Piloto britânico segue firme no processo de recuperação depois do abandono na primeira etapa da temporada, em Mônaco
Kris Meeke esteve praticamente perfeito nesta sexta-feira (5), no primeiro dia do Rally Internacional de Curitiba, prova brasileira do Intercontinental Rally Challenge, o IRC. Das sete especiais disputadas ele ganhou seis. Depois de abandonar a primeira etapa, em Monte Carlo, Mônaco, o piloto britânico, atual campeão da categoria e vencedor da edição passada do rali, começou a mostrar força logo pela manhã, ao vencer as quatro especiais.
No entanto, não foi fácil conseguir a façanha. "O maior problema que enfrentei foi com diferença de piso. Em alguns momentos eu encontrava pontos secos e em outros, molhados. Isso acabou com a vantagem que eu tinha de conhecer a etapa da prova do ano passado", afirmou Kris Meeke. Tudo em função das mudanças climáticas: da chuva forte da véspera para o dia ensolarado nas proximidades de Curitiba (PR).
Kris Meeke foi beneficiado por um problema que Juho Hanninen teve ainda no primeiro trecho, o de Campo Magro. Atual vice-líder do campeonato e primeiro a largar, o piloto finlandês tinha tudo para estar mais próximo dos principais adversários, mas um pneu furado fez com que ele terminasse o período da manhã apenas em quinto lugar. À tarde, esboçou recuperação com o melhor tempo da quinta especial - antepenúltima do dia.
Mas o britânico retomou o controle da situação e venceu as duas seguintes. No final do dia, Kris Meeke terminou com o primeiro lugar, com uma razoável vantagem de 32s7 sobre o segundo colocado, Guy Wilks. Juho Hanninen melhorou um pouco, subindo para quarto após a sétima e última especial, a de Ouro Fino. Daniel Oliveira fechou o dia como o melhor brasileiro, em sexto lugar.
Eduardo Scheer, campeão brasileiro em 2008 na categoria N2 Light e em 2009 na A6, filho de Oswaldo Scheer, atual campeão brasileiro da N4, também merece destaque. Com seu Mitsubishi Lancer Evo 9, ele foi o sétimo colocado no geral, andando perto dos favoritos que correm com os poderosos S2000. Neste sábado sera realizada a segunda e última parte da etapa brasileira do IRC, com dois trechos muitos especiais.
Integram a programação as especiais Rio Pesqueiro, que é mais bonita do trajeto, e Bocaiúva, a mais longa e desafiadora do dia de encerramento. A competição termina com a disputa do Super Prime, a grande novidade do rali. A especial em circuito fechado será a 15ª e última do Rally Internacional de Curitiba. Os pilotos precisam se desdobrar para tentar neste sábado (6) impedir o que aconteceu em 2009: vitória esmagadora de Kris Meeke.
O RESULTADO PARCIAL DO RALLY DE CURITIBA
1) Kris Meeke e Paul Nagle
Peugeot 207 S2000 N/4
49min17s2
2) Guy Wilks e Philip Pugh
Škoda Fabia S2000 N/4
+ 32s7
3) Jan Kopecký e Petr Starý
Škoda Fabia S2000 N/4
+ 1min10s00
4) Juho Hänninen e Mikko Markkula
Škoda Fabia S2000 N/4
+ 1min42s7
5)Bruno Magalhães e Carlos Magalhães
Peugeot 207 S2000 N/4
+ 2min7s9
6)Daniel Rolim Oliveira e Denis Giraudet
Peugeot 207 S2000 N/4
+ 5min58s7
7) Eduardo Scheer e Geferson Pavinatto
Mitsubishi Lancer Evo IX N/4
+ 7min16s10
8) Eduardo Peredo e Claudio Bustos
Mitsubishi Lancer Evo IX N/4
+ 7min19s5
9) Roberto Theodoro e Nano Waschemburger
Peugeot 207 A/6
+ 8min53s30
10) Marcos Tokarski e Laércio Reginatto
Peugeot 207 A/6
+ 9min16s0
O RALLY DE CURITIBA - ETAPA POR ETAPA
DIA 2
Bocaiúva
Especial 08
28 km
Sem dúvida, uma das especiais que podem decidir o rali, por sua extensão e complexidade (é a maior da prova). Exige muito da pilotagem e navegação. Bastante sinuosa.
Rio Pesqueiro
Especiais 09 e 12
15 km
Considerada uma das partes mais bonitas do rali, com curvas abertas, descidas em alta velocidade. Tem trechos mais complicados, mas em geral é formada por curvas de alta.
Quatro Barras
Especiais 10 e 13
19 km
Lembra a especial Rio Pesqueiro: no meio dela há pontos travados, mas é de média para alta velocidade. É a especial que mais sofreu mudanças em relação a 2009. O início é todo novo.
Nobre
Especial 11
10 km
Especial mais curta do rali. A maior curiosidade é que seu início é idêntico ao da especial Campina (14) e seu final igual à especial Bocaiúva (08). Apenas o trecho intermediário é único.
Campina
Especial 14
23 km
Uma das mais tradicionais do rali, realizada desde as primeiras edições do Rally da Graciosa. Como sua parte final já terá sido percorrida duas vezes, a confiança pode trair alguns pilotos.
PROGRAMAÇÃO DO RALLY DE CURITIBA
Sábado (6)
08h20 SS8, Bocaiuva, 28.05 km
09h10 SS9, Rio Pesqueiro, 15.06 km
10h50 SS10, Quatro Barras, 12.02 km
10h50, SS11, Nobre, 10.14 km
13h25, SS12, Rio Pesqueiro, 15.06 km
14h05, SS13, Quatro Barras, 12.02 km
14h40, SS14, Campina Grande, 22.78 km
15h35, SS15, Super Prime Pinhais, 3.38 km
IRC - CLASSIFICAÇÃO APÓS ETAPA 1 DE 12
1) Mikko Hirvonen (FIN), 10 pontos
2) Juho Hanninen (FIN), 8
3) Nicolas Vouilloz (FRA), 6
4) Stephane Sarrazin (FRA), 5
5) Jan Kopecky (CZE), 4
6) Guy Wilks (GBR), 3
7) Bruno Magalhaes (POR), 2
8) Jean-Sebastien Vigion (FRA), 1
OS VENCEDORES DO RALLY DA GRACIOSA
2009 Kris Meeke / Paul Nagle Peugeot 207 S2000 N4 GBR
2008 Édio Füchter / Gilvan Jablonski Mitsubishi Lancer Evo 9 N4 BRA-SC
2007 Édio Füchter / Lelo Perdigão Mitsubishi Lancer Evo 9 N4 BRA-SC
2006 Juliano Sartori / Rafael Sartori Subaru Impreza N4 BRA-RS
2005 Ulysses Bertholdo / Gilberto Barricati Mit. Lancer EVO VIII N4 BRA-SP
2004 Ulysses Bertholdo / Armando Miranda Mit. Lancer EVO VII N4 BRA-SP
2003 Juliano Sartori / Rafael Sartori Mit. Lancer EVO V N4 BRA-RS
2002 Tino Vianna / Edu Paula Subaru Impreza N4 BRA-PR
2001 Federico Villagra / Javier Villagra Mit. Lancer EVO VI N4 ARG
2000 Marcos Ligato / Ruben Garcia Subaru Impreza N4 ARG
1999 Christian Rosiak / Hugo Thomas Mit. Lancer EVO IV N4 ARG
1998 Francisco Gorostiaga / Victor Aguilera Lancia Delta Integrale A8 PAR
1997 Gabriel Mendez / Carlos Villete Toyota Celica A8 URU
1996 Gabriel Rais / José Volta Renault Clio Williams A7 ARG
1995 Marco Dario Galanti / Ivan Dumont Toyota Celica A8 PAR
1994 Marco Dario Galanti / Ivan Dumont Toyota Celica A8 PAR
1993 Gabriel Mendez / Felipe Mercader VW Gol GTI A7 URU
1992 Gustavo Pisano / Felipe Mercader VW Gol GTI A7 URU
1991 Paulo Lemos / Ricardo Costa VW Gol GTI A7 BRA-PR
1990 Reinaldo Varela / Sergio Lima VW Gol GTI A7 BRA-SP
1989 Édio Füchter / Ricardo Costa VW Gol GTI A7 BRA-SC
1988 Édio Füchter / Ricardo Costa VW Gol GTI A7 BRA-SC
1987 Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho VW Gol GTI A7 BRA-PR
1985 Claudio Antunes / Olavo Barbour VW Passat A7 BRA-RJ
1984 Cesar Vilela / José Baranovisk GM Monza A7 BRA-RJ
1983 Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho VW Voyage A7 BRA-PR
1982 Sady Bordin / Dario Araújo VW Voyage A7 BRA-PR
1981 Jorge Fleck / Sylvio Klein VW Gol A6 BRA-RS
INFORMAÇÕES ÚTEIS
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: O credenciamento de imprensa está encerrado.
CIRCULAÇÃO NO AUTÓDROMO: A credencial do IRC não dá acesso ao paddock ou sala de imprensa do WTCC.
ACOMPANHANDO O RALLY NO TRECHO: A organização do rali vai oferecer vans para os jornalistas que desejam acompanhar a prova em algum ponto do trajeto e não possuem carro. Consulte a assessoria de imprensa sobre os horários e locais de saída e reserve seu lugar.
FOTOS DE DIVULGAÇÃO: A assessoria de imprensa enviará diariamente releases acompanhados de fotos de divulgação, mas os jornalistas podem conseguir mais imagens acessando www.ircseries.com com o usuário "IRC" e a senha "media" durante o rali.
TELEFONE DA SALA DE IMPRENSA: (41) 3669.8430
O Rally Internacional de Curitiba tem patrocínio da Peugeot do Brasil e apoio da Oi e Yokohama.
Mais informações em www.rallydecuritiba.com.br
Credito: Fabio Davini; Jose Mario Dias
Dinho Leme Comunicação
Rua Cel. Joaquim Ferreira Lobo, 259 - V. Olímpia - SP
55 11 3045 0836
rpleme@uol.com.br
No entanto, não foi fácil conseguir a façanha. "O maior problema que enfrentei foi com diferença de piso. Em alguns momentos eu encontrava pontos secos e em outros, molhados. Isso acabou com a vantagem que eu tinha de conhecer a etapa da prova do ano passado", afirmou Kris Meeke. Tudo em função das mudanças climáticas: da chuva forte da véspera para o dia ensolarado nas proximidades de Curitiba (PR).
Kris Meeke foi beneficiado por um problema que Juho Hanninen teve ainda no primeiro trecho, o de Campo Magro. Atual vice-líder do campeonato e primeiro a largar, o piloto finlandês tinha tudo para estar mais próximo dos principais adversários, mas um pneu furado fez com que ele terminasse o período da manhã apenas em quinto lugar. À tarde, esboçou recuperação com o melhor tempo da quinta especial - antepenúltima do dia.
Mas o britânico retomou o controle da situação e venceu as duas seguintes. No final do dia, Kris Meeke terminou com o primeiro lugar, com uma razoável vantagem de 32s7 sobre o segundo colocado, Guy Wilks. Juho Hanninen melhorou um pouco, subindo para quarto após a sétima e última especial, a de Ouro Fino. Daniel Oliveira fechou o dia como o melhor brasileiro, em sexto lugar.
Eduardo Scheer, campeão brasileiro em 2008 na categoria N2 Light e em 2009 na A6, filho de Oswaldo Scheer, atual campeão brasileiro da N4, também merece destaque. Com seu Mitsubishi Lancer Evo 9, ele foi o sétimo colocado no geral, andando perto dos favoritos que correm com os poderosos S2000. Neste sábado sera realizada a segunda e última parte da etapa brasileira do IRC, com dois trechos muitos especiais.
Integram a programação as especiais Rio Pesqueiro, que é mais bonita do trajeto, e Bocaiúva, a mais longa e desafiadora do dia de encerramento. A competição termina com a disputa do Super Prime, a grande novidade do rali. A especial em circuito fechado será a 15ª e última do Rally Internacional de Curitiba. Os pilotos precisam se desdobrar para tentar neste sábado (6) impedir o que aconteceu em 2009: vitória esmagadora de Kris Meeke.
O RESULTADO PARCIAL DO RALLY DE CURITIBA
1) Kris Meeke e Paul Nagle
Peugeot 207 S2000 N/4
49min17s2
2) Guy Wilks e Philip Pugh
Škoda Fabia S2000 N/4
+ 32s7
3) Jan Kopecký e Petr Starý
Škoda Fabia S2000 N/4
+ 1min10s00
4) Juho Hänninen e Mikko Markkula
Škoda Fabia S2000 N/4
+ 1min42s7
5)Bruno Magalhães e Carlos Magalhães
Peugeot 207 S2000 N/4
+ 2min7s9
6)Daniel Rolim Oliveira e Denis Giraudet
Peugeot 207 S2000 N/4
+ 5min58s7
7) Eduardo Scheer e Geferson Pavinatto
Mitsubishi Lancer Evo IX N/4
+ 7min16s10
8) Eduardo Peredo e Claudio Bustos
Mitsubishi Lancer Evo IX N/4
+ 7min19s5
9) Roberto Theodoro e Nano Waschemburger
Peugeot 207 A/6
+ 8min53s30
10) Marcos Tokarski e Laércio Reginatto
Peugeot 207 A/6
+ 9min16s0
O RALLY DE CURITIBA - ETAPA POR ETAPA
DIA 2
Bocaiúva
Especial 08
28 km
Sem dúvida, uma das especiais que podem decidir o rali, por sua extensão e complexidade (é a maior da prova). Exige muito da pilotagem e navegação. Bastante sinuosa.
Rio Pesqueiro
Especiais 09 e 12
15 km
Considerada uma das partes mais bonitas do rali, com curvas abertas, descidas em alta velocidade. Tem trechos mais complicados, mas em geral é formada por curvas de alta.
Quatro Barras
Especiais 10 e 13
19 km
Lembra a especial Rio Pesqueiro: no meio dela há pontos travados, mas é de média para alta velocidade. É a especial que mais sofreu mudanças em relação a 2009. O início é todo novo.
Nobre
Especial 11
10 km
Especial mais curta do rali. A maior curiosidade é que seu início é idêntico ao da especial Campina (14) e seu final igual à especial Bocaiúva (08). Apenas o trecho intermediário é único.
Campina
Especial 14
23 km
Uma das mais tradicionais do rali, realizada desde as primeiras edições do Rally da Graciosa. Como sua parte final já terá sido percorrida duas vezes, a confiança pode trair alguns pilotos.
PROGRAMAÇÃO DO RALLY DE CURITIBA
Sábado (6)
08h20 SS8, Bocaiuva, 28.05 km
09h10 SS9, Rio Pesqueiro, 15.06 km
10h50 SS10, Quatro Barras, 12.02 km
10h50, SS11, Nobre, 10.14 km
13h25, SS12, Rio Pesqueiro, 15.06 km
14h05, SS13, Quatro Barras, 12.02 km
14h40, SS14, Campina Grande, 22.78 km
15h35, SS15, Super Prime Pinhais, 3.38 km
IRC - CLASSIFICAÇÃO APÓS ETAPA 1 DE 12
1) Mikko Hirvonen (FIN), 10 pontos
2) Juho Hanninen (FIN), 8
3) Nicolas Vouilloz (FRA), 6
4) Stephane Sarrazin (FRA), 5
5) Jan Kopecky (CZE), 4
6) Guy Wilks (GBR), 3
7) Bruno Magalhaes (POR), 2
8) Jean-Sebastien Vigion (FRA), 1
OS VENCEDORES DO RALLY DA GRACIOSA
2009 Kris Meeke / Paul Nagle Peugeot 207 S2000 N4 GBR
2008 Édio Füchter / Gilvan Jablonski Mitsubishi Lancer Evo 9 N4 BRA-SC
2007 Édio Füchter / Lelo Perdigão Mitsubishi Lancer Evo 9 N4 BRA-SC
2006 Juliano Sartori / Rafael Sartori Subaru Impreza N4 BRA-RS
2005 Ulysses Bertholdo / Gilberto Barricati Mit. Lancer EVO VIII N4 BRA-SP
2004 Ulysses Bertholdo / Armando Miranda Mit. Lancer EVO VII N4 BRA-SP
2003 Juliano Sartori / Rafael Sartori Mit. Lancer EVO V N4 BRA-RS
2002 Tino Vianna / Edu Paula Subaru Impreza N4 BRA-PR
2001 Federico Villagra / Javier Villagra Mit. Lancer EVO VI N4 ARG
2000 Marcos Ligato / Ruben Garcia Subaru Impreza N4 ARG
1999 Christian Rosiak / Hugo Thomas Mit. Lancer EVO IV N4 ARG
1998 Francisco Gorostiaga / Victor Aguilera Lancia Delta Integrale A8 PAR
1997 Gabriel Mendez / Carlos Villete Toyota Celica A8 URU
1996 Gabriel Rais / José Volta Renault Clio Williams A7 ARG
1995 Marco Dario Galanti / Ivan Dumont Toyota Celica A8 PAR
1994 Marco Dario Galanti / Ivan Dumont Toyota Celica A8 PAR
1993 Gabriel Mendez / Felipe Mercader VW Gol GTI A7 URU
1992 Gustavo Pisano / Felipe Mercader VW Gol GTI A7 URU
1991 Paulo Lemos / Ricardo Costa VW Gol GTI A7 BRA-PR
1990 Reinaldo Varela / Sergio Lima VW Gol GTI A7 BRA-SP
1989 Édio Füchter / Ricardo Costa VW Gol GTI A7 BRA-SC
1988 Édio Füchter / Ricardo Costa VW Gol GTI A7 BRA-SC
1987 Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho VW Gol GTI A7 BRA-PR
1985 Claudio Antunes / Olavo Barbour VW Passat A7 BRA-RJ
1984 Cesar Vilela / José Baranovisk GM Monza A7 BRA-RJ
1983 Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho VW Voyage A7 BRA-PR
1982 Sady Bordin / Dario Araújo VW Voyage A7 BRA-PR
1981 Jorge Fleck / Sylvio Klein VW Gol A6 BRA-RS
INFORMAÇÕES ÚTEIS
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA: O credenciamento de imprensa está encerrado.
CIRCULAÇÃO NO AUTÓDROMO: A credencial do IRC não dá acesso ao paddock ou sala de imprensa do WTCC.
ACOMPANHANDO O RALLY NO TRECHO: A organização do rali vai oferecer vans para os jornalistas que desejam acompanhar a prova em algum ponto do trajeto e não possuem carro. Consulte a assessoria de imprensa sobre os horários e locais de saída e reserve seu lugar.
FOTOS DE DIVULGAÇÃO: A assessoria de imprensa enviará diariamente releases acompanhados de fotos de divulgação, mas os jornalistas podem conseguir mais imagens acessando www.ircseries.com com o usuário "IRC" e a senha "media" durante o rali.
TELEFONE DA SALA DE IMPRENSA: (41) 3669.8430
O Rally Internacional de Curitiba tem patrocínio da Peugeot do Brasil e apoio da Oi e Yokohama.
Mais informações em www.rallydecuritiba.com.br
Credito: Fabio Davini; Jose Mario Dias
Dinho Leme Comunicação
Rua Cel. Joaquim Ferreira Lobo, 259 - V. Olímpia - SP
55 11 3045 0836
rpleme@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário