Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Porsche vence pela primeira vez no dia da despedida de Tom Kristensen


Porsche vence pela primeira vez no dia da despedida de Tom Kristensen

Trio formado por Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb ganhou o duelo com a Toyota e faturou a terceira edição da Le Mans 6h de São Paulo com 55 mil pessoas no Autódromo

Fábio Davini
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Le Mans 6 Horas de São Paulo

Alta | Web

Fábio Davini
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Le Mans 6 Horas de São Paulo

Alta | Web

Luca Bassani
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Le Mans 6 Horas de São Paulo

Alta | Web

Luca Bassani
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Le Mans 6 Horas de São Paulo

Alta | Web

Luca Bassani
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Le Mans 6 Horas de São Paulo

Alta | Web

A Porsche confirmou o favoritismo construído nos treinos e venceu a terceira edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, prova disputada neste domingo (30), no Autódromo de Interlagos. Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb superaram a dupla campeã mundial de 2014, formada por Anthony Davidson e Sébastien Buemi, da Toyota, e conquistaram a primeira vitória da equipe alemã no Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, em um dia histórico não apenas pelo triunfo do time alemão como, também, pelo encerramento da carreira do nove vezes vencedor de Le Mans, Tom Kristensen..

A lista dos três primeiros colocados da Le Mans 6 Horas de São Paulo foi completada pelo trio do Audi R-18 e-tron quattro número um, formado pelo brasileiro Lucas Di Grassi, Loic Duval e Kristensen. Após algumas trocas de posições ao longo da corrida, o Porsche 919 Hybrid número 14 assumiu a liderança definitivamente após a última rodada de paradas nos boxes, quando Jani, responsável pelo último turno de pilotagem do time alemão, abriu 17 segundos de vantagem para Davidson.

Restando 29 minutos para o término da corrida um acidente com o australiano Mark Webber, que conduzia o outro protótipo Porsche ao lado de Timo Bernhard e Brendon Hartley, obrigou a direção de prova a acionar o Safety Car e terminar a prova sob bandeira amarela. O carro do ex-Fórmula 1 sofreu um princípio de incêndio após receber um toque da Ferrari de Matteo Cressoni e bater na curva do Café.

Romain Dumas destacou a importância da primeira vitória da Porsche no Campeonato Mundial de Endurance. "Esse resultado foi muito bom para nós. Progredimos pois tivemos muitos pódios e hoje, finalmente, veio a vitória que faltava. Nós aproveitamos a corrida, pois nossos adversários estavam muito fortes. Tivemos uma grande batalha com a Toyota", comentou o francês.

Jani lembrou da intervenção do Safety Car no final da corrida, fato que impossibilitou uma possível disputa no fim da prova. "Tivemos uma grande disputa com a Toyota no início, depois trocamos posições algumas vezes durante a corrida. A entrada do Safety Car impediu uma possível disputa no fim, o que para nós foi ótimo. Primeira vitória é muito especial, foi bom", disse.

Lieb lembrou do trabalho que a equipe teve para retomar a liderança da corrida. "Tivemos uma grande vitória hoje, perdemos a posição no início e batalhamos para recuperar, estou muito feliz", concluiu.

Pela classe LMP2, o protótipo da equipe KCMG, pilotado por Matthew Howson, Richard Bradley e Alexandre Imperatori, não teve dificuldades para ficar com a vitória, uma vez que seus concorrentes sofreram com incidentes ao longo da corrida. Olivier Pla, companheiro de Roman Rusinov e Julien Canal, bateu o Ligier JS P2-Nissan da G-Drive Racing ainda na primeira hora de corrida. Os carros da SMP Racing também sofreram problemas e não puderam ameaçar o trio da KCMG.

O título de pilotos, porém, ficou com Sergey Zlobin, da SMP Racing, que chegou a 146 pontos, nove a mais em relação ao trio da G-Drive Racing. Com os companheiros de pilotagem do protótipo Oreca, Nicolas Minassian e Maurizio Mediani, o russo completou a prova com 18 voltas a menos em relação aos vencedores da classe LMP2. "Esta primeira posição no campeonato é sensacional, pois meu caminho não foi nada fácil. Digamos que eu tive que contar com a sorte", comentou o campeão.

Ao todo 55 mil pessoas estiveram em Interlagos durante a etapa que ficou marcada não só pela vitória da Porsche depois do seu retorno à categoria LMP1, mas, também, pela despedida do dinamarquês da Audi. Após a corrida, ele falou."Quero dar os parabéns para a Toyota pelo título e à Porsche pela vitória. Estamos muito felizes por estar no pódio em uma corrida difícil".

"Ainda não caiu a ficha para mim que esta foi minha última prova, mas sem dúvida foi uma das etapas mais felizes e emocionantes para mim com todo o suporte e carinho que recebi. Preciso agradecer muita gente por tudo que consegui, levo todas as minhas memórias felizes comigo e conseguir terminar no pódio foi a realização de um sonho", encerrou Tom.

A temporada 2015 do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC terá início no dia 12 de abril, com a realização das 6 Horas de Silverstone, na Inglaterra.


Resultado final da Le Mans 6 Horas de São Paulo:
1 - Neel Jani, Romain Dumas, Marc Lieb (Porsche Team/LMP1) - 249 voltas
2 - Anthony Davidson, Sébastien Buemi (Toyota Racing/LMP1) - à 0s170
3 - Tom Kristensen, Loic Duval, Lucas Di Grassi (Audi Sport Team Joest/LMP1) - à 1 volta
4 - Stéphane Sarrazin, Alexander Wurz, Mike Conway (Toyota Racing/LMP1) - à 1 volta
5 - Benoit Tréluyer, André Lotterer, Marcel Fässler (Audi Sport Team Joest/LMP1) - à 1 volta
6 - Matthew Howson, Richard Bradley, Alexandre Imperatori (KCMG/LMP2) - à 24 voltas
7 - Darren Turner, Stefan Mücke (Aston Martin Racing/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
8 - Frédéric Makowiecki, Patrick Pilet (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
9 - Davide Rigon, James Calado (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
10 - Gianmaria Bruni, Toni Vilander (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
11 - Alex MacDowall, Darryl O'Young, Fernando Rees (Aston Martin Racing/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
12 - Jörg Bergmeister, Richard Lietz (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
13 - Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Christoffer Nygaard (Aston Martin Racing/LMGTE-Am) - à 30 voltas
14 - Kristian Poulsen, David, Heinemeier-Hansson, Nicki Thiim (Aston Martin Racing/LMGTE-Am) - à 30 voltas
15 - Stephen Wyatt, Michele Rugolo, Andrea Bertolini (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Am) - à 30 voltas
16 - Christian Ried, Klaus Bachler, Khaled Al Qubaisi (Proton Competition-Porsche/LMGTE-Am) - à 32 voltas
17 - François Perrodo, Emmanuel Collard, Matthieu Vaxivière (Prospeed Competition-Porsche/LMGTE-Am) - à 32 voltas
18 - Dominik Kraihamer, Andrea Belicchi, Fabio Leimer (Rebellion Racing/LMP1) - à 35 voltas
19 - Nicolas Prost, Nick Heidfeld, Mathias Beche (Rebellion Racing/LMP1) - à 38 voltas
20 - Sergey Zlobin, Nicolas Minassian, Maurizio Mediani (SMP Racing/LMP2) - à 42 voltas
21 - Emerson Fittipaldi, Alessandro Pier Guidi, Jeffrey Segal (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Am) - à 63 voltas

Não completaram
Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley (Porsche Team/LMP1) - à 13 voltas
Gianluca Roda, Paolo Ruberti, Matteo Cressoni (8 Star Motorsports-Ferrari/LMGTE-Am) - à 44 voltas
Kirill Ladygin, Viktor Shaitar, Anton Ladygin (SMP Racing/LMP2) - à 113 voltas
Pierre Kaffer, Lucas Auer (Lotus/LMP1) - à 189 voltas
Roman Rusinov, Olivier Pla, Julien Canal (G-Drive Racing/LMP2) - à 208 voltas
 

(11)3045-0836
6hsp@dinholeme.com.br



--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales



NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: