Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Moto 1000 GP: Lussiana supera Praia e vai ao topo do pódio no GP Petrobras


Lussiana supera Praia e vence primeira etapa do Brasileiro de Motovelocidade

Campeão do Moto 1000 GP, francês supera dores da costela fraturada e abre a temporada no topo do pódio do GP Petrobras em Curitiba

  O francês Matthieu Lussiana conquistou na tarde deste domingo (3), no Autódromo Internacional de Curitiba, sua sexta vitória na GP 1000, principal categoria do Moto 1000 GP. Dono do título de 2014, o piloto da BMW Motorrad Petronas Racing saiu-se melhor do duelo com o português Miguel Praia foi o primeiro colocado no GP Petrobras, primeira das oito etapas do calendário do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

Praia, piloto da Honda da Center Moto Racing Team, terminou a corrida em segundo. O pódio teve também o argentino Sebastian Porto, companheiro de equipe de Lussiana, em terceiro. Esta foi a segunda vez que a GP 1000 teve pilotos de cinco países nas cinco primeiras posições – o brasileiro Wesley Gutierrez, da Motonil Motors-PDV Brasil, e o italiano Sebastiano Zerbo, da Target Race Superbike Team, ambos de Kawasaki, foram quarto e quinto.

Dada a largada, Praia tomou a primeira posição do pole argentino Diego Pierluigi, que caiu para o oitavo lugar com a Kawasaki da JC Racing Team. O português manteve-se à frente até a sétima volta, quando foi ultrapassado por Lussiana. Praia chegou a retomar a liderança na penúltima das 18 voltas, mas foi novamente superado pelo campeão brasileiro do ano passado na reta dos boxes, na abertura da última volta do GP Petrobras.

Lussiana reconheceu a forte pressão que sofreu de Praia. "Ele veio todo o tempo muito perto, e eu não sabia onde estava mais rápido, mas sabia que o risco de perder a liderança era real, principalmente na última volta", considerou o piloto da BMW Motorrad Petronas Racing. "Preferi deixar que ele passasse na penúltima volta para poder analisar onde ele era mais rápido que eu, porque sabia que tinha a chance de recuperar a posição na última volta".

Foi justamente na pista de Curitiba que Lussiana conquistou, em 2012, sua primeira vitória no Moto 1000 GP – foi a corrida que marcou sua estreia na competição. Em 2014, na campanha que lhe rendeu o título do Brasileiro de Motovelocidade, ele conquistou quatro primeiros lugares. Neste domingo ele correu resistindo às dores decorrentes da fratura que sofreu em uma costela oito dias antes, na Holanda, durante o Mundial de Superstock.

Praia ressaltou o desenvolvimento da Honda. "Hoje eu tinha um melhor conjunto. O motor não era tão eficiente quanto o do Matthieu, mas a ciclística da minha moto era melhor, resultado de um trabalho de duas temporadas. Só que ele se defendeu muito bem e eu não consegui aproveitar como queria. Tentei induzi-lo ao erro, mas ele foi preciso", resumiu. "O bom é sentir que agora tenho equipamento para disputar realmente a vitória".

GP PETROBRAS – GP 1000 – CURITIBA
(Resultado final da primeira etapa após 18 voltas)
1º) Matthieu Lussiana (FRA/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, GP 1000, 24min42s956
2º) Miguel Praia (POR/Center Moto Racing Team), Honda, GP 1000, a 0s100
3º) Sebastian Porto (ARG/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, GP 1000, a 0s559
4º) Wesley Gutierrez (PR/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, GP 1000, a 2s545
5º) Sebastiano Zerbo (ITA/Target Race Superbike Team), Kawasaki, GP 1000, a 3s270
6º) Danilo Lewis (SP/Tecfil Racing Team), Kawasaki, GP 1000, a 8s574
7º) Marco Solorza (ARG/Solorza Competición), Kawasaki, GP 1000, a 25s379
8º) Martin Solorza (ARG/Solorza Competición), Kawasaki, GP 1000, a 25s429
9º) Diego Pretel (SP/DRT), Ducati, GP 1000 Evo, a 27s724
10º) Diego Pierluigi (ARG/JC Racing Team), Kawasaki, GP 1000, a 32s121
11º) Victor Moura (PR/M2B Racing), BMW, GP 1000 Evo, a 49s684
12º) Ian Testa (DF/Don Racing Team), Ducati, GP 1000 Evo, a 50s296
13º) Luís Fittipaldi (DF/JC Racing Team), Kawasaki, GP 1000 Evo, a 1min10s708
14º) André Paiato (SP/Motonil Motors-PDV Brasil), BMW GP 1000 Evo, a 1 volta
15º) Marcos Salles (PR/MS Racing Team), Honda, GP 1000 Evo, a 1 volta
16º) Nick Iatauro (SP/Team Suzuki PRT), Suzuki, GP 1000 Evo, a 2 voltas
NÃO COMPLETARAM
Philippe Thiriet (MG/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, GP 1000, a 15 voltas
Luciano Ribodino (ARG/Team Suzuki PRT), Suzuki, GP 1000, a 16 voltas
Melhor volta: Lussiana, na 3ª, 1min21s132, média de 163,955 km/h

As motocicletas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade utilizam a gasolina Petrobras Podium e o óleo lubrificante Lubrax Tecno Moto. Petrobras e Lubrax patrocinam a competição ao lado da Michelin, fornecedora de pneus a todas as equipes inscritas nas quatro categorias em disputa. O Moto 1000 GP conta também com o apoio de Suzuki do Brasil, Beta Ferramentas, Puig, Servitec, LeoVince, Shoei e Tutto Moto.
 
03/05/2015 - Grelak Comunicação - (45) 3037-6667 - Fotos: William Inácio/Grelak Comunicação

Legenda 1: Largada da categoria GP 1000 na primeira etapa do Moto 1000 GP, com Miguel Praia (17) assumindo a liderança

Legenda 2: Matthieu Lussiana (1) exerceu a superação física diante de uma fratura na costela para vencer o GP Petrobras

Legenda 3: Miguel Praia, segundo colocado, atestou a condição mais favorável de disputar vitórias na GP 1000

Legenda 4: Em sua estreia na categoria, o argentino Sebastian Porto levou a BMW ao pódio na terceira posição

Legenda 5: O brasileiro Wesley Gutierrez, vice-campeão brasileiro de 2014, terminou a prova na quarta colocação

Legenda 6: O italiano Sebastiano Zerbo levou a Kawasaki da Target Race Superbike Team ao quinto lugar

Legenda 7: Nono colocado na corrida, Diego Pretel, com a Ducati da DRT, ficou com a vitória na classe GP 1000 Evo

Legenda 8: Bandeirada da vitória para Matthieu Lussiana, com Praia a 0s1 e Porto a 0s5

Legenda 9: Pódio da categoria GP 1000 na abertura do Brasileiro, com Lussiana, seu chefe de equipe Alex Barros, Praia e Porto
 
.



--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales



NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: