Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 25 de março de 2010

Gabriel Dias confiante após teste em Silverstone


Foto: Divulgação


Piloto curitibano andou sempre entre os três primeiros na pista molhada do tradicional circuito inglês

Gabriel Dias se mostra confiante para sua segunda temporada no prestigiado Campeonato Britânico de Fórmula 3 - sua primeira na International Class, categoria principal do torneio. Nesta quarta-feira (24), o curitibano da equipe HiTech andou sempre entre os três primeiros nas duas primeiras horas de ensaios, quando a pista estava molhada, e no geral marcou o sexto melhor tempo dos testes no Circuito de Silverstone.

Os ensaios de hoje foram os últimos antes da primeira rodada tripla do campeonato, que começa no dia 4 de abril no circuito de Oulton Park. Por isso, Gabriel demonstrou confiança com o desempenho do carro no teste. "Foram três horas de treino, dois terços deste tempo com chuva e pista molhada, e andamos muito bem", disse o curitibano, que neste período chegou a liderar a tabela de tempos e esteve sempre entre os três melhores.

"Depois a pista foi secando, e tivemos cerca de vinte minutos com o traçado 90% seco. Só que depois disso as coisas foram um pouco confusas por causa da quantidade de bandeiras vermelhas que interrompiam o treino, e isso atrapalhava demais o nosso planejamento", observou o piloto de 19 anos, que na última parte do dia não conseguiu encaixar uma volta rápida e terminou com o sexto melhor tempo - 1min41s361. "Tinha muito tráfego, alguns pilotos mais lentos na pista e o pessoal estava meio afoito para marcar tempo porque faltava pouco para o treino ser encerrado", apontou.

Antes de sua última saída para a pista, o plano da equipe Hitech era que Gabriel fizesse duas voltas de aquecimento dos pneus novos, para tentar em seguida uma sequência de giros rápidos. No entanto, não foi possível. "Quando saí, só tinha mais tempo para duas voltas. Então não foi uma saída do jeito que planejávamos. No entanto, fizemos uma volta decente, o que é bom e mostra a evolução da equipe em relação aos últimos treinamentos", disse.

A quantidade de bandeiras vermelhas revelou-se em uma preocupação para Dias. "Foram muitas bandeiras vermelhas, muitas mesmo, em todos os testes. Não sei se os outros pilotos estão mais agressivos, mas o fato é que tem muita gente saindo da pista, e causando estas interrupções", destacou. "Por isso não dá para planejar a sessão toda, porque são muitos os imprevistos, toda hora tinha que voltar para os boxes. Estes pneus precisam de duas voltas para o aquecimento correto, então temos que forçar um pouco mais já na primeira para maximizar o desempenho na volta seguinte e virar tempo", explicou.

Em sua primeira temporada na equipe Hitech, Gabriel afirmou que a adaptação aos métodos de trabalho do time, bem como ao carro, foram tranqüilos. "Estou bem confortável. Houve algumas mudanças do início do ano para cá, e desde então só temos melhorado. Deu para ver hoje que estamos em boa forma, conseguindo resultados bons mesmo em condições adversas. Por isso acredito que estamos um nível acima em relação ao que estávamos no começo. Não tem nem comparação com os primeiros testes", avaliou, animado.

Expectativas -A abertura da temporada 2010 do Campeonato Britânico de Fórmula 3 acontece nos dias 3 e 4 de abril em Oulton Park. Com o novo regulamento, serão três corridas por final de semana (quando até o ano passado eram duas), o que diminui o número de treinos livres. Em Oulton Park, por exemplo, os pilotos entrarão pela primeira vez na pista já para o treino classificatório.

"Vai ser difícil, porque teremos de chegar direto para o treino de classificação no sábado. Para o piloto é ruim, porque vamos entrar no carro depois de uma semana e meia sem guiar e já colocando pneu novo para virar tempo. Além disso, Oulton Park é uma pista difícil, antiga, e que não perdoa erros pelo fato de quase não ter áreas de escape. Qualquer batida significa meio dia perdido para consertar o carro", projetou.

Confira o calendário do Campeonato Britânico de Fórmula 3:

03-05/abril: Oulton Park
01-02/maio: Silverstone
22-23/maio: Magny Cours (França)
29-30/maio: Hockenheim (Alemanha)
17-18/julho: Rochingham
30-31/julho: Spa-Francorchamps (Bélgica)
07-08/agosto: Thruxton
14-15/agosto: Silverstone
29-30/agosto: Snetterton
25-26/setembro: Brands Hatch


Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Cleber Bernuci/Maria Domingues
11. 7283-3715
11. 3848-8670/72
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: