileiro da GP 600

Uruguaio da MGBikes Yamaha Racing vence GP Petrobras e comemora em Cascavel seu terceiro título de 2014 na motovelocidade

  Maximiliano Gerardo viveu em 2014 a temporada mais produtiva de sua carreira como piloto de corridas. Já tendo conquistado os títulos argentino e uruguaio da categoria Supersport e feito testes na Europa visando a sequência de sua carreira, o uruguaio da MGBikes Yamaha Racing venceu neste domingo (14) a oitava e última etapa da categoria GP 600 no Moto 1000 GP e obteve o título do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

A vitória no GP Petrobras, que definiu o título, foi a quarta de Gerardo nas seis etapas que disputou do Moto 1000 GP. Ele também havia conquistado o primeiro lugar nas três primeiras corridas, em Santa Cruz do Sul (RS), São Paulo (SP) e Brasília (DF). Também foi segundo colocado na quinta etapa, em Goiânia (GO), e abandonou a quarta, disputada também na pista cascavelense onde tornou-se campeão brasileiro neste domingo.

O gaúcho Pedro Sampaio, pilotando a Kawasaki da equipe Fábio Loko, terminou a corrida em segundo lugar, a 0s087 de segundo de Gerardo, e ficou com o vice-campeonato em seu primeiro ano competindo na categoria GP 600 – em 2013, ele conquistou o título da série de formação de pilotos GPR 250. O terceiro colocado no campeonato foi o paranaense Joelsu "Mitiko" da Silva, da Paulinho Superbikes, que finalizou a etapa em sexto.

O pódio da etapa cascavelense contou, além de Gerardo e Sampaio, com o paulista Matheus Oliveira, terceiro com a Kawasaki da Procomps Racing Team, o argentino Sebastian Martinez e o paulista André Veríssimo, ambos pilotos da MGBikes Yamaha Racing, que fecharam o GP Petrobras em quarto e quinto. Além das quatro conquistas de Gerardo, a temporada contabilizou três vitórias do argentino Juan Solorza e uma de Silva.

"Foi uma corrida difícil, essa. O Sampaio apertou o ritmo no fim, tivemos que lidar com o tráfego dos retardatários, quase me compliquei", descreveu o campeão Gerardo. "Ganhei três campeonatos neste ano, o que foi formidável, o Moto 1000 GP foi o mais difícil dos três", atribuiu. Os planos do uruguaio para 2015 ainda estão indefinidos. "A ideia é conciliar o primeiro ano na Europa e a sequência do trabalho aqui no Moto 1000 GP", adiantou.

Sampaio definiu o duelo com Gerardo como "divertido". "Fiz uma largada boa, enfim, conseguir manter um bom ritmo durante a prova toda. Acompanhei o Maxi, tentei pegar o vácuo da moto dele na última volta, mas não deu. Para mim foi tudo muito bom, foi meu primeiro ano na categoria, isso me deixa muito animado para o ano que vem", declarou o gaúcho, que depois de dois anos no Moto 1000 GP prepara-se para seguir carreira na Europa.

A CORRIDA
Maximiliano Gerardo largou à frente, seguido pelo argentino Sebastian Martinez, que assumiu a liderança na quinta curva da pista, ainda na primeira volta. Pedro Sampaio caiu de segundo para terceiro. Joelsu "Mitiko" Silva, um dos candidatos ao título, perdeu posições na largada e caiu para 14º. Ainda na primeira volta, na curva de acesso ao Retão, o paranaense Victor Moura sofreu uma queda e foi atendido à beira da pista.

Silva havia recuperado cinco posições depois de três voltas, enquanto Gerardo mantinha-se próximo do líder Martinez. Matheus Oliveira, na quarta volta, superou André Veríssimo e assumiu a quarta colocação, a menos de um segundo de Sampaio. Silva, já em oitavo, estabeleceu na quinta passagem a volta mais rápida da corrida, o que lhe valia um ponto de bonificação. Na sexta volta, o paranaense já ocupava o sétimo lugar.

A diferença entre os quatro primeiros colocados no GP Petrobras depois de seis voltas era de meio segundo. Veríssimo, o quinto, estava um segundo e meio atrás do líder. Silva, a essa altura, já era o sexto, a oito segundos do líder Martinez. No complemento da 11ª volta, Sampaio, ultrapassou Gerardo ao fim do Retão e assumiu o segundo lugar. Oliveira tentou acompanhar a manobra, sem sucesso. Veríssimo já estava a mais de dois segundos do líder.

Gerardo assumiu a liderança da corrida na 12ª volta, com Sampaio se mantendo em segundo e caindo Martinez para terceiro. O complemento da 15ª volta marcou a ultrapassagem de Oliveira sobre Martinez na reta dos boxes. A cinco voltas do fim, Silva, ainda em sexto, aproximava-se de Veríssimo, com a diferença entre os dois inferior a um segundo e meio. Sampaio, buscando a vitória, mantinha-se a menos de dois décimos de segundo de Gerardo.

Foi essa a diferença máxima entre os dois primeiros colocados no GP Petrobras nas quatro últimas quatro voltas. Gerardo recebeu a bandeirada final apenas 87 milésimos de segundo à frente de Sampaio. O pódio contou ainda com Oliveira, Martinez e Veríssimo. O argentino Nicolas Crexell, estreando na competição, foi desclassificado pela direção de prova por não cumprir o drive-thru que recebeu como punição por queima de largada.

MOTO 1000 GP – GP PETROBRAS – CATEGORIA GP 600
(Classificação final em Cascavel após 20 voltas)
1º) Maximiliano Gerardo (URU/Yamaha), MGBikes Yamaha Racing, 22min25s117
2º) Pedro Sampaio (RS/Kawasaki), Fábio Loko, a 0s087
3º) Matheus Oliveira (SP/Kawasaki), Procomps Racing Team, a 0s465
4º) Sebastian Martinez (ARG/Yamaha), MGBikes Yamaha Racing, a 3s582
5º) André Veríssimo (SP/Yamaha), MGBikes Yamaha Racing, a 9s908
6º) Joelsu "Mitiko" da Silva (PR/Kawasaki), Paulinho Superbikes, a 11s250
7º) Renato Andreghetto (SP/Kawasaki), PRT, a 19s556
8º) Lucas Bittencourt (PR/Kawasaki), Motul/DK Industries Motorsport, a 37s605
9º) Márcio Bortolini (PR/Honda), City Service BSB Racing Team, a 1min04s700
10º) Alex Pires (RJ/Honda), Center Moto Racing Team, a 1min04s912
11º) Marcelo Dias (BA/Honda), Aclat Racing, a 1 volta
12º) Antônio Télvio (RJ/Kawasaki), Team De Grandi, a 1 volta
13º) Márcio Fortunato (SP/Kawasaki), Sport Plus Racing, a 1 volta
14º) Breno Pinto (AM/Honda), PRT, a 1 volta
15º) Luiz Ferraz (SP/Kawasaki), Procomps Racing Team, a 1 volta
16º) Walteny Amaral (RJ/Kawasaki), Team De Grandi, a 2 voltas
NÃO COMPLETOU
Victor Moura (PR/Kawasaki), M2B Racing, a 19 voltas
DESCLASSIFICADO
Nicolas Crexell (ARG/Yamaha), Solorza Competition
Melhor volta: Silva, na 5ª, 1min05s928, média de 166,982 km/h

CLASSIFICAÇÃO
A classificação final da GP 600 no Moto 1000 GP, já considerado o descarte obrigatório de um resultado por piloto, foi a seguinte: 1º) Gerardo, 128 pontos; 2º) Sampaio, 115; 3º) Silva, 105; 4º) Veríssimo, 83; 5º) Solorza, 79; 6º) Martinez, 66; 7º) Oliveira, 56; 8º) Pires, 53; 9º) Laurentys, 47; 10º) Dias, 42; 11º) Bittencourt, 38; 12º) Télvio, 33; 13º) Santin, 28; 14º) Costa, 26; 15º) Amaral, 24; 16º) Figueiredo, 20; 17º) Fonseca, 10; 18º) M. Fortunato, 7; 19º) Heidmann, 4.
 
14/12/2014 - Grelak Comunicação - (45) 3037-6667 - Fotos: Equipe Sanderson/Grelak Comunicação

Legenda 1: Largada da GP 600 no GP Petrobras, com Maximiliano Gerardo em primeiro

Legenda 2: Maximiliano Gerardo venceu pela quarta vez no ano e tornou-se campeão brasileiro

Legenda 3: Pedro Sampaio, segundo colocado no GP Petrobras e vice-campeão brasileiro da GP 600

Legenda 4: Matheus Oliveira foi ao pódio em terceiro e finalizou a temporada como sétimo colocado

Legenda 5: Sebastian Martinez conquistou mais um pódio com o quarto lugar em Cascavel

Legenda 6: Campeão em 2012, André Veríssimo fechou sua participação na temporada com um quinto lugar

Legenda 7: Bandeirada final do GP Petrobras, com Gerardo e Sampaio separados por 0s087

Legenda 8: Pódio da categoria GP 600 em Cascavel com Gerardo, Sampaio, Oliveira, Martinez e Veríssimo

Legenda 9: Comemoração da MGBikes Yamaha Racing pelo terceiro título de Maximiliano Gerardo em 2014
 
.


--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales



NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: