Depois de agendar no calendário oficial os campeonatos da Liga Nacional do Desporto Automobilístico (L.N.D.A.), em dezembro do ano passado, como comprova o documento em anexo, agora a Diretoria do Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) quer impedir a L.N.D.A. de realizar a Copa Turismo Show, a Stock 5000 e a Fórmula V, além do “Show Cars, a nova Mania, o que já acontecia há sete anos, antes com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico, que foi transformado na L.N.D.A. O que altera neste ano é que a Liga Nacional vai homologar, fiscalizar e regulamentar as provas, o que tirou a Federação Paranaense de Automobilismo da jogada. Seria esse o principal motivo?
No site oficial do Autódromo, uma carta assinada pela diretoria informa que o AIC é uma entidade privada, sem fins lucrativos, credenciada junto a Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), que é filiada a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que por sua vez é filiada a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A carta informa ainda que em consideração aos ajustes celebrados entre as entidades citadas, não serão realizadas provas de automobilismo sem a anuência prévia, direta ou indireta, destas entidades. Finalizando, a carta diz que não há registro de qualquer agendamento contratado de atividades da L.N.D.A. no calendário do Autódromo. “O AIC é uma empresa privada. Não precisa necessariamente ser filiada a alguma administração de desporto, muito menos se sujeitar as determinações que a CBA e a FPrA estão exigindo, porque tem autonomia própria. O agendamentos das atividades da L.N.D.A. foram realizadas em dezembro de 2009, porque agora não constam mais no calendário do AIC”, questiona Luciana Milczevsky, presidente da LNDA.
Desde o início desde mês, com medo de perder pista para a Liga Nacional do Desporto Automobilístico (L.N.D.A.), a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) vem arrumando formas de barrar os campeonatos da L.N.D.A. Tanto que publicou um comunicado no seu site, assinado pelo seu presidente Cleyton Tadeu Correia Pinteiro, dizendo que a Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) é “a única entidade de administração do desporto automotor autorizada a realizar provas automobilísticas no Estado do Paraná”. A mesma nota também foi divulgada no site da FPrA, dizendo ainda que o ato do presidente da CBA “tem o objetivo de sanar dúvidas disseminadas por pseudos dirigentes que visam denegrir a imagem da Federação Paranaense”.
Das duas coisas uma. Ou essas entidades que monopolizavam o automobilismo brasileiro e paranaense estão com medo da concorrência ou não conseguem interpretar as Leis vigentes. De acordo com a Lei 9.615/98 (Lei Pelé), as ligas nacionais não precisam de reconhecimento de outras entidades nacionais de administração do desporto, pois são entidades independentes. O segundo parágrafo do artigo 16 da referida Lei, diz que as ligas podem decidir se querem ou não filiar-se ou vincular-se a outras entidades de desporto, mas não são obrigadas. A única exigência da Lei Pelé, conforme determina o parágrafo 1º do artigo 20, é que as entidades de prática desportiva que organizarem Ligas devem comunicar a criação às entidades nacionais de administração do deporto da respectiva modalidade. A LNDA informou a existência da Liga à CBA, por meio de ofício extrajudicial.
Como filiada da CBA, a FPrA também faz pressão aos pilotos, manifestando-se de forma agressiva e autoritária, com ameaças de que irão banir os pilotos do automobilismo. Em uma das reuniões realizadas na Sede da Entidade, atacaram a L.N.D.A. dizendo que o piloto que disputasse os campeonatos da Liga teria a carteira cassada.
“A L.N.D.A. tem a mesma função de atuação da Confederação Brasileira de Automobilismo, seguimos as normas da F.I.A., por isso não precisamos do aval da Confederação para atuar no automobilismo. O que não entendemos ainda é porque a diretoria do AIC quer impedir as provas da L.N.D.A., será que é porque a CBA e a FPrA estão mandando?”, finaliza a presidente da L.N.D.A.
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