Durante a noite, o trânsito das cidades está cada vez mais perigoso. Além da falta de visibilidade que o escuro traz, muitos outros detalhes fazem com que guiar um automóvel à noite necessite de cuidados especiais. De acordo com o piloto da Stock Car e que competirá nas 12 Horas de Tarumã, Vitor Genz, um dos principais cuidados é manter as luzes do carro sempre funcionando. - Cuidar das luzes do carro é uma obrigação para qualquer motorista, de carro de passeio aos carros de competição. Numa corrida noturna, é imprescindível regular os faróis para as curvas. Na rua, precisamos manter os faróis em bom estado para poder enxergar a estrada e os perigos que a escuridão pode ocultar - destaca Vitor Genz. Segundo o piloto, um conselho das pistas de corrida que é muito útil para as ruas noturnas é a sinalização. - Os pilotos profissionais estão bem instruídos a jamais desligar e apagar todo o carro em casos de problemas com o veículo. É muito perigoso parar o carro no meio da rua e desligar todo ele. Os carros de corrida possuem adesivos reflexivos, para alertar os outros pilotos. Para ter uma ideia da importância disto, se um carro está com lanterna ou farol queimados, o piloto é obrigado a parar nos boxes em, no máximo, três voltas para manutenção. Se não parar, o piloto pode ser excluído - explica. Acostumado com corridas como as 12 Horas de Tarumã, que inicia à meia noite e encerra ao meio dia, Genz explica que o piloto precisa ter muito mais atenção durante a noite. Por isto, alguns detalhes devem ser levados em conta, como o cheiro. - Como não conseguimos enxergar bem durante a noite, os pilotos acabam se preocupando com detalhes diferentes de quem só pilota durante o dia. Eu fico muito atento aos cheiros da pista. A noite encobre vazamentos de óleo, por exemplo. Por isto, se eu sinto algum cheiro diferente, já fico mais antenado. O vazamento de óleo pode causar acidentes feios - ressalta. Outro truque do único piloto gaúcho na Stock Car é aumentar a margem de segurança durante as corridas noturnas. - O piloto tem que estar sempre ligado. Eu aumento a margem de segurança e não ando com o carro no limite. Tiro o carro um pouco antes, freio um pouco antes. De noite, não precisamos andar no limite. É muito arriscado - afirma. Como normalmente não dirige durante a noite, Vitor Genz revela seu segredo para se manter alerta e atento nas 12 Horas de Tarumã. O piloto relata que sua estratégia inicia dias antes da corrida. Ele começa a ficar acordado e dormir mais tarde nos dias anteriores. Assim, dorme até mais tarde nos dias que antecedem a corrida e vai se habituando com o horário noturno. Para motoristas normais, ele aconselha estar sempre descansado e com o sono em dia para pegar a estrada. Informações para a Imprensa: Sobre Vitor Genz Estreante em 2013, Vitor Genz possui passagens por outras categorias da família Stock Car, como Stock Jr., Copa Vicar, Copa Montana e Mini Challenge, sagrando-se campeão com o Mini em 2012. Em seu segundo ano, o gaúcho defende uma equipe de importante tradição na categoria, o que já trouxe bons resultados. PlayPress Assessoria de Imprensa Fones: (51) 3361.6016 / (51) 8536.0690 / (51) 8536.0691 Redação: Mariana da Rosa Coordenação: Marcelo Matusiak | Marcelo Matusiak Pilotos aceleram em Tarumã Alta | Web
Marcelo Matusiak Iluminação é uma questão de segurança para todos Alta | Web
Marcelo Matusiak Ajustes de luzes fazem toda diferença Alta | Web
Marcelo Matusiak Curva do Tala Larga durante a noite Alta | Web
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário