Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Maior duração das corridas da Stock Car em 2015 cria espécie de "rodada tripla" em Ribeirão Preto


Maior duração das corridas da Stock Car em 2015 cria espécie de "rodada tripla" em Ribeirão Preto

Depois de inovar com as rodadas duplas em 2014, Stock terá 16 minutos a mais de corrida no formato que faz sua estreia neste domingo em Ribeirão Preto; segundo Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing, alteração é tão significativa que é "como se houvesse uma terceira prova" na programação

A segunda etapa da Stock Car 2015 será disputada neste final de semana no circuito de rua de Ribeirão Preto, interior paulista. A grande novidade para a prova é a volta da rodada dupla, que para esta temporada foi ampliada: serão duas baterias, uma de 48 minutos mais uma volta e outra com 28 minutos mais uma volta.

Ao todo, o crescimento de 16 minutos em relação ao formato do ano passado faz com que as equipes estejam trabalhando com um planejamento de corrida totalmente novo. "É quase uma rodada tripla, pensando que 16 minutos a mais é praticamente a duração da prova menor em 2014", diz Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Shell Racing.

A etapa de Ribeirão Preto nunca foi disputada neste formato, já que em 2014 ela ficou fora do calendário da Stock Car. Na última vez em que a prova foi disputada, Valdeno Brito foi um dos destaques: o paraibano largou do 7° lugar e garantiu um lugar no pódio com a equipe Shell Racing.

"A última vez que estive em Ribeirão eu tive um bom resultado, com um carro rápido no final de semana todo e terminando com um pódio, após o terceiro lugar. A expectativa para esse ano é lutar por dois pódios, sabendo que a gente esteve rápido na pré-temporada e também em Goiânia. Como não haverá parada para reabastecimento e troca de pneus, é preciso largar bem na primeira corrida e ficar sempre entre os primeiros desde os treinos livres", analisa o piloto do carro 77.

Ricardo Zonta, piloto que estreou na equipe Shell Racing na etapa passada, destaca que a pista de Ribeirão Preto é bastante travada e o calor é uma das principais dificuldades. "Esta é uma corrida muito exigente para pilotos e também para o equipamento, que sofre com forte desgaste de freios e também com a alta temperatura do motor", diz o ex-piloto de F-1.

Além da volta da rodada dupla, uma novidade em Ribeirão Preto é que as corridas não terão janela obrigatória de troca de pneus e reabastecimento, que será feito no próprio grid da segunda corrida, a exemplo do que ocorreu na rodada dupla de Salvador, no ano passado, a primeira disputada em circuito de rua neste formato.

"Sem dúvida a responsabilidade dos pilotos será ainda maior nesta etapa, já que não será possível recuperar terreno perdido com estratégia. Será tudo decidido na pista. Ao mesmo tempo, temos que trabalhar ainda mais focados em ter um carro rápido na classificação mas que também aguente fazer 80 minutos de corrida, somando as duas baterias, sem ter muito desgaste de freios, motor e pneu. Será uma das etapas mais interessantes da temporada justamente por este formato diferente", diz Mattheis.

Os treinos para a segunda etapa da Stock Car começam nesta sexta-feira em Ribeirão Preto. A primeira corrida terá largada no domingo, às 11h, e a segunda, às 12h30, ambas com transmissão ao vivo do Sportv.

Confira a programação para a segunda etapa da Stock Car 2015:

Sexta-feira, 03/04
16h00 - 16h15 - Shakedown (Grupo 1) Stock Car
16h30 - 16h45 - Shakedown (Grupo 2) Stock Car

Sábado, 04/04
08h00 - 08h40 - 1o Treino (Grupo 1) Stock Car
08h50 - 09h30 - 1o Treino (Grupo 2) Stock Car
11h00 - 11h40 - 2o Treino (Grupo 1) Stock Car
11h50 - 12h30 - 2o Treino (Grupo 2) Stock Car
14h00 - 15h00 - Treino Classificatório - Stock Car

Domingo, 05/04
11h00 - Largada corrida 1 Stock Car (40 voltas ou 48 minutos + 1 volta)
12h30 - Largada corrida 2 Stock Car (22 voltas ou 28 minutos + 1 volta)

Sobre a Raízen:

A Raízen se destaca como uma das maiores empresas de energia do Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. Produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e gera mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa conta ainda com uma rede formada por 5.245 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 900 lojas de conveniência Shell Select.

Carsten Horst/ Hyset/ RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Carro 10 foi usado por Zonta e Villeneuve na etapa passada
Alta | Web

Bruno Gorski/ Hyset/ RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Valdeno Brito
Alta | Web

Rafael Gagliano/ Hyset/ RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Ricardo Zonta
Alta | Web

Bruno Gorski/ Hyset/ RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Valdeno Brito
Alta | Web

Rafael Gagliano/ Hyset/ RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Ricardo Zonta
Alta | Web

Rafael Gagliano/ Hyset/ RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Valdeno Brito já subiu no pódio pela Shell Racing em Ribeirão
Alta | Web

Bruno Gorski/ Hyset/ RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Corrida em Ribeirão não terá troca de pneus
Alta | Web


 



--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales



NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: