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sexta-feira, 12 de março de 2010

Pilotos brasileiros movidos por um objetivo: "o feriado"


Marco Antonio Carneiro, diretor de marketing da Firestone no Brasil
Carsten Horst/ReUnion Press


Ao brincar com o prefeito Gilberto Kassab durante visita ao traçado da São Paulo Indy 300, Tony Kanaan pediu ao chefe do Executivo que decretasse feriado na segunda-feira (15) caso algum brasileiro vença a corrida


Seis dos sete pilotos brasileiros confirmados concederam uma entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (11) no complexo do Anhembi, que recebe a São Paulo Indy 300 neste fim de semana. Ao lado de Raphael Matos, Tony Kanaan, Helio Castroneves, Bia Figueiredo, Mario Romancini e Vitor Meira, também estiveram presentes o sócio da De Ferran/Luczo Dragon, Gil de Ferran; Joe Barbieri, responsável pelo programa de pneus da Firestone na IndyCar, e Marco Antonio Carneiro, diretor de marketing da Bridgestone/Firestone no Brasil. O sétimo brasileiro é Mario Moraes, confirmado no final da tarde desta quinta-feira (11), que fará sua segunda temporada pela KV Racing.

Todos falaram sobre suas expectativas para a corrida em São Paulo. Para a maioria deles, uma prova literalmente "em casa". "Acho que correr no Brasil, estreando como dono de equipe na Indy, é realmente uma situação fantástica para mim. Eu cresci no Alto da Lapa e andava de kart em uma pistinha aqui no Anhembi", revelou Gil, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2003 e o primeiro brasileiro dono de equipe na categoria.

Seu ex-companheiro de equipe Helio Castroneves, da Penske, falou da empolgação por parte da torcida. "Vai ser uma emoção para todos os brasileiros, por se aqui, e por ser a abertura do campeonato. Todo mundo aqui começou a correr em São Paulo, o que é muito legal, voltar aqui com uma categoria como a Indy. Então eu só tenho a agradecer à organização, ao Grupo Bandeirantes e à Prefeitura pelo esforço de fazer uma pista em tempo recorde.

"É diferente correr em casa. A última vez havia sido em 2000 no Rio de Janeiro, pela CART", disse Tony Kanaan, da Andretti Autosport. "Senti a pressão de estar no Brasil já na hora que desembarquei aqui. Havia mais pessoas pedindo para tirar foto, todos perguntando bastante. A Indy está voltando a ser o que era antes, na época do Gil (De Ferran), do André Ribeiro (hoje agente de Bia Figueiredo), e você começa a sentir aquele frio na barriga, o que eu gosto", disse Tony.

Se ainda é um fator presente na vida de um piloto experiente, o frio na barriga tem sido ainda mais intenso para Mario Romancini, que estreará pela Conquest. "Hoje de manhã foi quando senti isso, de vir para o traçado para o final de semana de corrida. É o sonho de criança que se realiza, e eu não poderia estar mais emocionado e honrado em estrear no meu país, na cidade onde nasci e comecei a correr de kart", afirmou.

Também estreante e carregando a responsabilidade de ser a primeira brasileira em uma categoria top do automobilismo internacional, Bia Figueiredo diz controlar a ansiedade. "Estou tranquila. Acho que esta é uma nova experiência, um passo à frente nestes 17 anos de carreira. O foco é maximizar esta experiência que vou ter durante a prova, evitar acidentes e terminar com tranquilidade para chegar em uma boa posição na corrida".

Raphael Matos, da De Ferran/Luczo Dragon, foi pelo lado técnico em suas afirmações sobre a expectativa para a São Paulo Indy 300. "Pelas características do circuito, o maior desafio vai ser achar o acerto ideal para ser rápido na reta e, ao mesmo tempo, ser competitivo no miolo. Isso vai muito do acerto aerodinâmico, e é o que vai determinar se o carro vai ganhar ou perder tempo, bem como a relação de marchas, para ter velocidade de reta. A pista vai ser legal para o público, que vai ver muitas ultrapassagens. Espero uma corrida empolgante", apontou, referindo-se à Reta dos Bandeirantes, que compreende um trecho da Marginal Tietê e terá 1,5 quilômetro, sendo a maior reta de todo o calendário da IZOD IndyCar Series.

Na opinião do brasiliense Vitor Meira, da AJ Foyt, a realização da corrida em São Paulo é uma oportunidade de rever velhos amigos. "Aqui nesta sala eu vejo algumas pessoas que me fotografaram quando eu corria de kart. Então aqui a gente está entre amigos, correndo para gente que te viu crescer, e isso dá o tamanho da importância de se correr no Brasil. É muito bom voltar e rever essas pessoas que tanto ajudaram, por isso só tenho a agradecer pelos esforços em trazer a prova para cá, porque para nós isso significa bastante", disse o piloto.

Para todos, o objetivo é vencer correndo em casa. Mais do que isso, é garantir um feriado municipal na segunda-feira, dia 15. "Eu encontrei o prefeito quando ele estava fazendo a vistoria na pista e disse a ele para decretar feriado em São Paulo caso um brasileiro vença", brincou, arrancando risos dos presentes na sala de coletiva, mas ganhando apoio dos compatriotas que disputarão a prova.

Pneus - Fornecedora oficial da primeira corrida da história do circuito de Indianápolis, a Firestone mantém parceria com a IndyCar desde 1996, e Joe Barbieri, responsável pelo programa da fabricante na categoria, falou sobre a empolgação para a primeira corrida do ano em um circuito novo para pilotos e equipes. "Estamos muito empolgados. Estamos presentes no Brasil como fabricante e aqui tem sido feito um grande trabalho com a marca, e claro que o sentimento é de grande ansiedade por uma boa corrida", afirmou.

Barbieri afirmou que os compostos usados para a corrida brasileira de abertura da temporada da Fórmula Indy serão especiais para circuitos de rua. "Sempre contamos com a ajuda das equipes com testes e análises, e por isso usaremos o mesmo tipo de compostos que serão utilizados na corrida de Long Beach, que também é um circuito de rua", contou, lembrando que na Indy cada piloto é obrigado a usar dois tipos de compostos durante a prova - o macio, que leva uma faixa vermelha na lateral, e o composto mais resistente, sem a pintura especial.

Testes, simulações, análises. Tudo para que o consumidor final - o motorista comum - usufrua dos benefícios do que é investido nas corridas. "A Fórmula Indy é um grande laboratório para tecnologia, performance, segurança e durabilidade. Na primeira corrida da história de Indianápolis, há quase 100 anos, os carros usaram pneus da Firestone. Então isso também representa para nós essa tradição e vanguarda, tudo adquirido nessa parceria com a Indy", afirmou Marco Antonio Carneiro, diretor de marketing da empresa.

A São Paulo Indy 300 terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e BandNews FM.

Visite o site do evento: www.saopauloindy300.com.br

Siga a São Paulo Indy 300 no Twitter: www.twitter.com/indyemsaopaulo.


Pilotos concederam entrevista coletiva da Firestone na tarde desta quinta (11)
Foto: Bruno Terena/ReUnion Press


Joe Barbieri anunciou que composição dos pneus será a mesma de Long Beach
Foto: Carsten Horst/ReUnion Press




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