Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 29 de março de 2010

FMX tem show de manobras radicais e vitória de Marcelo Simões


Marcelo Simões fez uma volta muito boa e consegui
encaixar nove manobras



Paulista leva o título em prova marcada por tentativa de back flip de Fred Kyrillos


Um show de acrobacias. Foi isso que o público que esteve na Arena Jump Festival, em Jacareí (SP), neste domingo (28) pode acompanhar. O ápice aconteceu com a disputa do aguardado Freestyle Motocross, o FMX. Depois de uma bateria eliminatória, os seis melhores passaram para a final, e então, o espetáculo foi ainda maior, e consagrou Marcelo Simões como o campeão do FMX. Fred Kyrillos e Giancarlo Bergamini completaram o pódio.

Além dos três primeiros, Jeff Campacci, Pedro Nogalli, e Fernando Daud "Nando" fizeram apresentações de altíssimo nível. Para o juiz Gianpaulo Bergamini, o Paô, todos os atletas estão de parabéns. "A competição foi muito acirrada. O que fez a diferença foi que o Simões e o Gian conseguir fazer nove saltos, e isso melhorou muito a nota deles", explicou. Paô também é piloto de FMX, mas está se recuperando de uma cirurgia no ombro direito.

Simões comemorou muito o primeiro lugar. "Eu vim meio destreinado, devido à outros compromissos não sabia se poderia vir ao Jump Festival, mas, mesmo assim, esperava um bom resultado. Eu sempre venho para as competições para fazer o meu melhor, independente da volta dos outros pilotos, e hoje deu tudo certo", disse o atleta de Herculândia.

Ele ainda comentou o show de manobras que os cinco melhores pilotos fizeram após a competição. "A Jam Session no final foi muito legal também, a pista é bem grande, técnica e segura, então pudemos explorar bem os espaços. Me diverti muito durante o fim de semana, e voltar campeão para casa, foi perfeito!", completou.

Terceiro colocado em Jacareí, Giancarlo Bergamini ficou surpreso com a sua colocação. "Eu queria muito ir para o pódio, porque nas últimas competições estava ficando sempre em quarto. Tive um treino difícil, errei um pouco na classificação, e decidi relaxar. Depois disso, acertei a última volta, que foi bem redonda", comemorou o piloto de Barueri.

Outra boa surpresa foi Pedro Nogalli, o Pedrinho. O Jump Festival foi apenas a segunda competição do jovem de 16 anos entre os profissionais, e a primeira em que ele se classificou para a final. "Eu sempre via os caras na TV e dizia que queria fazer isso também. Hoje eu estava junto deles e isso foi uma realização pessoal. Eu venho treinando bastante, e ainda quero melhorar muito meus saltos e manobras para chegar ao nível desses caras. Além disso, a torcida ajudou muito, com certeza, eles me ajudaram a melhorar a minha volta, isso me faz bem, não me sinto pressionado", comentou o ousado piloto.

Fred Kyrillos protagonizou um dos grandes momentos desta tarde na arena de cerda de 5 mil m² do FMX. Após diversas voltas fortes, Fred decidiu arriscar o "back flip" - uma das manobras mais difíceis da modalidade, que consiste em um looping para trás. O piloto, que há cerca de um ano treina a manobra, já havia conseguido concluí-la na terra nos Estados Unidos, mas ainda não conseguiu acertar em competições. Ele queria que a primeira vez fosse no Jump Festival. Infelizmente, Kyrillos não conseguiu completar a manobra e caiu, fraturando o fêmur da perna esquerda.

"O Fred estava mandando muito bem, ele está elevando o nível da competição, nos forçando a fazer o nosso melhor. O acidente é coisa do nosso esporte, mas tenho certeza que ele vai voltar e mandar o back flip", analisou Giancarlo Bergamini. O atleta foi atendido dentro da pista pela equipe médica, levado ao hospital da cidade e vai ser transferido para São Paulo, para todos os procedimentos necessários.

O campeão do terceiro Jump Festival também se solidarizou com o companheiro de esporte. "Ele (o Fred) me disse hoje (domingo) de manhã que iria ‘flipar’, pois ele estava se preparando para fazer a manobra há muito tempo e estava na hora de tentar em uma competição. Infelizmente, não deu certo. Esses acidentes são coisa do esporte, mas a hora dele vai chegar", contou Simões.

Confira o resultado da final do FMX:
1. Marcelo Simões - 250
2. Fred Kyrillos - 230
3. Giancarlo Bergamini - 215,5
4. Jeff Campacci - 191
5. Fernando Daud "Nando" - 167
6. Pedro Nogalli "Pedrinho" - 165,5

Organizado pela CBER (Confederação Brasileira de Esportes Radicais), o Jump Festival tem o patrocínio de Guaraná Antarctica e LG (Circuito Nacional de Bike e Skate) e Telefônica (Circuito Brasileiro de FMX). A comercialização do evento é da ReUnion Sports & Marketing.

Fotos: Gustavo Epifanio


Fred Kyrillos durante a tentativa do back flip


Giancarlo Bergamini voa alto para executar um "tsunami"


Pódio do FMX do Terceiro Jump Festival



ReUnion Press
André Stepan / Rodolpho Siqueira / Fábio Ometto / Leonardo Murgel
11. 3848-8671 / 70 / 72
press@reunion.com.br

Nenhum comentário: