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sábado, 13 de março de 2010

São Paulo Indy 300 tem 648 Firestone Firehawk à disposição das equipes



Pneu-reserva, com faixa vermelha, é mais aderente, mas se desgasta mais rápido




Categoria exige que os carros usem dois tipos de compostos para pista seca durante a prova. Melhores pilotos farão manobra de exibição para o público


Pelo regulamento da IZOD Indycar Series, para etapa do calendário, a Firestone Racing - fornecedor oficial da categoria - deve disponibilizar às equipes duas especificações de compostos de pneus para pista seca (slick), ou seja, lisos, sem sulcos para drenagem de água. Uma mais resistente, chamada de pneus principais, idenficada pela parede externa toda preta, que permite aos carros percorrerem um número maior de voltas sem perda de eficiência.

Os pneus-reserva, identificados pela faixa vermelha nas laterais, são idênticos em construção aos principais, mas seu composto da banda de rodagem (face do pneu que entra em contado com o piso) é mais leve, o que confere maior aderência e permite voltas mais rápidas; em compensação, têm menor autonomia, por se desgastar mais rapidamente. Se as circunstâncias exigirem, os pneus de chuva, ou seja, com sulcos, estão disponíveis em especificações mais leves, com a indicação de "circuito de rua chuvoso".

Todos os carros devem usar ao menos um jogo de pneus principais e outro de pneus-reserva novos durante a corrida, por pelo menos duas voltas em bandeira verde cada um. Fora essas condições, as equipes podem empregar seu lote de pneus Firestone de acordo com suas estratégias durante o final de semana.

A Firestone Racing trouxe para o Brasil compostos com especificações testadas para o novo circuito de São Paulo. Os Firehawk principais vêm com a mesma composição que usada no ano passado nos circuitos de rua de Long Beach, nos Estados Unidos, e em Toronto, no Canadá. A comoposição dos pneus-reserva para São Paulo é idêntica à dos pneus principais utilizados em 2009, na prova de São Petersburgo.

Ao todo, serão fornecidos 648 Firestone Firehawk na configuração principal para pista seca (lateral preta), sendo que cada carro recebe seis jogos, num total de 24 pneus. Em relação aos pneus-reserva (lateral-vermelha), foram trazidas 318 unidades, com cada inscrito recebendo três jogos (num total de 12 pneus).

Para o caso de a corrida ser disputada sob chuva, a Firestone Racing trouxe 364 pneus sulcados, cinco jogos para cada carro, disponíveis de acordo com a necessidade da equipe.

"Os pneus Firestone escolhidos para este evento - nas especificações principal e reserva - são testados em corrida, então mesmo sendo uma nova pista, antecipamos que os Firehawk enfrentarão o que as ruas de São Paulo tiverem a oferecer. Todos os anos de presença da Firestone na Fórmula Indy demonstram uma história de confiabilidade, durabilidade e consistência dos pneus Firehawk em ualquer circuito", disse Al Speyer, Diretor Executivo da Firestone Racing.

Em todas as etapas da Fórmula Indy em 2010, a Firestone Racing nomeará os três pilotos que melhor utilizarem seus pneus Firestone para fazer uma manobra corajosa e emocionante durante o evento. Os fãs podem entrar em www.indycar.com e votar no piloto que eles acreditam ter feito a manobra mais excepcional da corrida. O vencedor no Brasil ganhará U$ 10 mil e será anunciado em São Petersburgo, em 28 de março.



Fotos: Divulgação/Firestone



Pneu principal, mais resistente, permite percorrer um número maior de voltas




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