Fábio Davini Le Mans 6 Horas de São Paulo Alta | Web
Fábio Davini Le Mans 6 Horas de São Paulo Alta | Web
Luca Bassani Le Mans 6 Horas de São Paulo Alta | Web
Luca Bassani Le Mans 6 Horas de São Paulo Alta | Web
Luca Bassani Le Mans 6 Horas de São Paulo Alta | Web
| A Porsche confirmou o favoritismo construído nos treinos e venceu a terceira edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, prova disputada neste domingo (30), no Autódromo de Interlagos. Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb superaram a dupla campeã mundial de 2014, formada por Anthony Davidson e Sébastien Buemi, da Toyota, e conquistaram a primeira vitória da equipe alemã no Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, em um dia histórico não apenas pelo triunfo do time alemão como, também, pelo encerramento da carreira do nove vezes vencedor de Le Mans, Tom Kristensen.. A lista dos três primeiros colocados da Le Mans 6 Horas de São Paulo foi completada pelo trio do Audi R-18 e-tron quattro número um, formado pelo brasileiro Lucas Di Grassi, Loic Duval e Kristensen. Após algumas trocas de posições ao longo da corrida, o Porsche 919 Hybrid número 14 assumiu a liderança definitivamente após a última rodada de paradas nos boxes, quando Jani, responsável pelo último turno de pilotagem do time alemão, abriu 17 segundos de vantagem para Davidson. Restando 29 minutos para o término da corrida um acidente com o australiano Mark Webber, que conduzia o outro protótipo Porsche ao lado de Timo Bernhard e Brendon Hartley, obrigou a direção de prova a acionar o Safety Car e terminar a prova sob bandeira amarela. O carro do ex-Fórmula 1 sofreu um princípio de incêndio após receber um toque da Ferrari de Matteo Cressoni e bater na curva do Café. Romain Dumas destacou a importância da primeira vitória da Porsche no Campeonato Mundial de Endurance. "Esse resultado foi muito bom para nós. Progredimos pois tivemos muitos pódios e hoje, finalmente, veio a vitória que faltava. Nós aproveitamos a corrida, pois nossos adversários estavam muito fortes. Tivemos uma grande batalha com a Toyota", comentou o francês. Jani lembrou da intervenção do Safety Car no final da corrida, fato que impossibilitou uma possível disputa no fim da prova. "Tivemos uma grande disputa com a Toyota no início, depois trocamos posições algumas vezes durante a corrida. A entrada do Safety Car impediu uma possível disputa no fim, o que para nós foi ótimo. Primeira vitória é muito especial, foi bom", disse. Lieb lembrou do trabalho que a equipe teve para retomar a liderança da corrida. "Tivemos uma grande vitória hoje, perdemos a posição no início e batalhamos para recuperar, estou muito feliz", concluiu. Pela classe LMP2, o protótipo da equipe KCMG, pilotado por Matthew Howson, Richard Bradley e Alexandre Imperatori, não teve dificuldades para ficar com a vitória, uma vez que seus concorrentes sofreram com incidentes ao longo da corrida. Olivier Pla, companheiro de Roman Rusinov e Julien Canal, bateu o Ligier JS P2-Nissan da G-Drive Racing ainda na primeira hora de corrida. Os carros da SMP Racing também sofreram problemas e não puderam ameaçar o trio da KCMG. O título de pilotos, porém, ficou com Sergey Zlobin, da SMP Racing, que chegou a 146 pontos, nove a mais em relação ao trio da G-Drive Racing. Com os companheiros de pilotagem do protótipo Oreca, Nicolas Minassian e Maurizio Mediani, o russo completou a prova com 18 voltas a menos em relação aos vencedores da classe LMP2. "Esta primeira posição no campeonato é sensacional, pois meu caminho não foi nada fácil. Digamos que eu tive que contar com a sorte", comentou o campeão. Ao todo 55 mil pessoas estiveram em Interlagos durante a etapa que ficou marcada não só pela vitória da Porsche depois do seu retorno à categoria LMP1, mas, também, pela despedida do dinamarquês da Audi. Após a corrida, ele falou."Quero dar os parabéns para a Toyota pelo título e à Porsche pela vitória. Estamos muito felizes por estar no pódio em uma corrida difícil". "Ainda não caiu a ficha para mim que esta foi minha última prova, mas sem dúvida foi uma das etapas mais felizes e emocionantes para mim com todo o suporte e carinho que recebi. Preciso agradecer muita gente por tudo que consegui, levo todas as minhas memórias felizes comigo e conseguir terminar no pódio foi a realização de um sonho", encerrou Tom. A temporada 2015 do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC terá início no dia 12 de abril, com a realização das 6 Horas de Silverstone, na Inglaterra. Resultado final da Le Mans 6 Horas de São Paulo: 1 - Neel Jani, Romain Dumas, Marc Lieb (Porsche Team/LMP1) - 249 voltas 2 - Anthony Davidson, Sébastien Buemi (Toyota Racing/LMP1) - à 0s170 3 - Tom Kristensen, Loic Duval, Lucas Di Grassi (Audi Sport Team Joest/LMP1) - à 1 volta 4 - Stéphane Sarrazin, Alexander Wurz, Mike Conway (Toyota Racing/LMP1) - à 1 volta 5 - Benoit Tréluyer, André Lotterer, Marcel Fässler (Audi Sport Team Joest/LMP1) - à 1 volta 6 - Matthew Howson, Richard Bradley, Alexandre Imperatori (KCMG/LMP2) - à 24 voltas 7 - Darren Turner, Stefan Mücke (Aston Martin Racing/LMGTE-Pro) - à 28 voltas 8 - Frédéric Makowiecki, Patrick Pilet (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) - à 28 voltas 9 - Davide Rigon, James Calado (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) - à 28 voltas 10 - Gianmaria Bruni, Toni Vilander (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) - à 29 voltas 11 - Alex MacDowall, Darryl O'Young, Fernando Rees (Aston Martin Racing/LMGTE-Pro) - à 29 voltas 12 - Jörg Bergmeister, Richard Lietz (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) - à 29 voltas 13 - Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Christoffer Nygaard (Aston Martin Racing/LMGTE-Am) - à 30 voltas 14 - Kristian Poulsen, David, Heinemeier-Hansson, Nicki Thiim (Aston Martin Racing/LMGTE-Am) - à 30 voltas 15 - Stephen Wyatt, Michele Rugolo, Andrea Bertolini (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Am) - à 30 voltas 16 - Christian Ried, Klaus Bachler, Khaled Al Qubaisi (Proton Competition-Porsche/LMGTE-Am) - à 32 voltas 17 - François Perrodo, Emmanuel Collard, Matthieu Vaxivière (Prospeed Competition-Porsche/LMGTE-Am) - à 32 voltas 18 - Dominik Kraihamer, Andrea Belicchi, Fabio Leimer (Rebellion Racing/LMP1) - à 35 voltas 19 - Nicolas Prost, Nick Heidfeld, Mathias Beche (Rebellion Racing/LMP1) - à 38 voltas 20 - Sergey Zlobin, Nicolas Minassian, Maurizio Mediani (SMP Racing/LMP2) - à 42 voltas 21 - Emerson Fittipaldi, Alessandro Pier Guidi, Jeffrey Segal (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Am) - à 63 voltas Não completaram Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley (Porsche Team/LMP1) - à 13 voltas Gianluca Roda, Paolo Ruberti, Matteo Cressoni (8 Star Motorsports-Ferrari/LMGTE-Am) - à 44 voltas Kirill Ladygin, Viktor Shaitar, Anton Ladygin (SMP Racing/LMP2) - à 113 voltas Pierre Kaffer, Lucas Auer (Lotus/LMP1) - à 189 voltas Roman Rusinov, Olivier Pla, Julien Canal (G-Drive Racing/LMP2) - à 208 voltas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário