Pesquisar no Arquivo do Jornal do Autódromo

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras: Definido o roteiro


A vistoria, largada e chegada será no Shopping Iguatemi


Foto: Vera Lambiasi
Alta | Web

Até Rolls Royce pode participar


Foto: Vera Lambiasi
Alta | Web

Uma dupla francesa participará com o Puma brasileiro


Foto: Vera Lambiasi
Alta | Web

Nelson Piquet será uma das atrações da prova


Foto: Vera Lambiasi
Alta | Web

Noite do Saci será uma etapa noturna em Campos do Jordão


Foto: Vera Lambiasi
Alta | Web

Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras: Definido o roteiro

Concorrentes percorrerão 1.650 km em cinco dias, passando pelas mais famosas estradas da história brasileira em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Faltando 45 dias para a realização da 4ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, os organizadores do MG Club do Brasil divulgaram o roteiro da prova regida pela regras da FIA-Historic (Federação Internacional de Automobilismo) e homologada pela FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos).

A competição com percurso de 1.650 km será disputada em cinco dias passando por algumas das mais famosas estradas da história brasileira nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A prova começa na tarde do dia 23 de junho, com a vistoria e concentração dos veículos inscritos no estacionamento externo do Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP).

A largada do rallye de regularidade acontece no dia seguinte, do mesmo local, a partir das 7 horas, e passará por Poços de Caldas, Águas de Lindóia, Taubaté, Angra dos Reis, Visconde de Mauá, Caxambú, Quiririm, Campos do Jordão e retornando para a capital paulista.

"As estradas históricas escolhidas são todas asfaltadas, o percurso é muito bonito, passando por praias e serras, com grande quantidade de curvas fechadas. Será um belo desafio para os carros históricos com idade média de 40 anos de fabricação, e principalmente para a precisão dos pilotos e navegadores, pois é uma prova de regularidade", define Eduardo Lambiasi, restaurador e Diretor da prova.

No primeiro dia os competidores utilizando carros clássicos fabricados entre 1919 e 1980 vão seguir logo cedo para Poços de Caldas (MG), onde os competidores almoçarão no Hotel Carlton Plaza. À tarde seguem até o Hotel Villa Di Mantova, em Águas de Lindóia (SP). "Este será o dia com percurso mais diferenciado, com cerca 320 km, em que todas as provas serão realizadas somente em grandes estradas", informa Lambiasi.

No dia seguinte os concorrentes partem em direção a Taubaté (SP), parando para almoço na Bica do Curió, no Km 22 da Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125). O percurso termina no Hotel Meliá, em Angra dos Reis (RJ), às margens (Km 488) da Rodovia Rio-Santos.

No terceiro dia a prova começa às 8 horas e segue para o alto da Serra da Mantiqueira, para almoço na romântica Pousada Mauá Brasil, em Visconde de Mauá (RJ). "Neste dia atravessaremos três Estados e vamos do nível do mar para 2.800 metros de altitude. Os concorrentes vão ter que se preocupar com a carburação de seus veículos", alerta o Diretor da Prova. Depois todos descem a Serra e rumam para o Hotel Glória, localizado no maior complexo hidromineral do mundo, em Caxambú, no Sul de Minas Gerais.

O quarto dia marca o retorno, saindo de Caxambu às 9 horas. O almoço será no Le Bistro, restaurante de cardápio francês em Quiririm (SP). Depois os ralizeiros clássicos sobem a Serra chegando ao Parque Fechado no Hotel Blue Mountain, em Campos do Jordão (SP).

A partir das 18 horas haverá uma etapa noturna, denominada 'A Noite do Saci', com cerca de 100 km de extensão nas serras na região.

"A Noite do Saci é a etapa mais aguardada, tanto pelo inusitado, quanto pela dificuldade, pois alguns acabam se perdendo e o trecho, mesmo sendo curto, pode definir o rally", avisa Eduardo Lambiasi.

No quinto e último dia, já no domingo (28/6), os competidores percorrem os últimos quilômetros de Especiais, saindo de Campos do Jordão as 10 horas e depois de descerem a serra seguem pela Rodovia Dutra e Rodovia Ayrton Senna até entrarem em São Paulo, para receberem a bandeirada de chegada no Shopping Iguatemi, por volta das 14 horas.

"As paisagens de todo o roteiro vão deslumbrar os fotógrafos e cinegrafistas que cobrirem a prova, tanto no litoral, como as montanhas paulistas, fluminenses e mineiras. Será uma visita ao passado, com pontos fantásticos que ficarão na memória de todos. Estamos aliando a competição com turismo, história, gastronomia e entretenimento", encerra o Diretor da Prova.


Competidores estrangeiros

As inscrições para o 4º Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras prosseguem até o dia 12 de junho e já está garantida a participação de 40 duplas - o limite é de 50 carros. Nos próximos dias devem ser confirmadas as inscrições de motos clássicas fabricadas entre 1931 e 1978. Há duas categorias de competição e uma categoria turística, onde a dupla inscrita pode seguir o rallye para sentir como é uma prova deste tipo.

Concorrentes de Portugal, Itália, Alemanha e França já estão inscritos. "É um sonho participar de um rally e tem um lado exótico participar de uma prova na América latina, com um carro essencialmente brasileiro", comenta o parisiense Emmanuel Hedouin, que terá como navegador o compatriota Yves Drouyer. A dupla francesa inscreveu um Puma 75, adquirido e restaurado para participar desta prova.

Uma equipe de cinco carros do Rio Grande do Sul está formada e inscrita, com a participação da dupla ganhadora de duas edições - Rogério Franz e Mário Nardi -, e mais uma vez o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet participa com um time de cinco carros.

Os interessados podem se inscrever na Secretaria do MG Club do Brasil, de 3ª a 6ª feira, das 14h às 18h, pelo e-mail secretariamg@terra.com.br, ou pelo telefone (11) 3673-5065.

O Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras é uma realização do MG Club do Brasil, com apoio institucional da Federação Brasileira de Veículos Antigos.
Faz parte do calendário mundial da FIVA- Federação Internacional de Veículos Antigos, e está regido pelas regras da FIA-Historic. A participação de motocicletas clássicas segue a regulamentação da Comissão de Motocicletas da FIVA, que trabalha em conjunto com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) e com a FIA (Federação Internacional do Automóvel).

Visite www.1000milhashistoricas.blogspot.com
Curta www.facebook.com/pages/MG-Club-do-Brasil/

 



--
Jornal do Autódromo / Jornal dos Vales



NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica. 
Faça seu Curso Livre ou de Pós-graduação na CIA
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, possui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são vinculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook:  https://www.facebook.com/autodromos
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735

Nenhum comentário: