Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Equipes da F-3 Brasil preocupadas com confiabilidade de novo sistema elétrico

Equipes da F-3 Brasil preocupadas com confiabilidade de novo sistema elétrico


Carros da principal categoria de monoposto do Brasil receberam um novo sistema elétrico, que abrange chicote, central eletrônica e sensores, que está causando uma série de abandonos em diversos times e prejudicando a confiabilidade do carro

A rodada dupla da F-3 Brasil disputada no final do último mês no circuito gaúcho do Velopark, em Nova Santa Rita, acentuou a preocupação de pilotos e equipes com o novo sistema elétrico do carro, introduzido neste ano na categoria brasileira e cujo fornecedor é único a todas os times.

Com o objetivo de deixar o carro da F-3 mais atualizado, foi decidido que na temporada 2015 as equipes trocariam todo sistema que inclui chicote, sensores e uma nova central eletrônico. Uma única fornecedora atende a todos os pilotos, tanto na categoria principal quanto na Light.

O problema é que, passadas as rodadas duplas em Curitiba (em fevereiro) e agora no Velopak, carros de diversas equipes apresentaram problemas de confiabilidade, prejudicando muitos pilotos e causando quebras em sequência. Na corrida final de domingo, por exemplo, o safety car entrou três vezes na pista - a maioria das vezes por conta de pilotos que sofreram com problemas neste novo sistema elétrico.

"Entendemos que este é um sistema novo e que nunca foi usado em outra categoria, portanto é natural que alguns problemas apareçam. Mas, estamos custeando o desenvolvimento desde o ano passado, nossa preocupação enquanto equipe é garantir o melhor espetáculo para a F-3 Brasil e, da maneira que estamos, não é possível conseguir a confiabilidade de todos os carros, até porque é algo que não depende dos times, e sim de uma única fornecedora a todos no grid. Queremos estabelecer um diálogo para que nas próximas etapas este tipo de situação não ocorra mais", diz Sergio Burger, chefe de equipe da RR Racing Team, que teve problemas com seus dois carros da categoria Light (Andreas Visnardi e Felipe Ortiz) - os dois terminariam no pódio caso não tivessem problemas.

Rogério Raucci, proprietário da RR, destaca que nas quatro primeiras corridas do ano, praticamente todos os carros do grid tiveram ao menos um abandono por conta deste novo sistema. "É algo que está afetando a todos: nós, a Cesario, PropCar, Hitech, enfim, todo mundo no grid. Estamos preocupados porque precisamos de uma solução urgente antes da próxima etapa", diz Raucci.

"A substituição pelo novo sistema eletrônico foi decidida em reunião com a Vicar em 2014, sendo implantado no final do ano com a finalidade de melhorar a confiabilidade do sistema e também atualizar a categoria. Mas o sistema adquirido pelas equipes junto à fornecedora vem apresentando falhas e assim afetando todos os times, pilotos e a própria categoria e organização", diz Raucci.

Alguns dos pilotos da F-3 Light que participaram do campeonato em 2014 estão se destacando neste ano em categorias fortes na Europa, caso de Victor Baptista e Matheus Leist. "É fundamental que isso continue acontecendo e, se tivermos estes problemas de confiabilidade em um sistema que todas as equipes concordaram em custear o desenvolvimento, voltaremos a ter grids magros, nossa preocupação é que estas quebras que afetam não apenas os pilotos e times deste ano, mas todo trabalho de continuidade da F-3 Brasil, que está lutando justamente para se fortalecer neste momento", completa Raucci.

A fornecedora do sistema elétrico diz que já está em contato com as equipes e que o problema está relacionado a alguns tipos de vela que estão permitidas no regulamento e que podem causar falhas. "É fundamental que esta questão esteja resolvida já na próxima etapa", diz Raucci, citando a prova do dia 28 de junho, em Santa Cruz do Sul (RS).

Bruno Terena/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Andreas Visnardi, piloto do carro 46 da RR Racing Team
Alta | Web

Bruno Terena/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Ryan Verra
Alta | Web

Bruno Terena/RF1
Clique na imagem para fazer o Download...
Felipe Ortiz
Alta | Web


 



--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales



NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: