Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

sexta-feira, 19 de março de 2010

Treinos extras terminam com Lamborghini na frente em Interlagos


Bruno Garfinkel e Ricardo Mauricio
Credito: Fernanda Freixosa




Claudio Dahruj e Rafael Daniel foram os mais velozes no primeiro dia de atividades do fim de semana de abertura da temporada do Itaipava GT Brasil

Muita coisa mudou desde a última etapa da temporada passada, vencida por Claudio Dahruj e Rafael Daniel, com o novo Lamborghini Gallardo LP560. O grid, por exemplo, agora tem outros seis modelos iguais ao deles, mas por uma questão lógica de tempo de pista a dupla manteve a supremacia no primeiro dia de atividades do fim de semana de abertura da temporada 2010 do Itaipava GT Brasil. Foram os mais rápidos nas duas sessões de treinos extras desta quinta-feira (18).

"Sem dúvida, a experiência que nós temos com este modelo fez diferença. Dos sete carros, o nosso era o único que já tinha uma corrida. Então, os problemas naturais de início de trabalho que os pilotos estão enfrentando nós já tivemos no ano passado", explica Rafael Daniel. Os outros Lamborghini Gallardo LP560 chegaram somente no último fim de semana ao Brasil. E neste primeiro dia, como é normal, apresentaram pequenos problemas, especialmente um vazamento de óleo.

A medida adotada pelos técnicos da marca foi a retirada do câmbio para solucionar a questão e garantir que esteja tudo em ordem já para os treinos livres desta sexta-feira (19). Mas nos treinos extras o modelo de Claudio Dahruj e Rafael Daniel foi o único totalmente livre de complicações. "O resultado de hoje já era esperado. Estamos andando com este carro desde dezembro. Não é falta de humildade, nós sabemos a dificuldade que é colocar um carro novo na pista", diz Rafael Daniel.

Ele acredita que a dupla tem o domínio de 90% do potencial do Lamborghini Gallardo LP560, enquanto os demais terão, até o fim de semana, no máximo 70%. Mas a verdade é que a vantagem não foi tão grande assim: o segundo mais veloz do dia foi Ricardo Maurício, parceiro de Bruno Garfinkel, que com um modelo igual ficou distante apenas 0s044. "Tivemos os mesmos problemas dos outros pilotos, mas deu para sentir que este carro chega muito mais rápido", elogia Ricardo Maurício.

"O modelo anterior era mais dócil, este é mais arisco, mas pelo pouco que andamos conseguimos encontrar bons pontos para melhorar neste início de trabalho", acrescenta. Na sequência, apareceu o melhor Ford GT do dia, pilotado por Lico Kaesemodel, parceiro de Leonardo Burti. "Nós ainda temos muito o que evoluir, mas com certeza foi um bom início, este é o melhor tempo que eu já fiz na carreira aqui", comenta Lico Kaesemodel.

"Mesmo assim, acho que ainda estamos atrás dos novos modelos Lamborghini. O carro chegou neste fim de semana, viemos para cá com um acerto básico e sabemos que tem bastante coisa pela frente para fazer. Mas se trabalhar direitinho dá para ser competitivo", revela. Outro Ford GT, com Valdeno Brito e Matheus Stumpf, registrou a quarta melhor marca. Com o bom início dos dois carros, os pilotos do Porsche 911 GT3 S, Dodge Viper Competition Coupe e Ferrari F430 GT3 agora trabalham dobrado.

O que pode ajudar neste esforço é a equalização. Pelas primeiras impressões, Lamborghini Gallardo LP560 e o Ford GT parecem muito mais velozes de miolo e de reta, situação que, por uma questão de equilíbrio, a categoria sempre trabalha rápido para mudar. Na categoria Itaipava GTBR4, a dupla mais veloz foi Sergio Laganá e Alan Hellmeister, que apresentam bom rendimento desde a última etapa da temporada passada, também realizada em Interlagos.

"Não dá para fazer uma analise muito confiável dos treinos de hoje. Fiquei feliz com o resultado, mas só no treino desta sexta-feira é que saberemos realmente as verdadeiras condições dos carros. Mas temos boas chances de andar na frente. O mais importante é ter um carro rápido e confiável. Nosso objetivo é, pelo menos, repetir o desempenho da última etapa do ano passado, quando ficamos em terceiro", comenta Alan Hellmeister.

Os trabalhos começam cedo nesta sexta-feira: a primeira das duas sessões de treinos livres está agendada para 10h00. A outra, será às 13h25. No sábado (20), serão realizados os treinos classificatórios e a primeira corrida do fim de semana, às 16h10. No domingo (21), a programação começa com a prova preliminar do TNT SuperBike, às 12h00. A segunda prova do Itaipava GT Brasil, com transmissão ao vivo da Record News, será às 13h30.

OS DEZ PRIMEIROS NESTA QUINTA-FEIRA
1 Claudio Dahruj/Rafael Daniel, Lamborghini, 1min34s622
2 Bruno Garfinkel/Ricardo Maurício, Lamborghini, 1min34s771
3 Lico Kaesemodel/Leo Burti, Ford, 1min34s918
4 Valdeno Brito/Matheus Stumpf, Ford, 1min35s713
5 Vanue Faria, Lamborghini, 1min35s717
6 Eduardo Souza Ramos/Leandro Almeida, Ford, 1min36s270
7 Marcos Gomes/Thiago Viana, Ferrari, 1min36s741
8 Chico Serra/João Adibe, Lamborghini, 1min36s862
9 Xandy Negrão/Andreas Mattheis, Ford, 1min37s083
10 Antonio Hermann, Porsche, 1min37s139

A PROGRAMAÇÃO DO ITAIPAVA GT BRASIL

Sexta-feira (19)
08h55 - 09h50 1º Treino Livre - TNT SuperBike
10h00 - 11h00 1º Treino Livre - Itaipava GT Brasil
11h10 - 12h05 2º Treino Livre - TNT SuperBike
12h15 - 13h15 1ª Aula Prática - GT Training
13h25 - 14h25 2º Treino Livre - Itaipava GT Brasil
14h35 - 15h35 2ª Aula Prática - GT Training
15h45 - 16h40 3º Treino Livre - TNT SuperBike
16h50 - 17h50 3ª Aula Prática - GT Training

Sábado (20)
08h00 - 08h45 1º Treino Classificatório - TNT SuperBike
08h55 - 09h40 3º Treino Livre - Itaipava GT Brasil
09h50 - 10h35 2º Treino Classificatório - TNT SuperBike
10h45 - 11h35 4ª Aula Prática - GT Training
11h45 - 12h05 1º Treino Classificatório - Itaipava GTBR3
12h10 - 12h30 1º Treino Classificatório - Itaipava GTBR4
12h35 - 12h55 2º Treino Classificatório - Itaipava GTBR3
13h00 - 13h20 2º Treino Classificatório - Itaipava GTBR4
13h25 - 14h10 3º Treino Classificatório - TNT SuperBike
14h20 - 15h10 5ª Aula Prática - GT Training
15h20 - 15h35 Super Pole - TNT SuperBike
16h10 1ª Etapa - Itaipava GT Brasil

Domingo (21)
09h00 - 09h15 Warm Up - TNT SuperBike
09h30 - 09h45 Warm Up - Itaipava GT Brasil
12h00 1ª Etapa - TNT SuperBike
13h30 2ª Etapa - Itaipava GT Brasil

OS VENCEDORES DO ITAIPAVA GT BRASIL EM INTERLAGOS

2009 Claudio Dahruj/Rafael Daniel
2009 Miguel Paludo/Valdeno Brito
2009 Miguel Paludo/Ricardo Maurício
2009 Claudio Ricci/Rafael Derani
2009 Miguel Paludo/Ricardo Maurício
2009 Claudio Ricci/Rafael Derani
2009 Claudio Ricci/Rafael Derani
2009 Clemente Lunardi/Constantino Jr
2008 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2008 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2008 Alceu Feldmann/Lico Kaesemodel
2008 Paulo Bonifácio/Ingo Hoffmann
2008 Ricardo Rosset/Walter Salles
2008 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2007 Xandy Negrão/Andreas Mattheis
2007 Xandy Negrão/Andreas Mattheis

CALENDÁRIO DO ITAIPAVA GT BRASIL

Data Etapa Circuito, Estado

20 e 21 de março 1ª e 2ª etapas Interlagos, São Paulo
24 e 25 de abril 3ª e 4ª etapas Curitiba, Paraná
15 e 16 de maio 5ª e 6ª etapas Interlagos, São Paulo
17 e 18 de julho 7ª e 8ª etapas Jacarepaguá, Rio de Janeiro
07 e 08 de agosto 9ª e 10ª etapas Interlagos, São Paulo
11 e 12 de setembro 11ª e 12ª etapas Velopark, Rio Grande do Sul
30 e 31 de outubro 13ª e 14ª etapas Curitiba, Paraná
27 e 28 de novembro 15ª e 16ª etapas Interlagos, São Paulo

ESTATÍSTICAS DO ITAIPAVA GT BRASIL

VITÓRIAS

Xandy Negrão, 14
Andreas Mattheis, 14
Alceu Feldmann, 7
Paulo Bonifácio, 5
Claudio Ricci, 5
Rafael Derani, 5
Ricardo Rosset, 4
Walter Salles, 4
Miguel Paludo, 4
Ricardo Maurício, 3
Allam Khodair, 2
Marcelo Hahn, 2
Lico Kaesemodel, 2
Chico Longo, 1
Daniel Serra, 1
Clemente Lunardi, 1
Constantino Jr, 1
Ingo Hoffmann, 1
Matheus Stumpf, 1
Ramon Matias, 1
Norberto Gresse, 1
Thiago Marques, 1
Thiago Camilo, 1
Valdeno Brito, 1
Claudio Dahruj, 1
Rafael Daniel, 1

POLES

Xandy Negrão, 13
Andreas Mattheis, 13
Ricardo Rosset, 7
Walter Salles, 7
Claudio Ricci, 5
Rafael Derani, 5
Alceu Feldmann, 4
Paulo Bonifácio, 4
Chico Longo, 4
Daniel Serra, 4
Matheus Stumpf, 3
Ramon Matias, 3
Miguel Paludo, 1
Ricardo Maurício, 1
Clemente Lunardi, 1
Constantino Jr, 1
Lico Kaesemodel, 1
Norberto Gresse, 1
Carlos Crespo, 1
Roberto Moreno, 1
Valdeno Brito, 1
Claudio Dahruj, 1
Rafael Daniel, 1
Nelson Merlo, 1

MELHORES VOLTAS

Claudio Ricci, 11
Xandy Negrão, 9
Andreas Mattheis, 9
Ricardo Rosset, 7
Walter Salles, 7
Walter Derani, 6
Rafael Derani, 5
Chico Longo, 4
Daniel Serra, 4
Carlos Crespo, 2
Roberto Moreno, 2
Claudio Dahruj, 2
Rafael Daniel, 2
Alceu Feldmann, 1
Paulo Bonifácio, 1
Allam Khodair, 1
Marcelo Hahn, 1
Clemente Lunardi, 1
Constantino Jr, 1
Ingo Hoffmann, 1
Lico Kaesemodel, 1
Matheus Stumpf, 1
Ramon Matias, 1
Thiago Camilo, 1
Ronaldo Freitas, 1
Bruno Garfinkel, 1
Chico Serra, 1

VITÓRIAS POR MARCA

Ford, 12
Viper, 9
Ferrari, 8
Lamborghini, 8
Porsche, 5

POLES POR MARCA

Ford, 16
Ferrari, 11
Lamborghini, 7
Viper, 6
Porsche, 2

MELHORES VOLTAS POR MARCA

Ferrari, 18
Ford, 15
Lamborghini, 6
Viper, 2
Porsche, 1



Claudio Dahruj e Rafael Daniel
Credito: Luca Bassani



Lico Kaesemodel e Leo Burti
Credito: Luca Bassani



Assessoria de Imprensa – Itaipava GT Brasil
TIAGO MENDONÇA
Tel.: (11) 3045.0836
Cel.: (11) 8331.5464
imprensa@sro-la.com.br




VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: