Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 24 de março de 2010

Burti espera equilíbrio e temporada competitiva





Piloto estréia pelo Itaipava Racing Team em Interlagos e prevê melhora de 3 segundos no tempo de volta em relação ao último ano


Passaram-se mais de três meses desde a última corrida da temporada 2009 da Stock Car, e a ansiedade dos pilotos fica mais evidente às vésperas da etapa de abertura da Copa Caixa Stock Car 2010, que acontece neste final de semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Principalmente por causa das inovações que a categoria adotou para este ano, como os novos, mais leves, modernos e potentes motores, a introdução da injeção eletrônica de combustível, a adoção do etanol e os novos compostos de pneus - mais rápidos e resistentes.

Para Luciano Burti, as novidades vão além disso. O piloto estréia na equipe Itaipava Racing Team, comandada por Maurício Ferreira. "A adaptação ao novo ambiente tem sido muito boa, e me dei muito bem, até pessoalmente, com o Maurício, e isso ajuda bastante no trabalho dentro da pista, na relação profissional. Ainda trabalhamos pouco, mas até agora eu gostei bastante", observou Burti, que venceu a etapa de Tarumã, no ano passado, e disputou os playoffs da categoria.

Os testes realizados no início do mês para adaptação dos pilotos e equipes às novas configurações dos carros, ainda foram inconclusivos, na opinião de Luciano. No entanto, a Vicar - empresa que organiza a Copa Caixa Stock Car - colocou um dia extra de ensaios para esta quinta-feira, antes do início da programação de treinos oficiais. "Como andamos pouco nos testes, precisamos de quilometragem, principalmente em função do novo motor, porque ele não dá diferença apenas de reta, mas muda tudo: equilíbrio do carro, tração, saída de curva, etc.. Temos 90% de certeza de que os problemas que surgiram para todos durante estes treinos foram solucionados, mas teremos a comprovação na quinta-feira", disse Burti.

Segundo ele, já no primeiro teste realizado, os tempos de volta em Interlagos melhoraram dois segundos em comparação com o modelo de motor anterior. "Ainda tem mais um segundo para tirarmos, mas isso vem com mais trabalho no carro, já que teremos mais uma chance de nos adaptar ao carro com novo motor, novos pneus... Uma diferença grande em relação ao que tínhamos no ano passado e que exige outros ajustes", comentou.

Competitividade - Na temporada passada, foram 10 vencedores diferentes em 12 corridas realizadas, prova do equilíbrio da Stock Car. E para este ano, o piloto do Itaipava Racing Team acredita em um campeonato extremamente competitiva. "Acho que este ano tem tudo para ser o mais competitivo desde que comecei na Stock, em 2005. Tem muito piloto bom em equipes boas e carros competitivos, então vai ser bastante disputado", afirmou.

"A expectativa é a melhor possível em termos de disputa, mas a gente olha para o próprio desempenho pensando no resultado, e aí fica mais difícil de prever. Uma coisa é certa: não vai ser moleza", apontou o piloto do carro número 14.

Programação para Interlagos (Copa Caixa Stock Car):

Quinta-feira (25 de março):
15h00 - 17h35: Treino coletivo (máximo de 17 voltas por carro)

Sexta-feira (26 de março):
12h30 - 14h00: 1º treino livre
15h20 - 16h50: 2º treino livre

Sábado (27 de março):
08h15 - 09h40: 3º treino livre
11h20 - 12h50: Treino Classificatório

Domingo (28 de março):
11h00 - Largada

Confira o site do piloto Luciano Burti: www.lucianoburti.com.br

Foto: Luca Bassani:



ReUnion Press
/Rodolpho Siqueira/Cleber Bernuci/Maria Domingues
11. 3848-8670/72
11. 7860-8917
11. 7863-2965
press@reunion.com.br
Av. das Olimpíadas, 200 / 10o Andar
Vila Olímpia – São Paulo – SP
Tel. + 55 11 3848.8668
www.reunion.com.br



VOLTAR À PÁGINA INICIAL

Nenhum comentário: