Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Retrospectiva 2014-Moto 1000 GP: depois de 17 meses, liderança é brasileira


Retrospectiva 2014: Brasil volta à liderança do Moto 1000 GP depois de 17 meses

Wesley Gutierrez conquista vitória no GP Curitiba e vale-se de acidente do francês Matthieu Lussiana para comandar pontuação

  O GP Curitiba, sexta e antepenúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade em 2014, marcou a primeira aparição de um piloto do Brasil na liderança da categoria principal do Moto 1000 GP em 17 meses. A vitória do paranaense Wesley Gutierrez na corrida de 26 de outubro levou-o ao primeiro lugar na tabela de pontos da GP 1000, interrompendo um domínio estrangeiro que perdurava desde 26 de maio de 2013, quando Luciano Ribodino venceu a segunda prova da temporada, também no Autódromo Internacional de Curitiba, e assumiu o comando da pontuação, mantendo-o até a conquista do título – o campeonato de 2014 vinha sendo dominado pelo francês Matthieu Lussiana.

O resultado da antepenúltima corrida do ano foi definido na penúltima das 18 voltas do GP Curitiba. Lussiana assumiu a liderança da largada e lá se manteve até faltar uma volta e meia para a bandeirada final, quando sofreu um forte acidente na saída do S de alta – o francês saiu ileso, embora a BMW HP4 da Petronas Alex Barros Racing tenha ficado completamente destruída. Com a queda de Lussiana, a liderança foi herdada por Gutierrez, que conquistou sua segunda vitória no ano e ocupou pela primeira vez a liderança do Moto 1000 GP. O brasileiro da Motonil Motors-PDV Brasil chegou a 99 pontos, contra 94 do agora vice-líder Lussiana – as duas etapas finais teriam 54 pontos em jogo.

O terceiro na classificação geral da GP 1000 após a etapa passou a ser Danilo Lewis, com 72 pontos. Companheiro de equipe que Gutierrez, o paulista terminou a corrida em segundo, confirmando a primeira dobradinha do time chefiado pelos irmãos Nivaldo e Fábio Buzo – ultrapassou o argentino Marco Solorza, da Solorza Competition, a poucos centímetros da linha de chegada. Solorza ficou em terceiro. O pódio do GP Curitiba teve em quarto o português Miguel Praia, da Center Moto Racing Team, e o paranaense Diego Faustino, do Team Suzuki-PRT. No pódio, todos prestaram homenagem a Daniel Lenzi, piloto curitibano que perdeu a vida após um acidente durante os treinos livres.

Na série de acesso GP Light, Lucas Teodoro tornou-se o quinto piloto a vencer no ano. O paulista da BMW Motorrad Alex Barros Racing largou da pole e liderou maior parte da prova, até receber a bandeira quadriculada à frente de Rodrigo de Benedictis, paulista da Motonil Motors-PDV Brasil que terminou em segundo e alcançou a vice-liderança da temporada com 88 pontos, 10 a menos que o líder brasiliense Henrique Castro, sétimo na corrida pela City Service BSB. O pódio em Curitiba acolheu ainda o estreante catarinense Jean Vieira, terceiro pela MF Racing Team, o argentino Nicolas Tortone, quarto com a MGBikes Yamaha, e o paulista Fábio Adas, quinto pela Paulinho Superbike.

A prova da GP 600 teve dobradinha de pilotos argentinos. Juan Solorza fez sua segunda participação no Moto 1000 GP e levou Solorza Competition à vitória pela segunda vez, tendo o compatriota Sebastian Martinez, da MGBikes Yamaha, em segundo. O uruguaio Maximiliano Gerardo não participou do GP Curitiba para cumprir seus primeiros testes na Europa. Ainda assim, manteve-se líder do campeonato com 102 pontos, 13 à frente de Pedro Sampaio, gaúcho da Fábio Loko, que terminou em terceiro. O paranaense Suel Silva, da Paulinho Superbikes, foi quarto e manteve-se em terceiro na tabela com 84 pontos. O paulista Matheus Oliveira, da Procomps, fechou o pódio, em quinto.

A GPR 250, que tem as pequenas diferenças de tempo entre vencedor e segundo colocado como uma de suas características, testemunhou um fim de prova histórico no GP Curitiba, com pouco mais de meio segundo – exatos 523 milésimos – separando os sete primeiros colocados. Brian David, da Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, conquistou a segunda vitória no ano, 0s020 à frente de Ton Kawakami, segundo colocado. José Duarte, companheiro de equipe de David, tomou a reta como líder e terminou em terceiro, a 0s025 do vencedor. Meikon Kawakami, parceiro de Ton na Playstation-PRT, foi o sétimo e manteve a liderança com 112, 13 à frente de Lucas Torres, que terminou em quarto.
 
06/01/2015 - Grelak Comunicação - (45) 3037-6667 - Fotos: Equipe Sanderson/Grelak Comunicação

Legenda 1: Largada da categoria principal no GP Curitiba, sexta etapa do Moto 1000 GP em 2014

Legenda 2: Wesley Gutierrez (47) venceu pela segunda vez no ano e assumiu a liderança do campeonato

Legenda 3: Danilo Lewis (3) superou Marco Solorza (55) a poucos metros da bandeirada final e ficou em segundo

Legenda 4: Largada da categoria GP Light em Curitiba, com Lucas Teodoro (41) conquistando a primeira vitória

Legenda 5: Juan Solorza (52) e Sebastian Martinez (11) comemoraram dobradinha da Argentina na GP 600

Legenda 6: Suel Silva (34), Pedro Sampaio (28) e Matheus Oliveira (71) em disputa brasileira pelo terceiro lugar

Legenda 7: Bandeira quadriculada para a segunda vitória do até então invicto Juan Solorza na GP 600

Legenda 8: Brian David (35) e Ton Kawakami (27) em duelo direto pela vitória na série de formação de pilotos GPR 250

Legenda 9: A histórica chegada da GPR 250 no GP Curitiba, com apenas 0s523 separando os sete primeiros colocados
 
.



--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales



NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: